Repository logo
 
Publication

O impacto dos livros orientados para a alfabetização na aquisição e desenvolvimento da leitura e do vocabulário no ensino de Português Língua Não Materna

datacite.subject.sdg04:Educação de Qualidadept_PT
dc.contributor.advisorCastelo, Adelina
dc.contributor.authorAzevedo, Nelson Ferreira
dc.date.accessioned2024-09-16T11:41:59Z
dc.date.available2024-09-16T11:41:59Z
dc.date.issued2024-07-18
dc.date.submitted2024-09-16
dc.description.abstractA escola assume um papel basilar na aquisição e desenvolvimento da leitura e do vocabulário dos alunos. A leitura é claramente uma das aptidões essenciais e determinantes para o sucesso pessoal, social e escolar dos seres humanos. O contacto frequente com os livros permite aos alunos viajar por um mundo repleto de imaginação, de aventuras e de conhecimento. Além disso, os livros devem ser vistos como ferramentas poderosas para a aprendizagem e aquisição da leitura. No Português Língua Não Materna, a leitura assume uma importância fulcral, também, para a aquisição e desenvolvimento do vocabulário. Com os livros, estes alunos em concreto podem não só aumentar o seu léxico, como o seu conhecimento acerca da estrutura da língua. Para que a aprendizagem da leitura seja mais eficaz, torna-se também necessário o desenvolvimento da linguagem oral em língua portuguesa. A presente dissertação insere-se no âmbito do mestrado em Português Língua Não Materna. Com este trabalho pretende-se, com base na utilização de livros de leitura orientados para a alfabetização, constatar se os alunos do 1º ano de escolaridade dos cursos de Português Língua Não Materna conseguem aprender e desenvolver a competência leitora e o vocabulário de forma mais rápida, eficaz e lúdica. Neste trabalho científico recorreremos a um estudo de treino com base em livros de leitura orientada para a alfabetização, criados com o intuito de ajudar os alunos na fase de alfabetização. Adotaremos uma metodologia quantitativa, através da análise de resultados obtidos pelos alunos em testes de leitura em voz alta (fluência) e nomeação de imagens (vocabulário). As evidências recolhidas revelam que a utilização de livros de leitura orientados para a alfabetização no contexto de Português Língua Não Materna pode efetivamente trazer resultados promissores. As aplicações desses instrumentos promovem um desenvolvimento mais evidente no domínio da leitura em voz alta, bem como na aquisição de vocabulário comparativamente ao uso de fichas de trabalho orientadas para a alfabetização.pt_PT
dc.description.abstractSchools play a key role in the acquisition and development of students' reading skills and vocabulary. Reading is clearly one of the most important and crucial skills for personal, social, and academic success. Frequent contact with books allows students to travel through a world full of imagination, adventure, and knowledge. Moreover, books should be seen as powerful tools for learning and acquiring reading skills. In the case of Portuguese as a second or non-native language, reading is also central to the acquisition and development of vocabulary. With books, these students can not only increase their vocabulary, but also their knowledge of the structure of the language. In order to learn how to read more effectively, it is also necessary to develop oral language skills in Portuguese. This thesis is part of the master’s degree in Portuguese Non-Native Language. Based on the use of literacy-based reading books, the aim of this work is to find out whether students in the first year of Portuguese as a non-native language course are able to learn and develop their reading skills and vocabulary faster, effectively and playfully. In this scientific work, we will use a training study based on literacy-oriented reading books created with the aim of helping students in the literacy phase. We will use a quantitative methodology by analyzing the results obtained by students in reading aloud tests (fluency) and picture naming tests (vocabulary). The evidence gathered shows that the use of literacy-based reading books in the context of teaching Portuguese as a non-native language can indeed produce promising results. The use of these tools promotes a more noticeable improvement in the mastery of reading aloud, as well as in the acquisition of vocabulary, when compared to the use of literacy-based worksheets.pt_PT
dc.identifier.citationAzevedo, Nelson Ferreira - O impacto dos livros orientados para a alfabetização na aquisição e desenvolvimento da leitura e do vocabulário no ensino de Português Língua Não Materna [Em linha]. [S.l.]: [s.n], 2024. 189 p.
dc.identifier.tid203707117
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/16564
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_PT
dc.subjectAlfabetizaçãopt_PT
dc.subjectLeitura em voz altapt_PT
dc.subjectVocabuláriopt_PT
dc.subjectLivros de leitura orientada para a alfabetizaçãopt_PT
dc.subjectPortuguês língua não maternapt_PT
dc.subjectLiteracypt_PT
dc.subjectReading aloudpt_PT
dc.subjectVocabularypt_PT
dc.subjectLiteracy-based reading bookspt_PT
dc.subjectPortuguese as a non-native languagept_PT
dc.titleO impacto dos livros orientados para a alfabetização na aquisição e desenvolvimento da leitura e do vocabulário no ensino de Português Língua Não Maternapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsrestrictedAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameDissertação de Mestrado em Português Língua Não Materna, apresentada à Universidade Abertapt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
TMPLNM_NelsonAzevedo.pdf
Size:
6.95 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.97 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: