Repository logo
 
Publication

A compreensão leitora mediada por tecnologias de informação e comunicação

datacite.subject.sdg04:Educação de Qualidadept_PT
dc.contributor.authorCasanova, Prazeres
dc.date.accessioned2020-09-10T14:49:23Z
dc.date.available2020-09-10T14:49:23Z
dc.date.issued2020
dc.descriptionAtas do XXVI Colóquio da Afirse Portugal. Instituto de Educação da Universidade de Lisboa 31 de janeiro e 1 e 2 de fevereiro de 2019.pt_PT
dc.description.abstractO presente trabalho visa refletir sobre a compreensão leitora, princípios e diferentes estratégias a usar antes, durante e após a leitura de textos com recurso a outros espaços educativos, nomeadamente as tecnologias de Informação e comunicação. O mundo desenvolve-se em torno de linguagens. O mundo pula e avança com textos oficiais, mas também com pensamentos escritos nas diferentes plataformas das redes sociais (Twiter, Facebook,…). A compreensão leitora constitui um processo complexo de nível superior, fundamental para a aquisição de conhecimento no espaço educativo formal, o não formal e no informal. Não é raro ouvirmos alguém retratar-se: as palavras ditas, não significavam para o autor a interpretação dada pelos leitores/recetores. Nos alunos, a problemática da compreensão é muito importante, por vezes não compreendem o que leem, não conseguindo realizar aprendizagens significativas, nem responder assertivamente nos momentos de avaliação formativa ou sumativa. As dificuldades de compreensão leitora gera incapacidade de análise, reflexão, triangulação de dados, síntese e formulação de juízos críticos gerando iliteracia. Por vezes, os alunos, ao serem questionados, não respondem corretamente, contudo, verifica-se que sabiam os conteúdos, mas não entenderam a questão formulada. Realizámos um pequeno estudo exploratório com uma amostra de conveniência para aferirmos das diferentes estratégias utilizadas na compreensão leitora. Poderemos concluir que os princípios da compreensão leitora estão presentes, assim como a ocorrência de estratégias antes, durante e após a leitura de textos de diferentes géneros literários. Os professores terão, no espaço educativo formal, a missão de ajudar os alunos a serem leitores autónomos capazes de em espaços não formais e informais compreenderem a mensagem na sua plenitude. Parece-nos que quanto maior for o grau de atenção e de concentração dos alunos, maior será a sua capacidade de aquisição de competências de compreensão leitora.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationCasanova, M. P. (2020). A compreensão leitora mediada por tecnologias de informação e comunicação. In Pinhal, J., Cavaco, C., Cardona, Mª.J., Costa, F., Marques, J. & Faria, R. (Orgs.) (2020). Tempos, espaços e artefactos em educação. Atas do XXVI Colóquio da AFIRSE Portugal, pp. 282- 290, Lisboa: AFIRSE Portugal e Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.pt_PT
dc.identifier.isbn978-989-8272-39-3
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/9993
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherAFIRSE Portugal Instituto de Educação da Universidade de Lisboapt_PT
dc.relation.publisherversionwww.afirse.ie.ul.ptpt_PT
dc.subjectCompreensão leitorapt_PT
dc.subjectEspaço formal e informalpt_PT
dc.subjectTecnologias de informação e comunicaçãopt_PT
dc.titleA compreensão leitora mediada por tecnologias de informação e comunicaçãopt_PT
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
oaire.citation.endPage290pt_PT
oaire.citation.startPage282pt_PT
oaire.citation.titleAtas do XXVI Colóquio da Afirse Portugal. Tempos, espaços e artefactos em educaçãopt_PT
person.familyNameSimões Moço Casanova
person.givenNameMaria Prazeres
person.identifierM-4864-2013
person.identifier.ciencia-id421D-DECB-50E0
person.identifier.orcid0000-0002-7555-779X
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typeconferenceObjectpt_PT
relation.isAuthorOfPublication2dcab6d1-8078-474d-af83-98431cff7327
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery2dcab6d1-8078-474d-af83-98431cff7327

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
mpcasanova atasafirse2020 compreensãoleitora.pdf
Size:
351.92 KB
Format:
Adobe Portable Document Format