Repository logo
 
Publication

Aprendizagem profissional contínua de professores em contextos digitais: um estudo exploratório

datacite.subject.sdg04:Educação de Qualidadept_PT
datacite.subject.sdg09:Indústria, Inovação e Infraestruturas
dc.contributor.authorSantos, Maria da Glória
dc.contributor.authorOliveira, Isolina
dc.date.accessioned2024-12-19T14:23:43Z
dc.date.available2024-12-19T14:23:43Z
dc.date.issued2024-12
dc.description.abstractEste artigo apresenta um estudo exploratório sobre a aprendizagem profissional dos professores decorrente da diversidade de desafios que têm vindo a enfrentar, sobretudo nos últimos anos. O principal objetivo foi compreender o funcionamento e o desenvolvimento de ecologias de aprendizagem num agrupamento de escolas do norte do país, num contexto de pluralidade social e cultural, onde se concretizam vários projetos envolvendo recursos digitais. Recorreu-se a uma abordagem mista com a aplicação de um questionário aos docentes e à realização de focus group com professores de referência, influentes na comunidade e com funções de coordenação de departamentos e/ou de projetos. Os resultados evidenciam que os professores deste agrupamento desenvolveram modos de trabalho colaborativo assentes em atividades, relações, interações e construção de recursos digitais para a sua atualização contínua. Neste processo que configura novas abordagens de aprendizagem profissional foi possível identificar alguns fatores que, potencialmente, favorecem ou dificultam o desenvolvimento de ecologias de aprendizagem. A investigação em curso noutros agrupamentos de escolas vai permitir uma compreensão mais sólida dessas abordagens e apoiará recomendações futuras para o desenvolvimento profissional dos professores.pt_PT
dc.description.abstractThis paper presents an exploratory study on teachers' professional learning in the face of the diversity of challenges they have been facing, especially in recent years. The main objective was to understand the functioning and development of learning ecologies in a group of schools in the north of the country, in a context of social and cultural plurality where various projects involving digital resources are being realized. A mixed approach was used, with a questionnaire being applied to teachers and focus groups being held with reference teachers who are influential in the community and who coordinate departments and/or projects. The results show that the teachers have developed collaborative working methods based on activities, relationships, interactions, and the construction of digital resources for their continuous updating. In this process that shapes new approaches to professional learning, it was possible to identify some factors that, potentially, encourage or hinder the development of learning ecologies. Ongoing research in other school clusters will provide a more solid understanding of these approaches and support future recommendations for teachers' professional development.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationSantos, Maria da Glória; Oliveira, Isolina - Aprendizagem profissional contínua de professores em contextos digitais: um estudo exploratório. "RE@D – Revista de Educação a Distância e eLearning" [Em linha]. ISSN 2182-4967. Vol. 8, nº 1 (jan.-junho 2025)pt_PT
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.34627/redvol8iss1e202502pt_PT
dc.identifier.issn2182-4967
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/16983
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherUniversidade Aberta. LE@Dpt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://revistas.rcaap.pt/lead_read/article/view/36845pt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.subjectAprendizagem profissional contínuapt_PT
dc.subjectBem-estarpt_PT
dc.subjectEcologias de aprendizagempt_PT
dc.subjectSupervisão e colaboração profissionalpt_PT
dc.subjectTecnologias digitaispt_PT
dc.subjectContinuous professional learningpt_PT
dc.subjectDigital technologiespt_PT
dc.subjectLearning ecologiespt_PT
dc.subjectStudent well-beingpt_PT
dc.subjectSupervision and professional collaboration
dc.titleAprendizagem profissional contínua de professores em contextos digitais: um estudo exploratóriopt_PT
dc.title.alternativeTeachers' continuous professional learning in digital contexts: an exploratory studypt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.titleRE@D – Revista de Educação a Distância e eLearningpt_PT
person.familyNameSantos
person.familyNameOliveira
person.givenNameMaria da Glória
person.givenNameIsolina
person.identifier.ciencia-id881B-AD80-BA1D
person.identifier.ciencia-id8D1A-DA51-38BA
person.identifier.orcid0000-0002-7746-4300
person.identifier.orcid0000-0002-7214-3655
person.identifier.scopus-author-id8296254000
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublicatione98db03d-08f3-4b53-879f-a86476da786c
relation.isAuthorOfPublicationa7b4bd56-c6a6-4232-bb28-5f7255b4941c
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoverye98db03d-08f3-4b53-879f-a86476da786c

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
READ_V8_N1_p.e202502.pdf
Size:
539.11 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
8 B
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: