| dc.contributor.author | Bidarra, José | |
| dc.date.accessioned | 2023-07-18T14:13:16Z | |
| dc.date.available | 2023-07-18T14:13:16Z | |
| dc.date.issued | 2008 | |
| dc.description.abstract | Neste capítulo, são abordados temas relativos à criação de conteúdos para ambientes virtuais de aprendizagem. Numa primeira análise crítica, procura-se contrariar a ênfase exagerada nas características técnicas dos ambientes multimédia e do pouco interesse normalmente dedicado aos processos de interacção e às necessidades reais do utilizador individual. As variáveis intrínsecas ao perfil cognitivo do aprendente e ao processo individual de aprendizagem, bem como as variáveis relativas às circunstâncias sociais, culturais e geográficas, são muitas vezes ignoradas em face da adopção rápida de modernas tecnologias da informação e da comunicação. Num segundo plano, no sentido de desenvolver a capacidade individual do formando e dar resposta a situações e circunstâncias extremamente variáveis, são abordados aspectos técnicos e pedagógicos que se relacionam de perto com as ferramentas que amplificam os nossos processos cognitivos, nomeadamente, as que permitem criar, tratar e organizar os conteúdos, aplicando texto, vídeo ou multimédia. É salientado que estamos ainda numa fase inicial da investigação e que o design de e-conteúdos para fins de educação ou formação tem de ser melhor sustentado perante a proliferação imparável de ferramentas de distribuição e partilha da informação. Argumenta-se no sentido de que o desenvolvimento de e-conteúdos para educação/formação deve referenciar o enquadramento que permite ao estudante planear o seu envolvimento formativo e efectuar uma gestão activa do seu estudo. | pt_PT |
| dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
| dc.identifier.citation | Bidarra, J. (2008). e-Conteúdos e ambientes de aprendizagem. In A. Dias, & M. J. Gomes (Eds), e-Conteúdos para e-formadores (pp. 29-51). Guimarães: TecMinho, Universidade do Minho. | pt_PT |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.2/14468 | |
| dc.language.iso | por | pt_PT |
| dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
| dc.publisher | TecMinho | pt_PT |
| dc.subject | Aprendizagem online | pt_PT |
| dc.subject | e-larning | pt_PT |
| dc.subject | Design de e-conteúdos | pt_PT |
| dc.subject | Conteúdos multimédia | pt_PT |
| dc.title | e-Conteúdos e ambientes de aprendizagem | pt_PT |
| dc.type | book part | |
| dspace.entity.type | Publication | |
| oaire.citation.conferencePlace | Universidade do Minho, Guimarães | pt_PT |
| oaire.citation.endPage | 51 | pt_PT |
| oaire.citation.startPage | 29 | pt_PT |
| oaire.citation.title | e-Conteúdos para e-formadores | pt_PT |
| person.familyName | Bidarra | |
| person.givenName | José | |
| person.identifier | M-9115-2013 | |
| person.identifier.ciencia-id | 1B13-3753-EC0A | |
| person.identifier.orcid | 0000-0002-2082-5996 | |
| person.identifier.scopus-author-id | 6505859253 | |
| rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
| rcaap.type | bookPart | pt_PT |
| relation.isAuthorOfPublication | 9eadf6dc-1afb-4c1c-9c3d-2e46e56df529 | |
| relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 9eadf6dc-1afb-4c1c-9c3d-2e46e56df529 |
