Repository logo
 
Publication

Metodologias ativas no ensino superior: uma proposta para desenvolver a wikiliteracia

dc.contributor.authorCardoso, Teresa Margarida Loureiro
dc.contributor.authorPestana, Filomena
dc.date.accessioned2024-07-08T15:42:20Z
dc.date.available2024-07-08T15:42:20Z
dc.date.issued2024
dc.descriptionProdução científica Integrada no âmbito da Rede Académica Internacional WEIWER®, UID4372/FCT Laboratório de Educação a Distância e Elearning, Universidade Aberta.pt_PT
dc.description.abstractPretendemos, neste texto, apresentar o planeamento da integração curricular da Wikipédia no Ensino Superior, mais concretamente na unidade curricular “Investigação em Educação”, do 1.º ano, 1.º semestre, do plano de estudos do Mestrado em Gestão de Informação e Bibliotecas Escolares da Universidade Aberta, Portugal. A exploração pedagógica desta enciclopédia, neste curso, iniciou-se no ano letivo de 2020/2021, mas a inovação de que se dá conta inclui substituição de uma das plataformas anteriormente utilizadas (Google Docs.) pelo MediaWiki, assim ampliando a realização de atividades neste software. Portanto, além de criarem ou editarem artigos da Wikipédia no domínio principal da enciclopédia, os estudantes trabalham simultaneamente nas páginas de teste da Wikipédia e no Open Textbook, também criado no MediaWiki, sobre os temas relacionados com o3.º tema, “Investigação em Educação: recolha e análise de dados”. A nível pedagógico, com o design curricular delineado pretende-se fomentar a colaboração, considerando metodologias ativas, como a aprendizagem invertida, e práticas da Wikipedagogia, no quadro da Educação Aberta, visando em última instância o desenvolvimento de uma literacia holística e integradora como a Wikiliteraciapt_PT
dc.description.abstractWe intend, in this text,to present the curriculum integration planning of Wikipedia in Higher Education, namely in the course "Investigation in Education" of the 1st year, 1st semester, of the study plan of the Master in Information Management and School Libraries at Universidade Aberta (Open University Portugal). The pedagogical exploration of this Wikipedia in this postgraduation programme began in the academic year 2020/2021, but the innovation being reported includes the replacement of one of the previously used platforms (Google Docs) for MediaWiki, thus expanding the execution of activities in this software. Therefore, addingto the creation and/or editing of articles in the main domain of the encyclopedia, students simultaneously work on Wikipedia's test pages and on the Open Textbook, also created in MediaWiki, on topics related to the 3rd theme, "Researchin Education: data collection and analysis". Pedagogically, the work design aims to foster collaboration, considering active methodologies such as Flipped Learning, and Wikipedagogy practices, within the framework of Open Education, specifically targeting at the development of a holistic literacy such as Wikiliteracy.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationCardoso, T. M. L., & Pestana, F. (2024). Metodologias Ativas no Ensino Superior: uma proposta para desenvolver a wikiliteracia. Medi@ções, 12(1), 66–79.pt_PT
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.60546/mo.v12i1.406pt_PT
dc.identifier.issn1647-3078
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/16219
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherEscola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbalpt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://mediacoes.ese.ips.pt/index.php/mediacoesonline/article/view/406/357pt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectEducação abertapt_PT
dc.subjectPrograma Wikipédia na Universidadept_PT
dc.subjectMediaWikipt_PT
dc.subjectWikipedagogiapt_PT
dc.subjectWikiliteraciapt_PT
dc.subjectOpen educationpt_PT
dc.subjectWikipedia University Programpt_PT
dc.subjectMediaWikipt_PT
dc.subjectWikipedagogypt_PT
dc.subjectWikiliteracypt_PT
dc.titleMetodologias ativas no ensino superior: uma proposta para desenvolver a wikiliteraciapt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceSetúbalpt_PT
oaire.citation.endPage79pt_PT
oaire.citation.startPage66pt_PT
oaire.citation.titleMedi@ções | Revista Onlinept_PT
person.familyNameCardoso
person.familyNamePestana
person.givenNameTeresa Margarida Loreiro
person.givenNameFilomena
person.identifier893541
person.identifier.ciencia-idAA1A-4DCF-D85E
person.identifier.ciencia-id151A-5B81-C0F4
person.identifier.orcid0000-0002-7918-2358
person.identifier.orcid0000-0003-3146-8792
person.identifier.scopus-author-id57086240100
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication7b6d912c-7d4a-4622-9991-1f21b83aa066
relation.isAuthorOfPublication85dfbf7b-54eb-42c1-9732-58f91055953a
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery7b6d912c-7d4a-4622-9991-1f21b83aa066

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Revista Mediações_Cardoso_Pestana_2024.pdf
Size:
3.22 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.97 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: