Repository logo
 
Publication

REviver na Rede: um projeto de inclusão digital

datacite.subject.sdg04:Educação de Qualidadept_PT
dc.contributor.authorPinto, João
dc.contributor.authorCardoso, Teresa Margarida Loureiro
dc.date.accessioned2019-12-30T12:36:47Z
dc.date.available2019-12-30T12:36:47Z
dc.date.issued2019
dc.descriptionArtigo apresentado no V congresso de Literacia, Media e Cidadania (Universidade de Aveiro).pt_PT
dc.descriptionProtejo realizado no âmbito do Mestrado de Pedagogia do eLearning (Universidade Aberta).pt_PT
dc.description.abstractEste texto constitui uma reflexão sobre a participação nas redes sociais online, o que pode determinar o acesso ao conhecimento e à reconfiguração de processos relacionais. Tal participação traz grandes desafios, mas também oportunidades – de aprender e evoluir, para melhor respondermos às nossas necessidades pessoais ou profissionais. Assim, consideramos que é essencial considerar novos caminhos para as aprendizagens, diferentes e inovadores, que respondam às necessidades mais imediatas dos indivíduos, nomeadamente no que concerne a sua empregabilidade. Como caso prático apresentamos o projeto REviver na Rede, cujo objetivo é apoiar na utilização do Facebook pessoas, em situação de desemprego, com vista à promoção da inclusão digital, da integração social e da empregabilidade, e reforçar novas formas de procura ativa de emprego. A sua missão é disponibilizar orientações para os desempregados utilizarem o Facebook de forma a construírem uma presença online vantajosa, melhorando a sua empregabilidade. Concluímos que o Facebook é uma ferramenta válida para a integração, socialização e procura ativa de emprego, ajudando a melhorar a empregabilidade. Constatámos ainda que são necessários novos conteúdos e metodologias educacionais, que promovam diferentes tipos de aprendizagens ao longo da vida, sobretudo, através das tecnologias e dos media, como são as redes sociais digitais.pt_PT
dc.description.abstractThis text is a reflection about the participation on online social networks, which can determine the access to knowledge and to the reconfiguration of relational processes. Such participation brings great challenges, but also opportunities – to learn and evolve, to better respond to our personal or professional needs. Thus, we find it essential to consider new paths to different and innovative processes of learning, which meet the most immediate needs of individuals, particularly about their employability. As a practical case we present the REviver na Rede project, aimed to support people when using Facebook, in situations of unemployment, and to promote digital inclusion, social integration and employability, as well as reinforce new forms of searching for employment. Its mission is to provide guidance for the unemployed on how to use Facebook, in order to build a valuable online presence, improving their employability. We have been concluding that Facebook is an effective tool towards the integration, socialization and active job search, helping to improve employability. We have also been acknowledging that new educational contents and methodologies are needed, so as to foster different types of lifelong learning, especially through technologies and media, such as digital social networks.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationPinto, João; Cardoso, Teresa - "REviver na Rede": um projeto de inclusão digital. In Congresso Literacia, Media e Cidadania, 5, Aveiro, 2019 - "Tecnologia, desinformação e ética [Em linha]: livro de Atas". Editado por Sara Pereira. CECS: Braga, 2019. ISBN 978-989-8600-86-8. p. 312-324pt_PT
dc.identifier.isbn978-989-8600-86-8
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/8949
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherCentro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS) da Universidade do Minhopt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectAprendizagens informaispt_PT
dc.subjectEducação aberta e onlinept_PT
dc.subjectNovas literaciaspt_PT
dc.subjectFacebookpt_PT
dc.subjectInclusão digitalpt_PT
dc.subjectInformal learningpt_PT
dc.subjectOpen and online educationpt_PT
dc.subjectNew literaciespt_PT
dc.subjectDigital inclusionpt_PT
dc.titleREviver na Rede: um projeto de inclusão digitalpt_PT
dc.title.alternativeREviver na Rede – REbirth in the interNET: a project of digital inclusionpt_PT
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceAveiropt_PT
oaire.citation.endPage324pt_PT
oaire.citation.startPage312pt_PT
oaire.citation.titleLiteracia, Media e Cidadania. Livro de Atas do 5.º congressopt_PT
person.familyNamePinto
person.familyNameCardoso
person.givenNameJoão
person.givenNameTeresa Margarida Loreiro
person.identifier893541
person.identifier.ciencia-id7411-0E45-B572
person.identifier.ciencia-idAA1A-4DCF-D85E
person.identifier.orcid0000-0002-8161-2513
person.identifier.orcid0000-0002-7918-2358
person.identifier.scopus-author-id57086240100
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typeconferenceObjectpt_PT
relation.isAuthorOfPublicationc762367a-b4a3-41d1-887f-3a12ee8544be
relation.isAuthorOfPublication7b6d912c-7d4a-4622-9991-1f21b83aa066
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryc762367a-b4a3-41d1-887f-3a12ee8544be

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
3245-12021-1-PB.pdf
Size:
160.92 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.97 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: