Repository logo
 
Publication

Abordagem por competências no ensino técnico e na formação profissional em Cabo Verde: apresentação de um projeto de pesquisa

dc.contributor.authorRocha, Benvindo
dc.contributor.authorSeabra, Filipa
dc.date.accessioned2017-07-28T10:57:50Z
dc.date.available2017-07-28T10:57:50Z
dc.date.issued2017
dc.descriptionColóquio realizado em Cabo Verde, Praia, de 6-7 de julho de 2017pt_PT
dc.description.abstractA organização curricular na abordagem por competências revela-se uma preocupação da comunidade educativa em Cabo Verde. A perceção que professores e gestores têm das práticas pedagógica e epistemológica, com base nesta nova abordagem, tem direcionado a sua própria eficácia. A implementação do ensino por competências no ensino-aprendizagem, bem como nas lideranças das organizações escolares, tem levado a revelação de sentimentos e posicionamentos especulativos, sem estudos prévios que redirecionem as políticas curriculares das formações técnicas profissionais de maneira eficiente e eficazes. Nesse sentido, a comunicação que se apresenta reflete um estudo em fase de projeto, em curso na Universidade Aberta, Portugal, inserido no Doutoramento em Educação, focado na forma como os agentes educativos perspetivam a gestão curricular por competências em várias escolas secundárias técnicas de Cabo Verde. Com esta pesquisa, pretende-se dar respostas às seguintes questões: 1) Em que medida e por que processos o conceito de competência tem vindo a alterar a organização e as práticas docentes e de liderança, no contexto do ensino técnico e profissional em Cabo Verde?; 2) Qual o papel das lideranças na promoção dessas mudanças?; 3) Como se tem processado a implementação destas mudanças, na prática docente? Para tal propomos uma abordagem qualitativa e quantitativa, recolhendo dados através de análise documental, entrevistas semi-estruturadas e inquéritos por questionário.pt_PT
dc.description.abstractThe curricular organization in the competency approach is currently a concern of the educational community in Cape Verde. The perception that teachers and managers have of pedagogical and epistemological practices based on this new approach, has directed its own effectiveness. The implementation of teaching by competences in the teaching-learning process, as well as in the school organizations leadership, has led to the disclosure of feelings and speculative positions, without previous studies that redirect the curricular policies of professional technical training in an efficient and effective manner. In this sense, the present communication reflects an underway study at the Universidade Aberta, Portugal, which is part of the PhD in Education, focused on the way in which educational agents understand the curricular management by competences in several secondary technical schools in Cabo Verde. With this research, we intend to answer the following questions: 1) To what extent and by what processes has the concept of competence changed the organization, the teaching practices and leadership in the context of technical and vocational education in Cape Verde?; 2) What are the roles of leadership in promoting these changes?; 3) How has the implementation of these changes been processed in teaching practice? In order to do so, we suggest a qualitative and quantitative approach, collecting data through documentary analysis, semi-structured interviews and questionnaire surveys.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationRocha, Benvindo de Jesus; Seabra, Filipa - Abordagem por competências no ensino técnico e na formação profissional em Cabo Verde: apresentação de um projeto de pesquisa. In. A. F. Moreira, [et al.], org. - Colóquio Luso-Afro-Brasileiro de Questões Curriculares, 3, Praia, 2017 - "Educação, Formação e Crioulidade [Em linha]: atas". [S.l.]: Goloà, 2017. 15 p.pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/6613
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherGaloàpt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://proceedings.galoa.com.br/coloquio/trabalhos/abordagem-por-competencias-no-ensino-tecnico-e-na-formacao-profissional-em-cabo-0pt_PT
dc.subjectEnsino técnico-profissionalpt_PT
dc.subjectOrganização curricularpt_PT
dc.subjectCompetênciaspt_PT
dc.subjectCabo Verdept_PT
dc.subjectProfessional technical educationpt_PT
dc.subjectCurricular organizationpt_PT
dc.subjectCompetenciespt_PT
dc.subjectCape Verdept_PT
dc.titleAbordagem por competências no ensino técnico e na formação profissional em Cabo Verde: apresentação de um projeto de pesquisapt_PT
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlacePraia, Cabo Verdept_PT
oaire.citation.titleIII Colóquio Luso-Afro-Brasileiro de Questões Curriculares. Educação, Formação e Crioulidadept_PT
person.familyNameSeabra
person.givenNameFilipa
person.identifierYawJROIAAAAJ&hl=pt-PT
person.identifier.ciencia-id991A-6004-246D
person.identifier.orcid0000-0003-1690-9502
person.identifier.scopus-author-id57210809988
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typeconferenceObjectpt_PT
relation.isAuthorOfPublication03e74dcb-cdcf-49c7-b3a6-e83f7bab1cec
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery03e74dcb-cdcf-49c7-b3a6-e83f7bab1cec

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Rocha_Seabra.pdf
Size:
529.64 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
2.13 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: