Logo do repositório
 
A carregar...
Miniatura
Publicação

Expressão do movimento em água (AQUA-Motion) no Português Europeu: contribuição para tipologia lexical

Utilize este identificador para referenciar este registo.
Nome:Descrição:Tamanho:Formato: 
Batoréo 2006 - Rio - AQUA-Motion.pdf394.71 KBAdobe PDF Ver/Abrir

Orientador(es)

Resumo(s)

Propomo-nos, no presente trabalho, analisar alguns dos paradigmas de lexicalização que se observam no Português Europeu na descrição tipológica do MODO como o MOVIMENTO é efectuado (Cf. Talmy, 1975, 1985 e 2000; Batoréo [1996] 2000). Os referidos paradigmas dizem respeito a um campo lexical restrito de verbos que referem movimento efectuado em água − e, por extensão, em qualquer meio líquido −, designado na literatura de especialidade por AQUA-motion (cf. Lander, Maisak & Rakhilina 2005, Lemens & Divjak e Arad, no prelo). Com a análise efectuada com base nos dados provenientes dos corpora linguísticos disponibilizados electronicamente, procura demonstrar-se que as línguas naturais diferem de um modo estruturado e previsível não apenas a nível estritamente gramatical, mas também a nível do seu léxico (Newman 1997, 2002).

Descrição

Palavras-chave

Português europeu Expressão do movimento em água (AQUA-Motion) Tipologia lexical Tipologia linguística Expressão do espaço Linguística portuguesa

Contexto Educativo

Citação

BATORÉO, Hanna 2006. Expressão do Movimento em Água (AQUA-Motion) no Português Europeu: Contribuição para Tipologia Lexical. LingüíStica. Vol. 2, n°2, Dez 2006, Rio de Janeiro: UFRJ. 171–191. Expressão do movimento em água (AQUA-motion) no português europeu: contribuição para tipologia lexical | Batoréo | Revista Linguíʃtica (ufrj.br)

Projetos de investigação

Unidades organizacionais

Fascículo

Editora

Programa de Pós-graduação em Linguística da Universidade Federal de Rio de Janeiro

Métricas Alternativas