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Formação de professores: ações políticas e pedagógicas do Curso de Letras Espanhol EaD da UFSC-Brasil
dc.contributor.author | Vieira, Vera Regina de Aquino | |
dc.date.accessioned | 2014-03-28T10:48:59Z | |
dc.date.available | 2014-03-28T10:48:59Z | |
dc.date.issued | 2013-12 | |
dc.description.abstract | A proposta do presente trabalho é apresentar o Curso de Letras Espanhol da Universidade Federal de Santa Catarina – Brasil, na Modalidade a Distância, bem como as razões que amparam nosso interesse de oferta, sua organização, estrutura, suporte, os recursos e as estratégias adotadas para levar a cabo o referido projeto. No marco institucional de expansão universitária e com o fim de ampliar a formação superior para mais pessoas e municípios brasileiros, fomentando assim a criação e implantação de políticas públicas no que se refere ao ensino do espanhol em escolas públicas e a atuação do licenciado no mercado de trabalho, tendo como meta garantir a formação de mais professores para que se mude a realidade brasileira, bem como atender à demanda advinda da Lei Nº 11.161, que passou a vigorar a partir de 2010 e que trata da inclusão do idioma espanhol em todas as escolas brasileiras no Ensino Fundamental e Médio, é que passamos a ofertar nosso Curso no ano de 2008. Em seu panorama mais amplo, o Curso de Letras Espanhol a Distância, tal qual o Curso presencial, propõe que se disponibilize aos alunos uma visualização das grandes dimensões abertas ao profissional da linguagem, no sentido de encorajar a criação de equilíbrio e relevância entre as atividades teóricas e práticas dos conteúdos abordados em cada disciplina da grade curricular, bem como do curso como um todo. Nesse sentido, propomos as quatro dimensões lingüísticas que se entrelaçam e norteiam a elaboração dos conteúdos das disciplinas, a saber: a linguagem como sistema, como arte, como conhecimento e como comportamento. Estas subdivisões da linguagem devem ser vistas, portanto, não como delimitações rígidas, mas como parâmetros organizacionais, pedagógicos e metodológicos para enfoques de pesquisas e estudos específicos. Assim sendo, este panorama procura ser suficientemente abrangente para propiciar a visualização da macro-coerência de nossa proposta. No que diz respeito à formação de professores de Língua Espanhola e respectivas Literaturas, além dessas considerações preliminares há que se considerar discussões contemporâneas derivadas tanto do questionamento do processo histórico e social da construção do conhecimento científico e cultural quanto de sua relação com a escolarização. As especificidades do ensino da Língua Espanhola e suas Literaturas, delineadas por diferentes abordagens relativas ao ensino de línguas e literaturas estrangeiras, em particular, e ao processo de construção do conhecimento científico-cultural, em geral, incidem sobre a configuração da prática pedagógica. Desse modo, a formação de educadores mostra-se uma tarefa complexa, em que se procura adequar a experiência profissional e os resultados de pesquisas na área à especificidade das demandas sociais. Em face disso, nossa proposta curricular abrange diversos desafios e possibilidades na área da formação de professores de Língua Espanhola. Pretende-se, pois, oportunizar o desenvolvimento de atitudes reflexivas e investigativas, oferecendo-se instrumentos básicos para o exercício profissional da docência, levando-se em consideração a experiência prévia dos participantes. O eixo epistemológico que ordena o presente projeto é o de que a formação do educador é um processo contínuo, perpassando sua formação inicial. O material elaborado para o ensino a distância requer múltipla abrangência, variedade e dialogicidade, uma vez que estar no ambiente virtual acaba por individualizar os sujeitos na medida em que têm autonomia para trabalhar em qualquer espaço/tempo. É preciso e desejado aproximar realidades e diminuir a distância entre sujeitos pra que esse aluno sinta-se estimulado a seguir adiante a cada dificuldade, aos imprevistos de diversas ordens, a cada novo desafio. Em contraposição ao modelo didático epistemologicamente fundado na transmissão de conhecimentos universais e definitivos, compreende-se o processo de ensino-aprendizagem como uma arena de interatuação, situada na cultura escolar, caracterizada por relações subjetivas que têm significado social e que são culturalmente compartilhadas. Desse modo, o uso de diferentes meios semióticos (as novas tecnologias da informação e comunicação - NTIC) é uma ferramenta capaz de promover a interação entre os sujeitos pedagógicos, dando conta da complexidade de processos cognitivos situados em múltiplos espaços e temporalidades. Nesse sentido, o curso Letras Espanhol EaD conta com equipes multidisciplinares para a elaboração de seus materiais impressos e virtuais, uma equipe pedagógica para cada disciplina (professor e tutores a distância), coordenação de tutoria.Também, no tocante à formação dos futuros professores, o curso tem o acompanhamento dos estudantes, in loco, por uma equipe de tutores presenciais (1 tutor para cada 25 alunos) e coordenadores de polos que estão responsáveis pela infraestrutura do local destinado à realização e desenvolvimento do curso. Acreditamos que desta forma, possibilita-se aos envolvidos no processo de ensino aprendizagem acompanhar mais de perto o percurso dos estudantes e os acontecimentos, sucessos e insucessos para poder aprimorar cada vez mais o curso, gerando estímulo aos estudantes e propiciando um ambiente harmônico entre todos os participantes. O presente Curso se alicerça na representatividade e presença histórica da UFSC – seus centros, departamentos, núcleos e laboratórios – e, particularmente, seus docentes e pesquisadores, atentos às questões relacionadas ao processo de ensino-aprendizagem. | por |
dc.description.sponsorship | Universidade Aberta; Pavilhão do Conhecimento; LEAD | por |
dc.identifier.citation | Vieira, Vera Regina de Aquino - Formação de professores [Em linha]: ações políticas e pedagógicas do Curso de Letras Espanhol EaD da UFSC-Brasil. In Colóquio Luso-Brasileiro de Educação a Distância e Elearning, 3, Lisboa, 2013. "Colóquio Luso-Brasileiro...: atas". Lisboa: Universidade Aberta. LEAD, 2014. ISBN 978-972-674-738-3. p. 1-18 | por |
dc.identifier.isbn | 978-972-674-738-3 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.2/3026 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
dc.publisher | Universidade Aberta | por |
dc.publisher | LE@D | |
dc.subject | Ensino de línguas | por |
dc.subject | Língua espanhola | por |
dc.subject | Ensino a distância | por |
dc.subject | Formação de professores | por |
dc.subject | Projetos de educação | por |
dc.subject | Política da educação | por |
dc.subject | Licenciatura | por |
dc.subject | Produção de materiais de ensino | por |
dc.subject | III Colóquio Luso-Brasileiro de Educação a Distância e Elearning | |
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oaire.citation.title | III Colóquio Luso-Brasileiro de Educação a Distância e Elearning | por |
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