Repository logo
 
Publication

Autoria docente online, gamificação e multirreferencialidade: compromissos didáticos a partir da analogia teórica e do olhar discente

dc.contributor.authorPereira, Jasete Maria da Silva
dc.contributor.authorNobre, Ana
dc.contributor.authorPinto, Anamelea
dc.date.accessioned2018-12-30T10:13:04Z
dc.date.available2018-12-30T10:13:04Z
dc.date.issued2018-07
dc.description.abstractNo presente estudo reflete-se sobre as possibilidades de conjugar numa perspectiva didático- pedagógica a aproximação entre a produção autoral docente para espaços de educação online, gamificação e multirreferencialidade. Para constatar essa provável sinergia foi necessário contar com apoio de teóricos que discutem sobre os temas e, em seguida, analisar os dados gerados pelos sujeitos de pesquisa frequentadores de uma unidade curricular, planeada com estratégias metodológicas alinhadas ao perfil de games, inserida no repositório institucional público de Portugal que oferta cursos a distância em regime de eLearning. A abordagem da pesquisa qualitativa multirreferencial foi adotada, uma vez que permitiu subsidiar o trabalho de investigação por meio de um questionário online técnica que deu suporte para fazer a análise de conteúdo das contribuições dos participantes. Conclui-se a partir deste estudo que a harmonia epistemológica entre a tríade apresenta indícios de promover a ampliação de saberes discentes.pt_PT
dc.description.abstractThe present study reflects on the possibilities of combining in a didactic-pedagogical perspective the approximation between authorial teacher production for spaces of online education, gamification and multireferentiality. In order to verify this probable synergy, it was necessary to count on the support of theorists who discuss the themes and then analyze the data generated by the research subjects attending a curricular unit, planned with methodological strategies aligned with the games profile, inserted in the public institutional repository of Portugal that offers eLearning distance learning courses. The approach of the qualitative multireferencial research was adopted, since it allowed to subsidize the research work through an online questionnaire, a technique that gave support to making the content analysis of the contributions of the respondents. We can conclude from this study that the epistemological harmony between the triad shows signs of promoting the expansion of student knowledge.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.issn1647-3582
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/7811
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherCIDTFF/Universidade de Aveiropt_PT
dc.relation.publisherversionhttp://revistas.ua.pt/index.php/ID/article/view/11094pt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectTecnologias digitais de informação e comunicaçãopt_PT
dc.subjectAutoria onlinept_PT
dc.subjectGamificaçãopt_PT
dc.subjectMultirreferencialidadept_PT
dc.subjectDigital information and communication technologiespt_PT
dc.subjectOnline authorshippt_PT
dc.subjectGamificationpt_PT
dc.subjectMultireferentialitypt_PT
dc.titleAutoria docente online, gamificação e multirreferencialidade: compromissos didáticos a partir da analogia teórica e do olhar discentept_PT
dc.title.alternativeOnline teacher authorship, gamification and multireferentiality: didactic engagements from the theoretical analogy and the student viewpt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceAveiro, Portugalpt_PT
oaire.citation.endPage186pt_PT
oaire.citation.issue2pt_PT
oaire.citation.startPage169pt_PT
oaire.citation.titleIndagatio Didacticapt_PT
oaire.citation.volume10pt_PT
person.familyNamepereira
person.familyNameNobre
person.givenNamejasete maria da silva pereira
person.givenNameAna
person.identifier.ciencia-idD615-97B1-12BD
person.identifier.orcid0000-0002-3389-2514
person.identifier.orcid0000-0002-9902-1850
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication143c8949-8a61-4092-b0c4-79c9d5308f23
relation.isAuthorOfPublicationb32570c5-368f-4257-a73b-c49acf289869
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryb32570c5-368f-4257-a73b-c49acf289869

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
INDAGATIO.pdf
Size:
265.08 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.97 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: