Repository logo
 
Publication

As TIC no contexto educativo português

dc.contributor.authorHenriques, Susana
dc.contributor.authorMoreira, J. António
dc.contributor.authorFombona, Javier
dc.contributor.authorBarros, Daniela Melaré Vieira
dc.date.accessioned2014-01-06T16:47:50Z
dc.date.available2014-01-06T16:47:50Z
dc.date.issued2012-12
dc.description.abstractConhecer e compreender o percurso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) no contexto educativo português torna-se necessário para facilitar a compreensão e as tendências de uso das TIC como proposta pedagógica. Esta foi a principal questão que orientou a organização deste artigo. Este estudo teórico enquadra-se no Projeto Processos de Ensino, Tecnologias e Inovação, PETI, projeto de uma das linhas de investigação no âmbito do doutoramento em Educação da Universidade Aberta em Lisboa. O texto é uma visão panorâmica e ampla da situação atual do tema em Portugal, cujo objetivo passa por deixar à comunidade acadêmica indicações sobre o desenvolvimento das TIC na educação escolar portuguesa, além de fundamentar um espaço de discussão de alguns dos projetos de investigação de mestrado em desenvolvimento dentro do projeto PETI. Este artigo encontra-se estruturado a partir da clarificação de conceitos e da caracterização e evolução panorâmica das TIC no contexto educativo português para, seguidamente, se problematizarem os seus aspetos e impactos sociais. No sentido de procurar evidência empírica acerca da relevância desta problemática apresentamos neste estudo teórico, análise realizada aos trabalhos acadêmicos disponíveis em repositórios abertos de universidades portuguesas. Esta análise teve como enfoque os trabalhos centrados no estudo destas temáticas.por
dc.description.abstractKnow and understand the course of the Information and Communication Technologies (ICT) in the Portuguese educational context it is necessary to facilitate understanding of trends in the use of ICT as a pedagogical proposal that was the main question that guided the organization of this article. This theoretical study is part of the Project Learning Processes, Revista EDaPECI Educação a Distância e Práticas Educativas Comunicacionais e Interculturais Technology and Innovation, PETI, a project of the lines of research within the PhD in Education from the Open University Lisbon. The text is a broad overview of the current situation and the theme in Portugal, whose goal is to leave the academic community indications on the development of ICT in school education Portuguese, in addition to base a space for discussion of some of the research projects Masters developing within the project PETI. This article is structured from the clarification of concepts and overview of the characterization and development of ICT in the educational context for Portuguese, then, if problematize its aspects and social impacts. In order to seek empirical evidence about the relevance of this problem we present in this theoretical study, analysis to scholarly works available in open repositories of Portuguese universities. This analysis was to focus the work focused on the study of these issues.por
dc.identifier.citationMoreira, J. António [et al.] - As TIC no contexto educativo português. "Revista Educação a Distância e Práticas Educativas Comunicacionais e Interculturais" [Em linha]. ISSN 2176-171X. A. 4, Vol. 12, nº 12 (dez. 2012), p. 7-26por
dc.identifier.issn2176-171X
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/2746
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewedyespor
dc.publisherUniversidade Federal de Sergipepor
dc.subjectTecnologia da informação e comunicaçãopor
dc.subjectEducação contexto(s) educativo(s)por
dc.subjectInformation technology and communicationpor
dc.subjectEducationpor
dc.subjectContext(s) educational(s)por
dc.titleAs TIC no contexto educativo portuguêspor
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceSergipe, Brasilpor
oaire.citation.endPage26por
oaire.citation.startPage7por
oaire.citation.titleRevista Educação a Distância e Práticas Educativas Comunicacionais e Interculturaispor
person.familyNameHenriques
person.familyNameMoreira
person.familyNameBarros
person.givenNameSusana
person.givenNameJ. António
person.givenNameDaniela Melaré Vieira
person.identifier1730761
person.identifier.ciencia-id6411-F538-EA4A
person.identifier.ciencia-id2B14-ACE3-6C96
person.identifier.ciencia-id2511-BF94-D07F
person.identifier.orcid0000-0002-7506-1401
person.identifier.orcid0000-0003-0147-0592
person.identifier.orcid0000-0002-1412-2231
person.identifier.scopus-author-id54420026300
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typearticlepor
relation.isAuthorOfPublication7cf0fcf3-cd6d-426c-be00-3579c1499dd9
relation.isAuthorOfPublicationda2ca531-e45f-48fe-bafe-1151cfa6dd85
relation.isAuthorOfPublication8412414c-c008-47c0-a225-d40d97c6900c
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery7cf0fcf3-cd6d-426c-be00-3579c1499dd9

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
ArtigoEDAPECI-CvTICContextoEducativo.pdf
Size:
541.58 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: