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Percursos: a construção social de identidades de género

datacite.subject.sdg04:Educação de Qualidadept_PT
dc.contributor.advisorRibeiro, José da Silva
dc.contributor.authorPinho, Ana Paula de Moreira e Silva
dc.date.accessioned2020-12-18T13:04:12Z
dc.date.available2020-12-18T13:04:12Z
dc.date.issued2003
dc.date.submitted2003-12-18
dc.description.abstractA presente dissertação tem o seu enfoque central na questão do “Outro”, num olhar antropológico que escuta as vozes particulares e os seus universos simbólicos, estando situada na intersecção da Antropologia com a construção social de Género. Tratou-se de compreender como se dá a apropriação por parte das crianças, de posturas corporais, de comportamentos e de formas de pensamento, ou seja, como se faz a aprendizagem dosa códigos de acção de género, nos diversos meios onde a criança se move: família, escolar e comunitário. O trabalho foi realizado no lugar de Vilarinho, situado num concelho da zona norte do distrito de Aveiro e teve como timoneiros de viagem duas crianças, uma de cada sexo, as respectivas famílias, a comunidade escolar da instituição que frequentam e alguns informantes significativos da comunidade. Posicionei-me no paradigma da abordagem qualitativa, por permitir uma análise compreensiva e interpretativa dos dados. Os instrumentos de que me muni foram a observação directa e diferida através de fotografia e vídeo, a descrição e a interpretação. O próprio texto escrito é assumido aqui como elemento central de reflexividade da pesquisa antropológica. O recurso ao passado dos informantes, funcionou como acesso a lugares de memória construtores das identidades presentes e esquissos das identidades futuras. A festividade anual do lugar, é analisada enquanto veículo constrangedor dos modelos identitários de género, bem assim como uma história e canção tradicionais repetidamente utilizados naquele espaço escolar. Alguns desenhos feitos pelas crianças do Jardim de Infância, bem como composições de alunos do primeiro ciclo que considero representativos das suas formas de ver a realidade, são neste trabalho suporte de interpretação. A Identidade enquanto demarcação pessoal e sociocultural é chamada a debate dado ser um conceito central a todo o trabalho, partindo dele pude então centrar-me na análise da construção da identidade de género. Uma das principais conclusões do trabalho, prende-se com o facto de que os aspectos biológicos e os sociais se conjugam e complementam, permitindo assim a construção de diferentes feminilidades e masculinidades, que não poderão nunca ser abordadas autonomamente.pt_PT
dc.identifier.citationPinho, Ana Paula de Moreira e Silva - Percursos [Em linha]: a construção social de identidades de género. Porto: [s.n.], 2003. 261 p.
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/10314
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectEtnografiapt_PT
dc.subjectAntropologia visualpt_PT
dc.subjectAlteridadept_PT
dc.subjectPsicologia da criançapt_PT
dc.subjectDesenvolvimento da personalidadept_PT
dc.subjectEducação pré-primáriapt_PT
dc.subjectRepresentações mentaispt_PT
dc.subjectDiscriminação sexualpt_PT
dc.subjectEstereótipopt_PT
dc.subjectGéneropt_PT
dc.subjectIdentidadept_PT
dc.subjectEstudo de casospt_PT
dc.titlePercursos: a construção social de identidades de géneropt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameDissertação de Mestrado em Relações Intercultuaris apresentada à Universidade Abertapt_PT

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