Repository logo
 
Publication

Avaliação digital no ensino superior em Portugal: primeiros resultados

dc.contributor.authorGomes, Maria João
dc.contributor.authorAmante, Lúcia
dc.contributor.authorOliveira, Isolina
dc.date.accessioned2021-09-14T12:51:09Z
dc.date.available2021-09-14T12:51:09Z
dc.date.issued2012
dc.descriptionProjeto integrado no Laboratório de Educação a Distância e eLearning (LE@D).pt_PT
dc.description.abstractA avaliação de competências requer uma abordagem que integre conhecimento, habilidades e atitudes, implicando o recurso a diversas estratégias de avaliação. Neste contexto, temos assistido à emergência de um novo conceito, designado por vários autores como cultura da avaliação. Além disso, os ambientes virtuais de aprendizagem do ensino superior têm também promovido a utilização de novas estratégias de avaliação eletrónica. Portanto, torna-se importante repensar o conceito de qualidade da avaliação nos contextos de educação superior online e, particularmente, como desenvolver na atualidade novos cenários de aprendizagem. Neste texto apresentamos um novo quadro teórico para a avaliação digital na educação superior, ancorado em quatro dimensões - autenticidade, consistência, transparência e viabilidade – cada uma delas integrando um conjunto de parâmetros, que visa promover a qualidade das estratégias de avaliação em uso. Com base neste quadro teórico discutem-se ainda os primeiros dados do trabalho de campo realizado, considerando os resultados de um questionário sobre a utilização das tecnologias e serviços digitais para a avaliação (digital), aplicado a professores de todas as universidades públicas portuguesas.pt_PT
dc.description.abstractThe assessment of competences requires an approach where knowledge, abilities and attitudes are integrated, naturally implying the resource to a variety of assessment strategies. Within this context we have seen the emergence of what has been called by several authors the Assessment Culture. Furthermore, higher education elearning environments have also promoted the use of new e-assessment strategies. Therefore, it is important to reconsider the concept of quality assessment in higher education online contexts, and particularly how to develop it in the present learning landscapes. In this paper, we present a new theoretical framework for e-assessment in higher education supported by four dimensions – authenticity, consistency, transparency and practicability – each composed by a set of parameters, aimed at promoting the quality of the assessment strategies being used. Based in this framework we also discussed the first outcomes of our field research through a questionnaire applied to all Portuguese universities.pt_PT
dc.description.sponsorshipPTDC/CPECED/104373/2008
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationGomes, M. J. G. J., Amante, L., Oliveira, I. (2012). Avaliação Digital no Ensino Superior em Portugal: primeiros resultados. Revista Linhas, v. 13, n. 2, p. 10 - 28.pt_PT
dc.identifier.doi10.5965/1984723813022012010pt_PT
dc.identifier.issn1984-7238
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/11054
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://revistas.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723813022012010/2131pt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectAvaliação digitalpt_PT
dc.subjectE-learningpt_PT
dc.subjectEnsino superiorpt_PT
dc.subjectCompetênciaspt_PT
dc.subjectE-assessmentpt_PT
dc.subjectHigher educationpt_PT
dc.subjectCompetencespt_PT
dc.titleAvaliação digital no ensino superior em Portugal: primeiros resultadospt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage28pt_PT
oaire.citation.issue2pt_PT
oaire.citation.startPage10pt_PT
oaire.citation.titleRevista Linhaspt_PT
oaire.citation.volume13pt_PT
person.familyNameda Silva Ferreira Gomes
person.familyNameAmante
person.familyNameOliveira
person.givenNameMaria João
person.givenNameLúcia
person.givenNameIsolina
person.identifierT-6501-2017
person.identifierhttps://scholar.google.pt/citations?user=66NLfKEAAAAJ&hl=pt-PT
person.identifier.ciencia-id0210-687C-EE62
person.identifier.ciencia-id4511-5D40-4988
person.identifier.ciencia-id8D1A-DA51-38BA
person.identifier.orcid0000-0001-5927-0601
person.identifier.orcid0000-0003-3210-7980
person.identifier.orcid0000-0002-7214-3655
person.identifier.scopus-author-id55940243700
person.identifier.scopus-author-id56560249400
person.identifier.scopus-author-id8296254000
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublicationfd3dd329-6ae5-45a6-9091-9b67bd354a7f
relation.isAuthorOfPublication13ba6718-93b5-4bb7-973c-7c38ded6b9e7
relation.isAuthorOfPublicationa7b4bd56-c6a6-4232-bb28-5f7255b4941c
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryfd3dd329-6ae5-45a6-9091-9b67bd354a7f

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
mjgomes_lamante_ioliveira.pdf
Size:
233.42 KB
Format:
Adobe Portable Document Format