Repository logo
 
Publication

Dos estilos aos compromissos de aprendizagem : quando as interações lideram

dc.contributor.authorSilva, Nuno Miranda e
dc.contributor.authorHenriques, Susana
dc.date.accessioned2016-07-22T12:18:13Z
dc.date.available2016-07-22T12:18:13Z
dc.date.issued2016-07-06
dc.description.abstractOs estilos de aprendizagem significam que há muitas formas de aprender, o que incentiva os docentes a inovar e influencia o futuro da escola. Assim, as interações constituem-se como liderança e desafiam a visão tradicional em que os líderes formais determinam o futuro e o caminho para aí chegar. Isto traduz um sistema complexo (muitos agentes em interação) que se adapta em função dos estímulos que os alunos colocam, o que aconselha a que se reflita sobre as consequências da complexidade das escolas e aprendizagem na gestão e liderança educacional. São apresentadas as caraterísticas dos sistemas adaptativos complexos e discutidas as consequências da variabilidade e complexidade na liderança e documentos e processos estruturantes das organizações educativas. As conclusões sugerem que a pesquisa nestas áreas, à luz da teoria da complexidade, pode concorrer para que a organização das escolas favoreça os docentes que buscam adaptar-se aos estilos de aprendizagem dos alunos.pt_PT
dc.identifier.isbn978-972-745-205-7
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/5471
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico de Bragançapt_PT
dc.relation.publisherversionhttp://hdl.handle.net/10198/12934pt_PT
dc.subjectEstilos de aprendizagempt_PT
dc.subjectSistemas adaptativos complexospt_PT
dc.subjectLiderançapt_PT
dc.subjectInovaçãopt_PT
dc.titleDos estilos aos compromissos de aprendizagem : quando as interações liderampt_PT
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceBragançapt_PT
oaire.citation.endPage146pt_PT
oaire.citation.startPage134pt_PT
oaire.citation.titleVII Congresso Mundial de Estilos de Aprendizagem : livro de ataspt_PT
person.familyNameMiranda e Silva
person.familyNameHenriques
person.givenNameNuno
person.givenNameSusana
person.identifier1730761
person.identifier.ciencia-idD916-FCEC-B55B
person.identifier.ciencia-id6411-F538-EA4A
person.identifier.orcid0000-0002-3574-7679
person.identifier.orcid0000-0002-7506-1401
person.identifier.scopus-author-id54420026300
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typeconferenceObjectpt_PT
relation.isAuthorOfPublication55de7c1e-a766-43a8-9e03-20a0eb258c62
relation.isAuthorOfPublication7cf0fcf3-cd6d-426c-be00-3579c1499dd9
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery7cf0fcf3-cd6d-426c-be00-3579c1499dd9

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
2016_Dos estilos aos compromissos de aprendizagem-qd as interações lideram.pdf
Size:
7.18 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.97 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: