Repository logo
 
Publication

Narrativas gamificadas e difusão da ciência: potencialidades da Plataforma COMnPLAYEer

datacite.subject.sdg04:Educação de Qualidadept_PT
datacite.subject.sdg09:Indústria, Inovação e Infraestruturas
dc.contributor.authorLopes, David Santana
dc.contributor.authorAlves, Lynn
dc.contributor.authorAlmeida, Beatriz Oliveira de
dc.contributor.authorOliveira, Marizete Pinheiro de
dc.date.accessioned2022-08-01T15:37:09Z
dc.date.available2022-08-01T15:37:09Z
dc.date.issued2022-07-22
dc.description.abstractA interação com artefatos tecnológicos na contemporaneidade se insere em contribuições para os processos de ensino e aprendizagem, e de controvérsias, imersas nas arquiteturas algorítmicas que regem tais artefatos na Cultura Digital. Imerso neste contexto estão as plataformas digitais gamificadas, como o COMnPLAYer, ambiente desenvolvido pela Universidade de Malta e que tenciona a popularização de saberes científicos. Desta forma, o presente estudo preliminar, que se insere no formato de ensaio investigativo, propõe apresentar as potencialidades da plataforma COMnPLAYer para a divulgação científica em diferentes espaços de ensino. Para isso, os autores exploram as interfaces interativas da plataforma, seguindo como percurso metodológico os princípios investigativos das Interfaces HumanoComputador (IHC), além da elaboração de uma matriz de análise derivada. A partir da análise realizada foi possível identificar possíveis benefícios da referida plataforma acerca das dimensões lúdica, técnica, pedagógica e científica em meio à historicidade quanto à importância de saberes das Ciências. Portanto, a Plataforma COMnPLAYer configura-se como mais um exemplo de artefato digital que intercala as controvérsias da dita sociedade de plataformas ao mesmo tempo que possibilita o engajamento e o fluxo de informações científicas aos seus interatores.pt_PT
dc.description.abstractThe interaction with technological artifacts in contemporary times is part of contributions to the teaching and learning processes, and of controversies, immersed in the algorithmic architectures that conduct such artifacts in Digital Culture. Immersed in this context are gamified digital platforms, such as COMnPLAYer, an environment developed by the University of Malta that intends to popularize scientific knowledge. Thus, this preliminary study, conceived as an investigative essay, proposes to present the potential of the COMnPLAYer platform for scientific dissemination in different teaching spaces. For this, the authors explore the platform’s interactive interfaces, following as a methodological approach the investigative principles of Human-Computer Interfaces (HCI), in addition to the elaboration of a derived analysis matrix. From the analysis carried out, it was possible to identify possible benefits of the aforementioned platform regarding the playful, technical, pedagogical, and scientific dimensions amidst the historicity regarding the importance of knowledge of Science. Therefore, the COMnPLAYer Platform emerges as another example of a digital artifact that balances the controversies of the socalled platform society while enabling the engagement and flow of scientific information to its interactors.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationLopes, D., Alves, L., Almeida, B., & Oliveira, M. (2022). Narrativas gamificadas e difusão da ciência: potencialidades da plataforma COMnPLAYER. Video Journal of Social and Human Research, 1(1). 34-48. http//doi.org/10.18817/vjshr.v1i1.14.pt_PT
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.18817/vjshr.v1i1.14
dc.identifier.issn2795-5745
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/12104
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherUniversidade Aberta | Universidade Estadual do Maranhãopt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://vjshr.uabpt.uema.br/index.php/vjshr/article/view/14pt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.subjectDifusão da ciênciapt_PT
dc.subjectArtefatos digitaispt_PT
dc.subjectNarrativas gamificadaspt_PT
dc.subjectDissemination of sciencept_PT
dc.subjectDigital artifactspt_PT
dc.subjectGamified narrativespt_PT
dc.titleNarrativas gamificadas e difusão da ciência: potencialidades da Plataforma COMnPLAYEerpt_PT
dc.title.alternativeGgamified narratives and science diffusion: potentialities of the COMnPLAYEer Platformpt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage48pt_PT
oaire.citation.startPage34pt_PT
oaire.citation.titleVideo Journal of Social and Human Researchpt_PT
person.familyNameSantana Lopes
person.familyNameAlves
person.familyNameOliveira de Almeida
person.givenNameDavid
person.givenNameLynn
person.givenNameBeatriz
person.identifier.ciencia-idB914-153F-1F94
person.identifier.orcid0000-0002-0217-2709
person.identifier.orcid0000-0003-3688-3506
person.identifier.orcid0000-0001-5539-8368
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication61407c39-8082-4d56-a4c8-734b9f08a887
relation.isAuthorOfPublicationdf6973c6-d62e-4885-a888-6b3f43c1d6ad
relation.isAuthorOfPublication89d404ea-304c-48ec-a47d-3084886cce82
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery61407c39-8082-4d56-a4c8-734b9f08a887

Files

Original bundle
Now showing 1 - 2 of 2
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Artigo 4 - NARRATIVAS GAMIFICADAS E DIFUSÃO DA CIÊNCIA.pdf
Size:
620.79 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
No Thumbnail Available
Name:
gamified_narratives_and_science_diffusion_(240p).mp4
Size:
6.33 MB
Format:
Unknown data format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.97 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: