Repository logo
 
Publication

Supervisão colaborativa entre pares como estratégia para a promoção do sucesso educativo dos alunos que usufruem de medidas seletivas e adicionais de suporte à aprendizagem e à inclusão

datacite.subject.sdg04:Educação de Qualidadept_PT
datacite.subject.sdg10:Reduzir as Desigualdadespt_PT
dc.contributor.authorOliveira, Susana
dc.contributor.authorHenriques, Susana
dc.date.accessioned2025-01-09T15:47:19Z
dc.date.available2025-01-09T15:47:19Z
dc.date.issued2024-11
dc.description.abstractEste trabalho de investigação no âmbito do mestrado de Supervisão Pedagógica teve como objetivo o estudo da colaboração entre os professores titulares de turma/disciplina e os docentes de Educação Especial. Neste contexto, aceitando o progresso e os novos desafios colocados ao sistema educativo no âmbito da Educação Inclusiva, pretendeu-se desenvolver uma investigação assente no trabalho colaborativo entre os referidos docentes. O mesmo, promovido por um processo de Supervisão pedagógica horizontal e multidisciplinar em prol do desenvolvimento integral dos alunos com necessidades educativas. Deste modo, conferindo aos discentes que beneficiam de medidas seletivas e adicionais de suporte à aprendizagem e à inclusão, o acesso ao currículo numa abordagem multinível, que os mencionados docentes gerem e adequam no quotidiano em parceria e estreita interação. De tal forma, promovem-se multiliteracias fundamentadas na premissa do desenvolvimento de competências essenciais e multidimensionais do século XXI. No desenvolvimento da referida pesquisa optou-se por um estudo de carácter qualitativo, tendo-se adotado a metodologia I-A. Com efeito, recorreu-se à observação de aulas entre pares, recolha de informação utilizando diversos instrumentos, tais como, análise documental e observação direta. Em última estância, com o objetivo de averiguar se o trabalho colaborativo entre pares docentes titulares de turma/disciplina e de Educação Especial contribuiu para o sucesso educativo dos referidos alunos, na promoção de uma Educação Inclusiva baseada em princípios de igualdade de oportunidades e equidade educativa. Os resultados obtidos no âmago da investigação permitiram-nos, essencialmente, evidenciar a relevância do fundamental trabalho colaborativo entre o docente titular turma/disciplina e de Educação Especial na construção e delineação de percursos curriculares diferenciados, em abordagem multinível. Constatamos ainda, uma efetiva supervisão pedagógica colaborativa entre os referidos docentes, com repercussão no desenvolvimento das prendizagens essenciais ou substitutivas, objetivando a consecução do sucesso educativo.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationOliveira, S., Henriques, S. (2024). Supervisão colaborativa entre pares como estratégia para a promoção do sucesso educativo dos alunos que usufruem de medidas seletivas e adicionais de suporte à aprendizagem e à inclusão. In Ana Luísa Costa et al. (Orgs.). XVII Congresso da SPCE - Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, ‘Educação, Liberdade e Democracia’. Livro de Resumos. (p.67). eventQualiapt_PT
dc.identifier.isbn978-989-95390-8-2
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/17154
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publishereventQualiapt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://congresso-spce.eventqualia.net/pt/2024/inicio/pt_PT
dc.subjectEducação inclusivapt_PT
dc.subjectSupervisão pedagógica colaborativapt_PT
dc.subjectInvestigação-açãopt_PT
dc.titleSupervisão colaborativa entre pares como estratégia para a promoção do sucesso educativo dos alunos que usufruem de medidas seletivas e adicionais de suporte à aprendizagem e à inclusãopt_PT
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceFaculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Portopt_PT
oaire.citation.endPage67pt_PT
oaire.citation.startPage67pt_PT
oaire.citation.titleXVII Congresso da SPCE - Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, ‘Educação, Liberdade e Democracia’. Livro de Resumospt_PT
person.familyNamede Magalhães Oliveira
person.familyNameHenriques
person.givenNameSusana
person.givenNameSusana
person.identifier1730761
person.identifier.ciencia-idE914-7A35-F9A5
person.identifier.ciencia-id6411-F538-EA4A
person.identifier.orcid0000-0002-0253-4204
person.identifier.orcid0000-0002-7506-1401
person.identifier.scopus-author-id54420026300
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typeconferenceObjectpt_PT
relation.isAuthorOfPublicationd2ccdf05-5275-4119-972a-328e5a484609
relation.isAuthorOfPublication7cf0fcf3-cd6d-426c-be00-3579c1499dd9
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery7cf0fcf3-cd6d-426c-be00-3579c1499dd9

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
2024_Supervisão colaborativa para o sucesso de alunos com medidas de suporte à aprendizagem e inclusão-SPCELivrodeResumos.pdf
Size:
3.06 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.97 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: