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Proposta de uma narrativa gamificada para o Museu Monográfico de Conimbriga

datacite.subject.sdg04:Educação de Qualidadept_PT
datacite.subject.sdg09:Indústria, Inovação e Infraestruturaspt_PT
dc.contributor.advisorMoreira, J. António
dc.contributor.authorCouto, Ana Leonor Cabahug de Castro
dc.date.accessioned2023-06-20T12:49:54Z
dc.date.available2023-06-20T12:49:54Z
dc.date.issued2023-06-01
dc.date.submitted2023-06-20
dc.description.abstractOs espaços museológicos devem estar ao serviço do ser humano e proporcionar experiências que o façam refletir, analisar e compreender certos fenómenos assemelhando-se a um instrumento de desenvolvimento pessoal. Verificamos que cada vez mais os museus têm vindo a privilegiar as componentes educativa e a de formação científica, transformando-se em laboratórios, centros de investigação ou salas de espetáculo, ou seja, em terrenos férteis para o desenvolvimento de um processo de aprendizagem pessoal e social. Assim, e procurando sublinhar a importância da componente educativa, este estudo tem como objetivo principal desenvolver uma proposta pedagógica em contexto museológico, sustentada na criação de uma narrativa gamificada. A investigação baseia-se num referencial teórico assente nos pilares da educação digital, da pedagogia do e-learning, da importância dos espaços museológicos híbridos e nas competências essenciais do cidadão para o século XXI. Tendo presente este objetivo realizamos, numa primeira fase, um estudo que analisa as perceções dos professores relativamente à importância dos espaços museológicos para a aquisição de conhecimentos disciplinares e desenvolvimento de competências, e numa segunda fase, uma proposta de um jogo, de uma narrativa gamificada criada para o Museu Monográfico de Conimbriga, articulada com o programa curricular de História e Cultura das Artes. O enfoque metodológico da investigação baseia-se no modelo Design-Based Research (DBR) com uma abordagem mista, mas essencialmente qualitativa. A condução do estudo inicial foi feita com recurso à técnica de observação direta através de registos textuais e fotográficos do espaço, bem como pelo desenvolvimento de questionários com perguntas de cariz aberto e fechado. Os resultados da primeira fase do estudo, referentes às perceções dos professores, permitiram-nos concluir que as visitas de estudo são uma componente essencial do processo de aprendizagem pois permitem a consolidação dos conteúdos lecionados em sala de aula. É também evidente, através dos resultados, que existe recetividade e vontade por parte da maioria dos docentes, em enriquecer a sala tradicional com ambientes virtuais, devido à lista extensa de competências que consideram ser desenvolvidas pelos alunos durante a utilização destes recursos. Considerando estes resultados desenhámos uma proposta de narrativa gamificada híbrida e multimodal, procurando dar resposta às necessidades dos professores, nomeadamente a diversificação de estratégias pedagógicas que visam o envolvimento e motivação do estudante. Curiosamente, verificámos através das respostas que são em momentos de educação não formal como as visitas de estudo, que os docentes destacam evidências do aumento índices da motivação nos alunos não só para a aprendizagem, mas também para a colaboração. Por um lado, procurámos a criação de uma alternativa que estivesse o mais possível articulada com as aprendizagens essenciais da disciplina em questão, e por outro, que estivesse alinhada com o documento do Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória (PASEO) e com o desenvolvimento de competências que esse documento preconiza.pt_PT
dc.description.abstractThis investigation aims to contribute to the digitalization of pedagogical experiences understood in the museological context. It is imperative that the paradigms and models adopted by institutions are aligned with the emerging context of the digital society. The thesis is based on a theoretical framework based on the pillars of the e-learning pedagogy and the current curriculum of necessary skills. Considering our context of informal education materialized by the museological space, we present a proposal for a gamified narrative adapted to the needs of the Monographic Museum of Conimbriga in parallel with the curricular program of History and Culture of the Arts. Due to the collaborative and practical character of this project, the methodological focus was based on the Design-Based Research (DBR) model with an fundamentally qualitative approach. Our aim is to increase, share and transcribe research in the field of education into real advanced practices that can be applied in a practical context. The proposed game was developed with the purpose of consummating significant and collaborative experiences latent in information socialized by interactions, the results provided real and virtual clues present in the construction of this hybrid solution.pt_PT
dc.description.sponsorshipA investigação realizada no âmbito desta Dissertação está integrada nas linhas de investigação da Unidade de Investigação e Desenvolvimento - Laboratório de Educação a Distância e eLearning (UID 4372/FCT), da Fundação para a Ciência e Tecnologia do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.pt_PT
dc.identifier.tid203325044
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/14094
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.subjectAmbientes virtuais de aprendizagempt_PT
dc.subjectGamificaçãopt_PT
dc.subjectDesign-based researchpt_PT
dc.subjectElearningpt_PT
dc.subjectMuseuspt_PT
dc.subjectMuseu Monográfico de Conimbriga (Portugal)pt_PT
dc.subjectVirtual learning environmentspt_PT
dc.subjectGamificationpt_PT
dc.subjectDesign based researchpt_PT
dc.subjectGamified storytellingpt_PT
dc.subjectE-learning
dc.titleProposta de uma narrativa gamificada para o Museu Monográfico de Conimbrigapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameDissertação de Mestrado em Pedagogia do Elearning, apresentada à Universidade Abertapt_PT

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