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Universidade intercultural dos povos: articulando saberes para vidas sustentáveis e justas: policy brief

datacite.subject.fosCiências Sociais
datacite.subject.fosCiências Sociais::Sociologia
datacite.subject.sdg04:Educação de Qualidade
datacite.subject.sdg13:Ação Climática
datacite.subject.sdg15:Proteger a Vida Terrestre
datacite.subject.sdg17:Parcerias para a Implementação dos Objetivos
dc.contributor.authorAlves, Fátima
dc.contributor.authorCastro, Hermano Albuquerque
dc.date.accessioned2025-07-21T13:31:18Z
dc.date.available2025-07-21T13:31:18Z
dc.date.issued2025-07-05
dc.description.abstractAcaba de ser publicado o Policy Brief Universidade Intercultural dos Povos: Articulando Saberes para Vidas Sustentáveis e Justas Autoria: Fátima Alves do Societies and Environmental Sustainability Research Group do Centre for Functional Ecology - Science for People & the Planet, Laboratório Associado Terra da Universidade de Coimbra e da sua Extensão na Universidade Aberta de Portugal que resulta do pós-doutoramento da investigadora realizado na ENSP/FIOCRUZ no âmbito do Programa CAPES-PRINT. O documento assenta num processo participativo e intercultural, desenvolvido com povos originários e comunidades tradicionais em dois territórios: Brasil: Parque Nacional da Serra da Bocaina e Serra do Mar, com o Observatório dos Territórios Saudáveis e Sustentáveis (OTSS/FIOCRUZ); Portugal: Serras da Gata e da Malcata, com base em Vilar Maior. Prevê-se que esta articulação se amplie a outros contextos nacionais e internacionais. Com base em epistemologias plurais e inspirada nas cosmologias do Buen Vivir e da saúde coletiva, a Universidade Intercultural dos Povos (UIP) propõe: Co-produzir conhecimento com comunidades e territórios como resposta às desigualdades em saúde e ambiente; Democratizar os saberes indígenas, tradicionais e locais no ensino superior; Valorizar a natureza como sujeito de cuidado, reciprocidade e pertença. O Policy Brief identifica desafios centrais para esta transformação: Barreiras à inclusão de saberes não-hegemónicos na academia e nas políticas públicas Falta de reconhecimento formal dos conhecimentos locais Sub-representação das comunidades nas decisões que afetam os seus modos de vida Por isso, avança com recomendações de política pública concretas: Apoio governamental à UIP como modelo de educação intercultural Legislação inclusiva para a proteção da sociobiodiversidade e dos direitos da natureza Investimento em inovação educativa Parcerias internacionais sólidas Reconhecimento dos saberes tradicionais e locais nas agendas de investigação e desenvolvimento sustentável Aceda ao documento completo através do link abaixo e junte-se à conversa sobre um futuro mais inclusivo e resiliente.por
dc.identifier.doi10.48552/ntms-6v09
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/20061
dc.language.isopor
dc.peerreviewedyes
dc.publisherUniversidade de Coimbra
dc.relationLaboratory for Sustainable Land Use and Ecosystem Services
dc.relation.hasversionhttps://hdl.handle.net/10316/119320
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/
dc.titleUniversidade intercultural dos povos: articulando saberes para vidas sustentáveis e justas: policy briefpor
dc.typereport
dcterms.referenceshttps://hdl.handle.net/10316/119320
dspace.entity.typePublication
oaire.awardTitleLaboratory for Sustainable Land Use and Ecosystem Services
oaire.awardURIhttp://hdl.handle.net/10400.2/19897
oaire.fundingStream6817 - DCRRNI ID
oaire.versionhttp://purl.org/coar/version/c_970fb48d4fbd8a85
person.familyNameAlves
person.givenNameFátima
person.identifier.ciencia-idF41D-6E75-A58D
person.identifier.orcid0000-0003-2600-8652
relation.isAuthorOfPublication01db740c-0644-4274-a03f-4c348c8b8ac5
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relation.isProjectOfPublication507ee2a3-000a-4008-89d4-fa6fd98188f1
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