| Name: | Description: | Size: | Format: | |
|---|---|---|---|---|
| 169.53 KB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Neste capítulo, são abordados temas relativos à criação de conteúdos para ambientes
virtuais de aprendizagem. Numa primeira análise crítica, procura-se contrariar a ênfase
exagerada nas características técnicas dos ambientes multimédia e do pouco interesse
normalmente dedicado aos processos de interacção e às necessidades reais do utilizador
individual. As variáveis intrínsecas ao perfil cognitivo do aprendente e ao processo
individual de aprendizagem, bem como as variáveis relativas às circunstâncias sociais,
culturais e geográficas, são muitas vezes ignoradas em face da adopção rápida de
modernas tecnologias da informação e da comunicação. Num segundo plano, no sentido
de desenvolver a capacidade individual do formando e dar resposta a situações e
circunstâncias extremamente variáveis, são abordados aspectos técnicos e pedagógicos
que se relacionam de perto com as ferramentas que amplificam os nossos processos
cognitivos, nomeadamente, as que permitem criar, tratar e organizar os conteúdos,
aplicando texto, vídeo ou multimédia. É salientado que estamos ainda numa fase inicial
da investigação e que o design de e-conteúdos para fins de educação ou formação tem de
ser melhor sustentado perante a proliferação imparável de ferramentas de distribuição e
partilha da informação. Argumenta-se no sentido de que o desenvolvimento de e-conteúdos para educação/formação deve referenciar o enquadramento que permite ao
estudante planear o seu envolvimento formativo e efectuar uma gestão activa do seu
estudo.
Description
Keywords
Aprendizagem online e-larning Design de e-conteúdos Conteúdos multimédia
Pedagogical Context
Citation
Bidarra, J. (2008). e-Conteúdos e ambientes de aprendizagem. In A. Dias, & M. J. Gomes (Eds), e-Conteúdos para e-formadores (pp. 29-51). Guimarães: TecMinho, Universidade do Minho.
Publisher
TecMinho
