Repository logo
 
Publication

A aprendizagem em educação física : análise de dois modelos de ensino em basquetebol : instrução direta e educação desportiva

dc.contributor.advisorBarros, Daniela Melaré Vieira
dc.contributor.authorLopes, Maria Filomena Lourenço Rodrigues Lobo da Costa
dc.date.accessioned2012-10-03T13:50:48Z
dc.date.available2012-10-03T13:50:48Z
dc.date.issued2012
dc.descriptionDissertação de Mestrado em Supervisão Pedagógica apresentada à Universidade Abertapor
dc.description.abstractO presente estudo, feito numa Escola Secundária, analisou se existiam diferenças na aprendizagem do basquetebol em modelos de ensino diferentes: instrução direta e educação desportiva e estudou as perceções dos alunos e da professora. A pesquisa foi experimental e descritiva e a amostra formada pelos alunos de duas turmas do 10º ano. Aplicou-se em cada turma um modelo diferente e na avaliação testes escritos, testes de AAHPERD, GPAI, questionário e diário de bordo. No tratamento estatístico calculou-se percentagens, médias, desvio padrão, amplitude e coeficiente de variação, usou-se testes t para amostras emparelhadas e para duas amostras independentes. Concluiu-se que houve diferenças significativas nos conhecimentos em instrução direta e no lançamento em educação desportiva. Foi em educação desportiva onde se referiu que se aprendeu mais. Em instrução direta houve menos comportamentos desviantes e melhor desempenho na arbitragem. Em educação desportiva os alunos mostraram desagrado pela extensão do tempo numa mesma modalidade.por
dc.description.abstractThe present study, which took place in a Secondary School, analyzed if there were any differences in basketball learning in different teaching models: direct instruction and sport education and studied the students’ and teacher’s perceptions. The research was both experimental and descriptive and the sample was constituted by the students of two 10th grade classes. A different model was applied on each class and evaluation consisted on written tests, AAHPERD tests, GPAI, a questionnaire and a diary. On the statistic treatment percentages, means, standard deviation, amplitude and variation coefficient were calculated, there were used t tests for paired samples and for two independent samples. It was concluded that there were significant differences on the cognitive knowledge in direct instruction and at shooting in sport education. Sport education was referred as the best learnt. In direct instruction there were less disruptions and better performance in refereeing. At sport education the students complained about the time spent in one sport.
dc.identifier.citationLopes, Maria Filomena Lourenço Rodrigues Lobo da Costa - A aprendizagem em educação física [Em linha] : análise de dois modelos de ensino em basquetebol : instrução direta e educação desportiva. Lisboa : [s.n.], 2012. XV, 150 p.por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/2174
dc.language.isoporpor
dc.subjectEducação físicapor
dc.subjectAprendizagempor
dc.subjectBasquetebolpor
dc.subjectModelos educativospor
dc.subjectEnsino secundáriopor
dc.subjectEstudos comparadospor
dc.subjectEstudo de casospor
dc.subjectTeaching and learning in physical educationpor
dc.subjectBasketballpor
dc.subjectDirect instruction modelpor
dc.subjectSport education modelpor
dc.titleA aprendizagem em educação física : análise de dois modelos de ensino em basquetebol : instrução direta e educação desportivapor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 2 of 2
Loading...
Thumbnail Image
Name:
dissertação_Aprendizagem_Ed_Física.pdf
Size:
1.44 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Anexos_Aprendizagem_Ed_Física.pdf
Size:
1.95 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: