Publication
Supervisão colaborativa entre pares como estratégia para a promoção do sucesso educativo dos alunos que usufruem de medidas seletivas e adicionais de suporte à aprendizagem e à inclusão
datacite.subject.sdg | 04:Educação de Qualidade | pt_PT |
datacite.subject.sdg | 10:Reduzir as Desigualdades | pt_PT |
dc.contributor.author | Oliveira, Susana | |
dc.contributor.author | Henriques, Susana | |
dc.date.accessioned | 2025-01-09T15:47:19Z | |
dc.date.available | 2025-01-09T15:47:19Z | |
dc.date.issued | 2024-11 | |
dc.description.abstract | Este trabalho de investigação no âmbito do mestrado de Supervisão Pedagógica teve como objetivo o estudo da colaboração entre os professores titulares de turma/disciplina e os docentes de Educação Especial. Neste contexto, aceitando o progresso e os novos desafios colocados ao sistema educativo no âmbito da Educação Inclusiva, pretendeu-se desenvolver uma investigação assente no trabalho colaborativo entre os referidos docentes. O mesmo, promovido por um processo de Supervisão pedagógica horizontal e multidisciplinar em prol do desenvolvimento integral dos alunos com necessidades educativas. Deste modo, conferindo aos discentes que beneficiam de medidas seletivas e adicionais de suporte à aprendizagem e à inclusão, o acesso ao currículo numa abordagem multinível, que os mencionados docentes gerem e adequam no quotidiano em parceria e estreita interação. De tal forma, promovem-se multiliteracias fundamentadas na premissa do desenvolvimento de competências essenciais e multidimensionais do século XXI. No desenvolvimento da referida pesquisa optou-se por um estudo de carácter qualitativo, tendo-se adotado a metodologia I-A. Com efeito, recorreu-se à observação de aulas entre pares, recolha de informação utilizando diversos instrumentos, tais como, análise documental e observação direta. Em última estância, com o objetivo de averiguar se o trabalho colaborativo entre pares docentes titulares de turma/disciplina e de Educação Especial contribuiu para o sucesso educativo dos referidos alunos, na promoção de uma Educação Inclusiva baseada em princípios de igualdade de oportunidades e equidade educativa. Os resultados obtidos no âmago da investigação permitiram-nos, essencialmente, evidenciar a relevância do fundamental trabalho colaborativo entre o docente titular turma/disciplina e de Educação Especial na construção e delineação de percursos curriculares diferenciados, em abordagem multinível. Constatamos ainda, uma efetiva supervisão pedagógica colaborativa entre os referidos docentes, com repercussão no desenvolvimento das prendizagens essenciais ou substitutivas, objetivando a consecução do sucesso educativo. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Oliveira, S., Henriques, S. (2024). Supervisão colaborativa entre pares como estratégia para a promoção do sucesso educativo dos alunos que usufruem de medidas seletivas e adicionais de suporte à aprendizagem e à inclusão. In Ana Luísa Costa et al. (Orgs.). XVII Congresso da SPCE - Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, ‘Educação, Liberdade e Democracia’. Livro de Resumos. (p.67). eventQualia | pt_PT |
dc.identifier.isbn | 978-989-95390-8-2 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.2/17154 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | eventQualia | pt_PT |
dc.relation.publisherversion | https://congresso-spce.eventqualia.net/pt/2024/inicio/ | pt_PT |
dc.subject | Educação inclusiva | pt_PT |
dc.subject | Supervisão pedagógica colaborativa | pt_PT |
dc.subject | Investigação-ação | pt_PT |
dc.title | Supervisão colaborativa entre pares como estratégia para a promoção do sucesso educativo dos alunos que usufruem de medidas seletivas e adicionais de suporte à aprendizagem e à inclusão | pt_PT |
dc.type | conference object | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 67 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 67 | pt_PT |
oaire.citation.title | XVII Congresso da SPCE - Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, ‘Educação, Liberdade e Democracia’. Livro de Resumos | pt_PT |
person.familyName | de Magalhães Oliveira | |
person.familyName | Henriques | |
person.givenName | Susana | |
person.givenName | Susana | |
person.identifier | 1730761 | |
person.identifier.ciencia-id | E914-7A35-F9A5 | |
person.identifier.ciencia-id | 6411-F538-EA4A | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-0253-4204 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-7506-1401 | |
person.identifier.scopus-author-id | 54420026300 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | conferenceObject | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | d2ccdf05-5275-4119-972a-328e5a484609 | |
relation.isAuthorOfPublication | 7cf0fcf3-cd6d-426c-be00-3579c1499dd9 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 7cf0fcf3-cd6d-426c-be00-3579c1499dd9 |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
Loading...
- Name:
- 2024_Supervisão colaborativa para o sucesso de alunos com medidas de suporte à aprendizagem e inclusão-SPCELivrodeResumos.pdf
- Size:
- 3.06 MB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 1.97 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description: