Repository logo
 
Publication

Desenvolvimento de um recurso pedagógico aberto para apoio à avaliação digital no ensino básico e secundário

dc.contributor.authorAmante, Lúcia
dc.contributor.authorPereira, Alda
dc.date.accessioned2022-11-14T15:26:15Z
dc.date.available2022-11-14T15:26:15Z
dc.date.issued2022-09
dc.description.abstractDurante o primeiro confinamento vivido em Portugal, face ao consequente fecho abrupto das escolas e e à transição para formas de educação remotas, os professores enfrentaram diversas dificuldades e entre elas o confronto com a necessidade de alterar formas tradicionais de avaliação, recorrendo ao uso de ferramentas digitais em contexto não presencial. É nesse âmbito que uma equipa do Laboratório de Educação a Distância e eLearning (LE@D) da Universidade Aberta, que investiga na área da avaliação digital das aprendizagens, desenhou e desenvolveu um Recurso Pedagógico Aberto (ReP@) dirigido aos professores dos ensinos Básico e Secundário procurando deste modo contribuir para apoiar o desenho de soluções que lhes permitissem melhorar a sua prática pedagógica, recorrendo às tecnologias digitais para concretizar atividades de avaliação. Neste texto procuramos dar conta do Recurso desenvolvido, cuja atualidade se mantém para lá da pandemia, indo ao encontro das necessidades de transformação digital das escolas que importa continuar a desenvolver e consolidar. Enquadramos conceptualmente o seu desenvolvimento na perspetiva da cultura da avaliação que valoriza o desenvolvimento de atividades avaliativas integradas no processo de aprendizagem e sublinha a dimensão ética da avaliação. Apresentam-se os princípios que presidiram à conceção do recurso tendo em conta esta perspetiva, operacionalizada com base no conceito de competência, conceito chave nesta abordagem. Explicita-se a estrutura e organização adotada, dando conta do modelo para a seleção de tecnologias adequadas à avaliação digital, bem como da matriz usada para a elaboração dos diversos exemplos de atividades de avaliação que integram o Recurso.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationAmante, Lúcia; Pereira, Alda (2022) Desenvolvimento de um recurso Pedagógico Aberto para Apoio à Avaliação no Ensino Básico e Secundário. In Nova Ágora, CFAE - Cadernos da Formação, nº 7. Nova ÁGORA - CFAE: Coimbrapt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/12568
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewednopt_PT
dc.publisherNova Ágora-CFAEpt_PT
dc.relation.publisherversionhttp:\\www.cfagora.ptpt_PT
dc.subjectAvaliação pedagógica digitalpt_PT
dc.subjectRecurso educacional abertopt_PT
dc.subjectAprendizagempt_PT
dc.subjectEnsinos básico e secundáriopt_PT
dc.titleDesenvolvimento de um recurso pedagógico aberto para apoio à avaliação digital no ensino básico e secundáriopt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceCoimbrapt_PT
oaire.citation.endPage45pt_PT
oaire.citation.startPage19pt_PT
oaire.citation.titleNova Ágora - Cadernos de Formaçãopt_PT
person.familyNameAmante
person.familyNamePereira
person.givenNameLúcia
person.givenNameAlda
person.identifierhttps://scholar.google.pt/citations?user=66NLfKEAAAAJ&hl=pt-PT
person.identifier.ciencia-id4511-5D40-4988
person.identifier.ciencia-idF513-9682-5BD4
person.identifier.orcid0000-0003-3210-7980
person.identifier.orcid0000-0002-9192-0835
person.identifier.scopus-author-id56560249400
person.identifier.scopus-author-id55980553700
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication13ba6718-93b5-4bb7-973c-7c38ded6b9e7
relation.isAuthorOfPublication60a3e8c8-2909-47ca-87f7-a0860fad8a29
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery13ba6718-93b5-4bb7-973c-7c38ded6b9e7

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
CadernoNovaAgora_Lucia_Amante.pdf
Size:
9.97 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.97 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: