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- Mulheres e migrações forçadas em Portugal: adaptação, resiliência e integração socialPublication . Sampaio, CatarinaEsta investigação procura ampliar o conhecimento da realidade psicossocial de mulheres que, em contexto de migração forçada, chegaram a Portugal, explorando as principais dificuldades do percurso migratório e os principais fatores protetores que facilitaram os seus processos de resiliência, adaptação e integração social. Para tal, foram relevados os significados que as protagonistas atribuem às suas experiências, recolhidos através de nove entrevistas semiestruturadas e em profundidade, a mulheres oriundas do Iraque, da Síria e da Líbia. É também a partir das suas perceções que se analisam questões de género e a forma como estas se relacionam com dimensões religiosas, familiares, sociais, psicológicas e culturais. A investigação coloca em evidência um acervo de vulnerabilidades desencadeadas pela experiência migratória e pela pertença de género, o que justifica a análise intersecional. Os resultados revelam um conjunto de adversidades no acolhimento, destacando-se: isolamento e distância familiar e do grupo social; dificuldades de acesso ao emprego qualificado; falta de suporte institucional; fracas condições habitacionais; desconhecimento da língua; desconhecimento dos serviços de saúde; não reconhecimento de grau académico e discriminação. Por outro lado, são identificados diversos fatores protetores que auxiliam a integração no país recetor, evidenciando-se: estabelecimento e manutenção de redes sociais; recurso a redes sociais digitais; segurança; emprego; domínio da língua; religião; suporte institucional; acesso à saúde; acesso à educação; participação cívica e política; desporto; questões de género relacionadas com empoderamento e maior autonomia. Espera-se que a presente investigação possa incentivar o debate e a reflexão sobre estratégias e políticas de integração em Portugal, promovendo medidas de atuação adequadas às necessidades de mulheres em contexto de migração forçada.
- Proposta de uma narrativa gamificada para o Museu Monográfico de ConimbrigaPublication . Couto, Ana Leonor Cabahug de Castro; Moreira, J. AntónioOs espaços museológicos devem estar ao serviço do ser humano e proporcionar experiências que o façam refletir, analisar e compreender certos fenómenos assemelhando-se a um instrumento de desenvolvimento pessoal. Verificamos que cada vez mais os museus têm vindo a privilegiar as componentes educativa e a de formação científica, transformando-se em laboratórios, centros de investigação ou salas de espetáculo, ou seja, em terrenos férteis para o desenvolvimento de um processo de aprendizagem pessoal e social. Assim, e procurando sublinhar a importância da componente educativa, este estudo tem como objetivo principal desenvolver uma proposta pedagógica em contexto museológico, sustentada na criação de uma narrativa gamificada. A investigação baseia-se num referencial teórico assente nos pilares da educação digital, da pedagogia do e-learning, da importância dos espaços museológicos híbridos e nas competências essenciais do cidadão para o século XXI. Tendo presente este objetivo realizamos, numa primeira fase, um estudo que analisa as perceções dos professores relativamente à importância dos espaços museológicos para a aquisição de conhecimentos disciplinares e desenvolvimento de competências, e numa segunda fase, uma proposta de um jogo, de uma narrativa gamificada criada para o Museu Monográfico de Conimbriga, articulada com o programa curricular de História e Cultura das Artes. O enfoque metodológico da investigação baseia-se no modelo Design-Based Research (DBR) com uma abordagem mista, mas essencialmente qualitativa. A condução do estudo inicial foi feita com recurso à técnica de observação direta através de registos textuais e fotográficos do espaço, bem como pelo desenvolvimento de questionários com perguntas de cariz aberto e fechado. Os resultados da primeira fase do estudo, referentes às perceções dos professores, permitiram-nos concluir que as visitas de estudo são uma componente essencial do processo de aprendizagem pois permitem a consolidação dos conteúdos lecionados em sala de aula. É também evidente, através dos resultados, que existe recetividade e vontade por parte da maioria dos docentes, em enriquecer a sala tradicional com ambientes virtuais, devido à lista extensa de competências que consideram ser desenvolvidas pelos alunos durante a utilização destes recursos. Considerando estes resultados desenhámos uma proposta de narrativa gamificada híbrida e multimodal, procurando dar resposta às necessidades dos professores, nomeadamente a diversificação de estratégias pedagógicas que visam o envolvimento e motivação do estudante. Curiosamente, verificámos através das respostas que são em momentos de educação não formal como as visitas de estudo, que os docentes destacam evidências do aumento índices da motivação nos alunos não só para a aprendizagem, mas também para a colaboração. Por um lado, procurámos a criação de uma alternativa que estivesse o mais possível articulada com as aprendizagens essenciais da disciplina em questão, e por outro, que estivesse alinhada com o documento do Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória (PASEO) e com o desenvolvimento de competências que esse documento preconiza.
- Que modelo de municipalismo para Timor-Leste?Publication . Rodrigues, António Manuel Oliveira; Sousa, Lúcio; Carmo, HermanoA presente tese assenta no processo de investigação, quer bibliográfica, quer no recurso às entrevistas semi-estruturadas, tentando entender qual o melhor modelo de municípios para Timor-Leste e, também, qual a forma de se organizar a sua implementação no país. Este trabalho, tem como preocupação primeira encontrar o caminho para que os municípios sejam estruturados de forma não só a saberem articular-se com as tradições ancestrais do país e, tão ou mais importante, a forma de as preservar e manter, tendo como objectivo final o desenvolvimento da região que representam. Foi, por isso feita uma análise detalhada sobre a contingência histórico-geográfica do país, passando pela sua realidade colonial, quer portuguesa, quer indonésia, sendo também dissecada a realidade da sua riqueza multicultural e multilinguística. Procedeu-se a uma apreciação à actual conjuntura do país, muito em especial o ponto da situação do processo de descentralização em curso em Timor-Leste. Foram entrevistadas personagens dos vários sectores da sociedade timorense, que se pronunciaram sobre os seus conceitos sobre a vida municipal e quais suas expectativas face ao futuro do municipalismo no país. Por fim, foi conseguida uma análise detalhada de teor das temáticas mais relevantes do conteúdo de todas as entrevistas que, em confronto com a recensão literária, me ajudaram a conseguir as conclusões desta tese que, por sua vez, poderão vir a ser úteis no longo processo de implementação dos municípios em Timor-Leste. Deixa-se uma reflexão de como, eventualmente, se poderão aplicar os conteúdos das conclusões deste trabalho, incluindo a vertente académica, no contexto da formação dos funcionários municipais. Em suma, tentou-se encontrar o modelo de municípios para a nação maubere, que poderão no futuro configurar uma realidade que se possa vir definir, ainda que de forma abstracta, como uma segunda independência do país.