Repository logo
 
Publication

Manuais escolares de português: cenários didáticos de educação literária a partir das metas curriculares

dc.contributor.authorSilva, Ana Isabel
dc.contributor.authorBalula, João Paulo
dc.contributor.authorMatos, Isabel Aires de
dc.contributor.authorAmante, Susana
dc.contributor.authorCastelo, Adelina
dc.contributor.authorMelão, Dulce
dc.date.accessioned2022-07-08T15:41:25Z
dc.date.available2022-07-08T15:41:25Z
dc.date.issued2016
dc.description.abstractA relação entre Literatura e Língua tem vindo a ser reconstruída nos diferentes documentos reguladores da ação docente. Esta alteração, impulsionada pelo documento Metas Curriculares de Português (MCP) para o Ensino Básico, influenciou os manuais escolares entretanto reformulados e avaliados. Neste artigo discutimos: (1) o impacto do domínio da Educação Literária (EL) definido pelas MCP na organização de onze manuais de Português do 1.º, 2.º e 3.º Ciclos do Ensino Básico (CEB), de seis editoras diferentes; (2) as repercussões da aplicação do corpus literário na operacionalização dos domínios da Oralidade, Leitura, Escrita e Gramática. Nesta análise, confrontamos manuais adaptados e não adaptados às MCP, o que nos permite concluir que o domínio da EL tem pouco impacto na macroestrutura dos manuais, mas repercussões significativas nos cenários didáticos associados à exploração dos outros domínios, devido ao corpus literário prescrito, motivando reflexões sobre o papel do texto literário num manual de Português.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationSilva, Ana Isabel, Balula, João Paulo, Matos, Isabel Aires, Amante, Susana, Castelo, Adelina, & Melão, Dulce (2016). Manuais escolares de Português: cenários didáticos de Educação Literária a partir das Metas Curriculares. In Barbara Hlibowicka-Węglarz, Justyna Wiśniewska, & Edyta Jabłonka (Eds.), Língua Portuguesa: Unidade na diversidade (pp. 195-208). Lublin: Editora da Universidade Marie Curie-Skłodowska. (ISBN 9788377849149)pt_PT
dc.identifier.isbn9788377849149
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/12024
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherEditora da Universidade Marie Curie-Skłodowskapt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectManuais escolarespt_PT
dc.subjectMetas curriculares de portuguêspt_PT
dc.subjectEducação literáriapt_PT
dc.subjectDidática do portuguêspt_PT
dc.subjectFormação de leitorespt_PT
dc.titleManuais escolares de português: cenários didáticos de educação literária a partir das metas curricularespt_PT
dc.typebook part
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage208pt_PT
oaire.citation.startPage195pt_PT
oaire.citation.titleLíngua Portuguesa: Unidade na diversidadept_PT
person.familyNameRodrigues Balula
person.familyNameMOTA ROBOREDO AMANTE
person.familyNameCastelo
person.familyNameMelão
person.givenNameJoão Paulo
person.givenNameFÁTIMA SUSANA
person.givenNameAdelina
person.givenNameDulce
person.identifier.ciencia-id0B1F-4943-E17A
person.identifier.ciencia-id3315-1423-5042
person.identifier.ciencia-id821E-ABA2-80B9
person.identifier.orcid0000-0003-1598-1406
person.identifier.orcid0000-0002-1300-0785
person.identifier.orcid0000-0002-9079-1066
person.identifier.orcid0000-0002-1608-1074
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typebookPartpt_PT
relation.isAuthorOfPublication06694965-d867-4c95-9977-77c693d673a5
relation.isAuthorOfPublication340b0d77-e668-4d37-97cd-9b8a67d63a18
relation.isAuthorOfPublicationcf9b707c-a2e3-4163-8436-1e218b77fb5d
relation.isAuthorOfPublication0bf1946b-c2c0-40c4-b5c2-169e6dbf2b61
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoverycf9b707c-a2e3-4163-8436-1e218b77fb5d

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Artigo Manuais escolares de português_VF.pdf
Size:
156.64 KB
Format:
Adobe Portable Document Format