Repository logo
 
Publication

Aprender química e biologia no ensino superior a distância: estudo de caso sobre a utilização de recursos didácticos suportados em tecnologias digitais para actividades práticas

datacite.subject.sdg04:Educação de Qualidadept_PT
datacite.subject.sdg09:Indústria, Inovação e Infraestruturaspt_PT
dc.contributor.advisorAmador, Filomena
dc.contributor.authorFerrão, Mela Pedro João
dc.date.accessioned2019-10-08T16:30:53Z
dc.date.available2019-10-08T16:30:53Z
dc.date.issued2019-06-27
dc.date.submitted2019-10-08
dc.description.abstractA presente investigação tem como objetivo estudar a função das tecnologias digitais no apoio ao desenvolvimento de actividades práticas nomeadamente de tipo experimental, como recurso didático, em cursos de nível superior nos domínios da Química e Biologia. Procura-se através deste trabalho contribuir para a melhoria dos recursos didáticos e pedagógicos que facilitem a aprendizagem dos estudantes em contextos de ensino a distância. Com base numa metodologia qualitativa do tipo estudo de caso, procedeu-se a uma coleta de dados através de entrevistas semiestruturada e inquérito por questionário. A amostra foi constituída por estudantes, delegados dos cursos de Química e Biologia e tutores que lecionam as disciplinas de carácter teórico-prático dos respetivos cursos. A investigação centrou-se no Centro de Ensino à Distância da Universidade Católica de Moçambique, em particular nos centros de recursos da Beira e Chimoio. Também se procedeu a análise do plano de estudos dos dois cursos, com base na aplicação da técnica análise de conteúdo. No fim da pesquisa foi possível conhecer melhor a situação atual e a necessidade de intensificar o uso dos recursos digitais como meios didáticos que auxiliem a compreensão dos conteúdos de carácter teórico – práticos. Sugere-se ainda o uso do blog como recurso tecnológico com vista à melhoria da aprendizagem no domínio da Educação em Ciência em contextos de ensino a distância, em particular nos cursos de Química e Biologia.pt_PT
dc.description.abstractThe objective of this research is to study the role of digital technologies in supporting the development of practical activities, especially of experimental type, as didactic resource, in higher education courses in the fields of Chemistry and Biology. The aim of this work is to contribute to the improvement of didactic and pedagogical resources that facilitate the learning of students in contexts of distance learning. Based on a qualitative methodology of the case study type, data were collected through semi-structured interviews and a questionnaire survey. The sample consisted of students, chemistry and biology delegates and tutors who teach theoretical and practical subjects in their courses. The research focused on the Distance Learning Center of the Catholic University of Mozambique, in particular at the Beira and Chimoio resource centers. The study plan of the two courses was also analyzed, based on the application of the technique of content analysis. At the end of the research it was possible to better understand the current situation and the need to intensify the use of digital resources as didactic means that help the understanding of theoretical - practical contents. It is also suggested to use the blog as a technological resource with the aim of improving learning in the field of Science Education in contexts of distance learning, in particular in the Chemistry and Biology courses.pt_PT
dc.identifier.citationFerrão, Mela Pedro João - Aprender química e biologia no ensino superior a distância [Em linha]: estudo de caso sobre a utilização de recursos didácticos suportados em tecnologias digitais para actividades práticas. [S.l.]: [s.n.], 2018. 146 p.
dc.identifier.tid202292690
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/8575
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectEnsino-aprendizagempt_PT
dc.subjectEnsino da biologiapt_PT
dc.subjectEnsino da químicapt_PT
dc.subjectEnsino superiorpt_PT
dc.subjectEducação a distânciapt_PT
dc.subjectEstudo de casospt_PT
dc.subjectTecnologia digitalpt_PT
dc.subjectRecursos educacionaispt_PT
dc.subjectBlogspt_PT
dc.subjectPractical activitiespt_PT
dc.subjectDistance educationpt_PT
dc.subjectDigital resourcespt_PT
dc.subjectChemistrypt_PT
dc.subjectBiologypt_PT
dc.titleAprender química e biologia no ensino superior a distância: estudo de caso sobre a utilização de recursos didácticos suportados em tecnologias digitais para actividades práticaspt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameDissertação de Mestrado em Comunicação Educacional e Media Digitais apresentada à Universidade Abertapt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
TMCEMD_MelaFerrao.pdf
Size:
1.9 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.97 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: