Repository logo
 
Publication

Transição de emergência para o ensino online em universidades portuguesas na sequência da pandemia de Covid-19: estudo exploratório

dc.contributor.authorSeabra, Filipa
dc.contributor.authorAires, Luísa
dc.contributor.authorTeixeira, António
dc.date.accessioned2021-09-13T14:39:59Z
dc.date.available2021-09-13T14:39:59Z
dc.date.issued2020
dc.description.abstractOs desafios da transição acelerada para as práticas de Ensino Remoto de Emergência no ensino superior, na sequência da Covid-19, obrigaram à identificação urgente de práticas adotadas nas instituições de ensino superior em Portugal, como estão a ser coordenadas e adaptadas estas práticas ao longo do tempo e como professores e alunos do ensino superior têm percecionado este processo. Para a concretização destes objetivos, foram elaborados dois questionários, aplicados online entre 22/04 e 12/05 2020, que nos permitiram recolher dados sobre o momento em que ocorreu a transição, as práticas adotadas, a coordenação e avaliação do processo e as experiências positivas e negativas. Os professores e alunos que participaram no estudo apontam para um processo de transição coordenado a nível institucional e, em grande parte, resultado da iniciativa individual. Embora se tenha registado um acesso amplo e de alta qualidade à Internet, este acesso não foi universal. Detetou-se também uma avaliação moderadamente positiva deste processo, apesar de se reconhecer o aumento significativo da quantidade e intensidade de trabalho de professores e alunos.pt_PT
dc.description.abstractFaced with the accelerated transition to Emergency Remote Education practices in higher education in response to Covid-19, we consider it urgent and necessary to identify the practices adopted at the level of higher education institutions in Portugal, as well as how they are being coordinated, and how this process has been perceived by higher education teachers and students. In order to respond to these objectives, two surveys by questionnaire were designed and applied online between 22/04 and 12/05 2020, through which data about the moment when the transition took place, the practices adopted, the changes meanwhile introduced, the coordination and evaluation of the process, and the positive and negative experiences were collected. The teachers and students surveyed point to a rapid transition process, coordinated at the institutional level, but largely based on individual initiative. Internet access in good condition was not universal, although it was extensive. There is a moderately positive evaluation of the process, despite the recognition of an important increase in the workload, by teachers and students.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationSeabra, F., Aires, L., & Teixeira, A. (2020). Transição de emergência para o ensino online em universidades portuguesas na sequência da pandemia de Covid-19: estudo exploratório. In. M. De la Paz Bermúdez, A. Álvarez-Muelas, & A. I. Arcos-Romero (Orgs.). Avances en ciencias de la educación. Investigación y práctica (pp. 335-343). Madrid: Dykinson S. L. ISBN: 978-84-1377-597-5pt_PT
dc.identifier.isbn978-84-1377-597-5
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/11048
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherDykinson S. L.pt_PT
dc.subjectEnsino remoto de emergênciapt_PT
dc.subjectEnsino superiorpt_PT
dc.subjectCOVID-19pt_PT
dc.subjectEmergency remote teaching (ERT)pt_PT
dc.subjectHigher educationpt_PT
dc.titleTransição de emergência para o ensino online em universidades portuguesas na sequência da pandemia de Covid-19: estudo exploratóriopt_PT
dc.typebook part
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceMadridpt_PT
oaire.citation.endPage343pt_PT
oaire.citation.startPage335pt_PT
oaire.citation.titleAvances en ciencias de la educación. Investigación y prácticapt_PT
person.familyNameSeabra
person.familyNameAires
person.familyNameTeixeira
person.givenNameFilipa
person.givenNameLuísa
person.givenNameAntónio
person.identifierYawJROIAAAAJ&hl=pt-PT
person.identifier.ciencia-id991A-6004-246D
person.identifier.ciencia-idF612-FFC3-1A2B
person.identifier.ciencia-id7810-ACD0-18B2
person.identifier.orcid0000-0003-1690-9502
person.identifier.orcid0000-0001-5649-276X
person.identifier.orcid0000-0002-1339-6548
person.identifier.ridAAJ-7408-2020
person.identifier.scopus-author-id57210809988
person.identifier.scopus-author-id56578173600
rcaap.embargofctO copiright foi cedido à editora. O documento refere "© AEPC. Reservados todos los derechos. Está prohibido, bajo sanciones penales y el resarcimiento civil previstos en las leyes, registrar, reproducir o trasmitir esta publicación, íntegra o parcialmente, por cualquier medio y sistema de recuperación, sea mecánico, electrónico o magnético, electroóptico, por fotocopia, fotografía o cualquier otro." pelo que o acesso deve permanecer fechado.pt_PT
rcaap.rightsrestrictedAccesspt_PT
rcaap.typebookPartpt_PT
relation.isAuthorOfPublication03e74dcb-cdcf-49c7-b3a6-e83f7bab1cec
relation.isAuthorOfPublication6952a68c-cc5c-4fbc-b40b-1e019e08830b
relation.isAuthorOfPublicatione6474cc5-0c39-4eb5-ba27-a3f19964333f
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery03e74dcb-cdcf-49c7-b3a6-e83f7bab1cec

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Capítulo publicado.pdf
Size:
508.19 KB
Format:
Adobe Portable Document Format