Repository logo
 
Publication

Competências digitais docentes no ensino superior: diagnóstico e possibilidades de formação

dc.contributor.authorSales, Mary
dc.contributor.authorMoreira, J. António
dc.date.accessioned2023-02-13T16:36:24Z
dc.date.available2023-02-13T16:36:24Z
dc.date.issued2022
dc.description.abstractO momento atual que vivemos trouxe novos e emergenciais desafios aos professores do Ensino Superior, tornando essencial a aquisição de competências digitais, sobretudo para o uso de ambientes virtuais de aprendizagem e de tecnologias online. Nesse sentido, a partir do questionário de autoavaliação DigCompEdu CheckIn, validado por Dias-Trindade, Moreira e Nunes (2019), a pesquisa apresentada neste texto objetiva, principalmente, avaliar as competências digitais dos professores do Ensino Superior da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) a partir das suas perceções. A abordagem metodológica quantitativa enfatiza a perceção dos professores sobre suas competências digitais em três dimensões: competências profissionais, competências pedagógicas e competências dos estudantes e envolveu 210 professores da UNEB. Os resultados permitem concluir que os docentes apresentam, globalmente, um nível de proficiência digital moderado - nível B1 -Integradores-, sendo as dimensões competências pedagógicas e competências dos estudantes aquelas por meio das quais os professores apresentam mais fragilidades, destacando-se, na primeira dimensão, as questões relacionadas à avaliação digital, e, na segunda dimensão, o uso responsável das tecnologias. Os resultados mostram, pois, a necessidade de os professores aumentarem o seu nível de proficiência digital por meio de formação continuada, principalmente nas dimensões destacadas.pt_PT
dc.description.abstractThe current moment that we are experiencing has brought new and emergency challenges to higher education teachers, making the acquisition of digital skills essential, especially for the use of virtual learning environments and online technologies. Based on DigCompEdu CheckIn, validated by Dias-Trindade, Moreira and Nunes (2019), the aim of this research is to assess UNEB university teachers' digital competence level. The quantitative methodological approach emphasises the teachers’ perception of their digital competences in three dimensions: teachers´ professional and pedagogic competences and learners´ competences and involved 210 UNEB university teachers'. The main findings allow us to conclude that the teachers show, globally, a moderate level of digital proficiency - level B1 -Integrators- with the dimensions of pedagogical competences and competences of the students being those where teachers have more weaknesses, highlighting, in the first dimension, the issues related to digital assessment and in the second dimension the responsible use of technologies. The results show, therefore, the need for teachers to increase their level of digital proficiency through continuing education, especially in the highlighted dimensions.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationSALES, Mary Valda & MOREIRA, J. António (2022). Competências digitais docentes no ensino superior: diagnóstico e possibilidades de formação. EmRede - Revista De Educação a Distância, 9(2), 1-26.pt_PT
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.53628/emrede.v9i2pt_PT
dc.identifier.issn2359-6082
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/13400
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://www.aunirede.org.br/revista/index.php/emrede/article/view/907/695pt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_PT
dc.subjectCompetências digitaispt_PT
dc.subjectEnsino superiorpt_PT
dc.subjectFormação de professorespt_PT
dc.subjectDigital skillspt_PT
dc.subjectHigher educationpt_PT
dc.subjectTeacher trainingpt_PT
dc.titleCompetências digitais docentes no ensino superior: diagnóstico e possibilidades de formaçãopt_PT
dc.title.alternativeTeaching digital skills in higher education: diagnosis and training possibilitiespt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceBrasilpt_PT
oaire.citation.endPage26pt_PT
oaire.citation.startPage1pt_PT
oaire.citation.titleEmRede- Revista de Educação a Distânciapt_PT
person.familyNameSales
person.familyNameMoreira
person.givenNameMary
person.givenNameJ. António
person.identifier.ciencia-id2B14-ACE3-6C96
person.identifier.orcid0000-0003-1315-1054
person.identifier.orcid0000-0003-0147-0592
person.identifier.ridE-5516-2015
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublicationa701f623-f80b-4db5-a2ad-8029138b5916
relation.isAuthorOfPublicationda2ca531-e45f-48fe-bafe-1151cfa6dd85
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryda2ca531-e45f-48fe-bafe-1151cfa6dd85

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
99.ArtigoTextoEMREDE.pdf
Size:
1.65 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.97 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: