Publication
Dos estilos aos compromissos de aprendizagem : quando as interações lideram
dc.contributor.author | Silva, Nuno Miranda e | |
dc.contributor.author | Henriques, Susana | |
dc.date.accessioned | 2016-07-22T12:18:13Z | |
dc.date.available | 2016-07-22T12:18:13Z | |
dc.date.issued | 2016-07-06 | |
dc.description.abstract | Os estilos de aprendizagem significam que há muitas formas de aprender, o que incentiva os docentes a inovar e influencia o futuro da escola. Assim, as interações constituem-se como liderança e desafiam a visão tradicional em que os líderes formais determinam o futuro e o caminho para aí chegar. Isto traduz um sistema complexo (muitos agentes em interação) que se adapta em função dos estímulos que os alunos colocam, o que aconselha a que se reflita sobre as consequências da complexidade das escolas e aprendizagem na gestão e liderança educacional. São apresentadas as caraterísticas dos sistemas adaptativos complexos e discutidas as consequências da variabilidade e complexidade na liderança e documentos e processos estruturantes das organizações educativas. As conclusões sugerem que a pesquisa nestas áreas, à luz da teoria da complexidade, pode concorrer para que a organização das escolas favoreça os docentes que buscam adaptar-se aos estilos de aprendizagem dos alunos. | pt_PT |
dc.identifier.isbn | 978-972-745-205-7 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.2/5471 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | Instituto Politécnico de Bragança | pt_PT |
dc.relation.publisherversion | http://hdl.handle.net/10198/12934 | pt_PT |
dc.subject | Estilos de aprendizagem | pt_PT |
dc.subject | Sistemas adaptativos complexos | pt_PT |
dc.subject | Liderança | pt_PT |
dc.subject | Inovação | pt_PT |
dc.title | Dos estilos aos compromissos de aprendizagem : quando as interações lideram | pt_PT |
dc.type | conference object | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Bragança | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 146 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 134 | pt_PT |
oaire.citation.title | VII Congresso Mundial de Estilos de Aprendizagem : livro de atas | pt_PT |
person.familyName | Miranda e Silva | |
person.familyName | Henriques | |
person.givenName | Nuno | |
person.givenName | Susana | |
person.identifier | 1730761 | |
person.identifier.ciencia-id | D916-FCEC-B55B | |
person.identifier.ciencia-id | 6411-F538-EA4A | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-3574-7679 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-7506-1401 | |
person.identifier.scopus-author-id | 54420026300 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | conferenceObject | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | 55de7c1e-a766-43a8-9e03-20a0eb258c62 | |
relation.isAuthorOfPublication | 7cf0fcf3-cd6d-426c-be00-3579c1499dd9 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 7cf0fcf3-cd6d-426c-be00-3579c1499dd9 |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
Loading...
- Name:
- 2016_Dos estilos aos compromissos de aprendizagem-qd as interações lideram.pdf
- Size:
- 7.18 MB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 1.97 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description: