Publication
REviver na Rede: um projeto de inclusão digital
datacite.subject.sdg | 04:Educação de Qualidade | pt_PT |
dc.contributor.author | Pinto, João | |
dc.contributor.author | Cardoso, Teresa Margarida Loureiro | |
dc.date.accessioned | 2019-12-30T12:36:47Z | |
dc.date.available | 2019-12-30T12:36:47Z | |
dc.date.issued | 2019 | |
dc.description | Artigo apresentado no V congresso de Literacia, Media e Cidadania (Universidade de Aveiro). | pt_PT |
dc.description | Protejo realizado no âmbito do Mestrado de Pedagogia do eLearning (Universidade Aberta). | pt_PT |
dc.description.abstract | Este texto constitui uma reflexão sobre a participação nas redes sociais online, o que pode determinar o acesso ao conhecimento e à reconfiguração de processos relacionais. Tal participação traz grandes desafios, mas também oportunidades – de aprender e evoluir, para melhor respondermos às nossas necessidades pessoais ou profissionais. Assim, consideramos que é essencial considerar novos caminhos para as aprendizagens, diferentes e inovadores, que respondam às necessidades mais imediatas dos indivíduos, nomeadamente no que concerne a sua empregabilidade. Como caso prático apresentamos o projeto REviver na Rede, cujo objetivo é apoiar na utilização do Facebook pessoas, em situação de desemprego, com vista à promoção da inclusão digital, da integração social e da empregabilidade, e reforçar novas formas de procura ativa de emprego. A sua missão é disponibilizar orientações para os desempregados utilizarem o Facebook de forma a construírem uma presença online vantajosa, melhorando a sua empregabilidade. Concluímos que o Facebook é uma ferramenta válida para a integração, socialização e procura ativa de emprego, ajudando a melhorar a empregabilidade. Constatámos ainda que são necessários novos conteúdos e metodologias educacionais, que promovam diferentes tipos de aprendizagens ao longo da vida, sobretudo, através das tecnologias e dos media, como são as redes sociais digitais. | pt_PT |
dc.description.abstract | This text is a reflection about the participation on online social networks, which can determine the access to knowledge and to the reconfiguration of relational processes. Such participation brings great challenges, but also opportunities – to learn and evolve, to better respond to our personal or professional needs. Thus, we find it essential to consider new paths to different and innovative processes of learning, which meet the most immediate needs of individuals, particularly about their employability. As a practical case we present the REviver na Rede project, aimed to support people when using Facebook, in situations of unemployment, and to promote digital inclusion, social integration and employability, as well as reinforce new forms of searching for employment. Its mission is to provide guidance for the unemployed on how to use Facebook, in order to build a valuable online presence, improving their employability. We have been concluding that Facebook is an effective tool towards the integration, socialization and active job search, helping to improve employability. We have also been acknowledging that new educational contents and methodologies are needed, so as to foster different types of lifelong learning, especially through technologies and media, such as digital social networks. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Pinto, João; Cardoso, Teresa - "REviver na Rede": um projeto de inclusão digital. In Congresso Literacia, Media e Cidadania, 5, Aveiro, 2019 - "Tecnologia, desinformação e ética [Em linha]: livro de Atas". Editado por Sara Pereira. CECS: Braga, 2019. ISBN 978-989-8600-86-8. p. 312-324 | pt_PT |
dc.identifier.isbn | 978-989-8600-86-8 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.2/8949 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS) da Universidade do Minho | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Aprendizagens informais | pt_PT |
dc.subject | Educação aberta e online | pt_PT |
dc.subject | Novas literacias | pt_PT |
dc.subject | pt_PT | |
dc.subject | Inclusão digital | pt_PT |
dc.subject | Informal learning | pt_PT |
dc.subject | Open and online education | pt_PT |
dc.subject | New literacies | pt_PT |
dc.subject | Digital inclusion | pt_PT |
dc.title | REviver na Rede: um projeto de inclusão digital | pt_PT |
dc.title.alternative | REviver na Rede – REbirth in the interNET: a project of digital inclusion | pt_PT |
dc.type | conference object | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Aveiro | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 324 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 312 | pt_PT |
oaire.citation.title | Literacia, Media e Cidadania. Livro de Atas do 5.º congresso | pt_PT |
person.familyName | Pinto | |
person.familyName | Cardoso | |
person.givenName | João | |
person.givenName | Teresa Margarida Loreiro | |
person.identifier | 893541 | |
person.identifier.ciencia-id | 7411-0E45-B572 | |
person.identifier.ciencia-id | AA1A-4DCF-D85E | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-8161-2513 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-7918-2358 | |
person.identifier.scopus-author-id | 57086240100 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | conferenceObject | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | c762367a-b4a3-41d1-887f-3a12ee8544be | |
relation.isAuthorOfPublication | 7b6d912c-7d4a-4622-9991-1f21b83aa066 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | c762367a-b4a3-41d1-887f-3a12ee8544be |