Publication
Ao serviço da história: três hagiografias em azulejos para legitimação da Dinastia de Bragança
dc.contributor.author | Câmara, Maria Alexandra Gago da | |
dc.contributor.author | Mangucci, Celso | |
dc.contributor.author | Verão, Teresa Canhoto | |
dc.date.accessioned | 2019-03-07T12:41:15Z | |
dc.date.available | 2019-03-07T12:41:15Z | |
dc.date.issued | 2017-05-01 | |
dc.description | Genius Loci: Lugares e Significados. Places and Meanings, resultante do Congresso Internacional homónimo, organizado pelo DCTP e CITCEM. | pt_PT |
dc.description.abstract | No seguimento da Restauração, sucedem-se as iniciativas de legitimação da Casa de Bragança, num processo longo e complexo, que vai continuar ao longo do século XVIII. A armação do poder real assume diversas con gurações, que se traduzem também nas manifestações de carácter artístico. Um dos aspectos menos estudados até ao momento tem sido a sua manifestação nas artes decorativas, particularmente, na azulejaria. No Alentejo, três núcleos importantes receberam decorações de azulejo no primeiro quartel do século XVIII: a Igreja de Nossa Senhora da Orada, em Sousel, em 1710, a capela de Santa Isabel, em Estremoz, em 1715 e, por último, a Basílica de Castro Verde, em 1725. Dois programas iconográ cos, Sousel e Castro Verde, associam vitórias militares (Atoleiros e Ourique), em defesa da integridade do reino, com a imagem do nobre piedoso, guiado pela mão de Deus. No Paço de Estremoz, o quarto, o lugar sagrado da morte de Isabel, a Rainha Santa, ascendente directo dos monarcas reinantes, transforma-se numa igreja, espelho do bom governo cristão, razão justi cada da relação entre o povo e a monarquia. Três projectos de história vertidos em imagens azuis e brancas, com intenções semelhantes, numa estratégia de leitura de eventos passados, propõem a construção de uma memória de legitimação, onde o território do reino corresponde também a lugares de sacralização da dinastia bragantina. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.2/8015 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | Departamento de Ciências e Técnicas do Património, Faculdade de Letras da Universidade do Porto | pt_PT |
dc.subject | Azulejaria | pt_PT |
dc.subject | História | pt_PT |
dc.subject | Memória | pt_PT |
dc.subject | Restauração | pt_PT |
dc.subject | Espaços sacros | pt_PT |
dc.subject | Tile | pt_PT |
dc.subject | History and memory | pt_PT |
dc.subject | Restoration | pt_PT |
dc.subject | Sacred spaces | pt_PT |
dc.title | Ao serviço da história: três hagiografias em azulejos para legitimação da Dinastia de Bragança | pt_PT |
dc.type | conference object | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Porto | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 394 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 383 | pt_PT |
oaire.citation.title | Genius Loci: Lugares e Significados. Places and Meanings | pt_PT |
oaire.citation.volume | 1º vol. | pt_PT |
person.familyName | Câmara | |
person.givenName | Maria Alexandra Gago da | |
person.identifier.ciencia-id | AF16-E897-9C88 | |
person.identifier.orcid | 0000-0003-1423-9824 | |
person.identifier.scopus-author-id | 35182596800 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | conferenceObject | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | 2110359f-58c4-4cc8-a268-b00da5e58bea | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 2110359f-58c4-4cc8-a268-b00da5e58bea |