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Advisor(s)
Abstract(s)
Acaba de ser publicado o Policy Brief Universidade Intercultural dos Povos: Articulando Saberes para Vidas Sustentáveis e Justas
Autoria: Fátima Alves do Societies and Environmental Sustainability Research Group do Centre for Functional Ecology - Science for People & the Planet, Laboratório Associado Terra da Universidade de Coimbra e da sua Extensão na Universidade Aberta de Portugal que resulta do pós-doutoramento da investigadora realizado na ENSP/FIOCRUZ no âmbito do Programa CAPES-PRINT.
O documento assenta num processo participativo e intercultural, desenvolvido com povos originários e comunidades tradicionais em dois territórios:
Brasil: Parque Nacional da Serra da Bocaina e Serra do Mar, com o Observatório dos Territórios Saudáveis e Sustentáveis (OTSS/FIOCRUZ);
Portugal: Serras da Gata e da Malcata, com base em Vilar Maior.
Prevê-se que esta articulação se amplie a outros contextos nacionais e internacionais.
Com base em epistemologias plurais e inspirada nas cosmologias do Buen Vivir e da saúde coletiva, a Universidade Intercultural dos Povos (UIP) propõe:
Co-produzir conhecimento com comunidades e territórios como resposta às desigualdades em saúde e ambiente;
Democratizar os saberes indígenas, tradicionais e locais no ensino superior;
Valorizar a natureza como sujeito de cuidado, reciprocidade e pertença.
O Policy Brief identifica desafios centrais para esta transformação:
Barreiras à inclusão de saberes não-hegemónicos na academia e nas políticas públicas
Falta de reconhecimento formal dos conhecimentos locais
Sub-representação das comunidades nas decisões que afetam os seus modos de vida
Por isso, avança com recomendações de política pública concretas:
Apoio governamental à UIP como modelo de educação intercultural
Legislação inclusiva para a proteção da sociobiodiversidade e dos direitos da natureza
Investimento em inovação educativa
Parcerias internacionais sólidas
Reconhecimento dos saberes tradicionais e locais nas agendas de investigação e desenvolvimento sustentável
Aceda ao documento completo através do link abaixo e junte-se à conversa sobre um futuro mais inclusivo e resiliente.
Description
Keywords
Pedagogical Context
Citation
Publisher
Universidade de Coimbra