Publication
Pronúncia de uma língua estrangeira: o desafio de ensiná-la a distância
dc.contributor.author | Castelo, Adelina | |
dc.date.accessioned | 2023-01-20T11:33:56Z | |
dc.date.available | 2023-01-20T11:33:56Z | |
dc.date.issued | 2021-06-25 | |
dc.description.abstract | A pronúncia, sobretudo nas suas componentes de inteligibilidade e compreensibilidade, é fundamental no domínio de uma língua estrangeira, por motivos comunicativos e mesmo sociais. Contudo, o seu treino é frequentemente descurado no ensino presencial de uma língua estrangeira, contrariando-se, assim, as expectativas de imensos alunos e até as convicções de professores e académicos. Verificando-se que este treino é ainda mais ignorado no ensino a distância, num trabalho anterior, baseado numa revisão da literatura sobre o ensino da pronúncia, o treino da pronúncia assistido por computador e o ensino da oralidade de uma língua não materna a distância, foi elaborada uma proposta para combinar estas áreas de trabalho, de modo a garantir a abordagem da pronúncia de línguas estrangeiras no ensino a distância. Nesta comunicação, pretende-se exemplificar a aplicação dessa proposta através de uma sequência didática que aborda as relações ortografia-pronúncia no português europeu (tratando-se, pois, de aspetos segmentais da pronúncia), no nível de iniciação à língua estrangeira, destinando-se a um uso assíncrono e autónomo por parte do aprendente e rentabilizando ferramentas digitais básicas existentes em qualquer computador, tablet ou smartphone. Embora concebida para um ensino totalmente digital, esta sequência é também útil em sala de aula invertida. Após uma breve apresentação da proposta orientadora subjacente, é mostrado o material didático, justificando-se as opções tomadas com base nessa proposta. Espera-se, assim, comprovar que é possível vencer o desafio do ensino da pronúncia a distância, facilitando a integração desta vertente no ensino da língua estrangeira. | pt_PT |
dc.description.sponsorship | Universidade Aberta – Depart. Humanidades, Grupo EL@N, LE@D-Laboratório de Educação a Distância e eLearning (UID 4372/FCT); Centro de Linguística da Universidade de Lisboa (UIDB/00214/2020/FCT) | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/draft | pt_PT |
dc.identifier.citation | Castelo, A. (2021). Pronúncia de uma língua estrangeira: O desafio de ensiná-la a distância. Aprender Línguas Estrangeiras em Tempo de Pandemia: Desafios e Oportunidades (Centro de Línguas e Cultura do Politécnico de Lisboa, 25/06/2021, online). | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.2/13188 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Ensino da pronúncia | pt_PT |
dc.subject | Ensino a distância | pt_PT |
dc.subject | Treino da pronúncia assistido por computador | pt_PT |
dc.subject | Criação de materiais didáticos | pt_PT |
dc.subject | Português língua não materna | pt_PT |
dc.title | Pronúncia de uma língua estrangeira: o desafio de ensiná-la a distância | pt_PT |
dc.type | conference object | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Centro de Línguas e Cultura do Politécnico de Lisboa [online] | pt_PT |
oaire.citation.title | Aprender Línguas Estrangeiras em Tempo de Pandemia: Desafios e Oportunidades | pt_PT |
person.familyName | Castelo | |
person.givenName | Adelina | |
person.identifier.ciencia-id | 821E-ABA2-80B9 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-9079-1066 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | conferenceObject | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | cf9b707c-a2e3-4163-8436-1e218b77fb5d | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | cf9b707c-a2e3-4163-8436-1e218b77fb5d |