Repository logo
 
Publication

Vozes de alunos sobre a violĂȘncia/agressividade em casa, na escola e na rua no contexto intercultural de Chelas

datacite.subject.sdg04:Educação de Qualidade
datacite.subject.sdg11:Cidades e Comunidades SustentĂĄveis
datacite.subject.sdg16:Paz, Justiça e InstituiçÔes Eficazes
dc.contributor.advisorGrave-Resendes, LĂ­dia
dc.contributor.authorMoniz, LuĂ­sa LobĂŁo
dc.date.accessioned2014-06-25T08:40:48Z
dc.date.available2014-06-25T08:40:48Z
dc.date.issued2013
dc.descriptionTese de Doutoramento em CiĂȘncias da Educação na especialidade de Educação Intercultural/Multicultural apresentada Ă  Universidade Abertapor
dc.description.abstractVozes de alunos sobre violĂȘncia/agressividade em casa, na escola e na rua no contexto intercultural de Chelas Ă© um trabalho baseado no meu percurso profissional, como professora numa escola multicultural e em contacto directo, durante anos, com famĂ­lias e crianças em que a violĂȘncia tem sido uma constante nas suas vidas. Esta investigação teve como ponto de partida dar voz Ă s crianças enquanto vĂ­timas, espectadoras e autores de violĂȘncia/agressividade em casa, na escola e na rua. Porque se acredita que a criança Ă© um ser que faz a sua prĂłpria histĂłria, os testemunhos baseiam-se em dados reais das suas vidas. A criança Ă© o elemento central de todo o processo de investigação. Partiu-se de uma fundamentação teĂłrica que tentou analisar o que Ă© a violĂȘncia, a agressividade, a negligĂȘncia, assim como a importĂąncia da aprendizagem das regras e dos contos tradicionais. Estudou-se a complexidade da famĂ­lia, da cultura e do reconhecimento do outro. Optou-se pela triangulação atravĂ©s de dados recolhidos nas diferentes metodologias de estudo do mesmo fenĂłmeno. Caracterizou-se a escola e a comunidade onde estudam e habitam os alunos que fazem parte desta investigação. Da anĂĄlise de dados constatou-se que as crianças dizem que sĂŁo vĂ­timas, espectadoras e autoras de comportamentos violentos em casa, na escola e na rua e que consideram inevitĂĄvel a violĂȘncia por parte dos adultos, desejando, assim, para a sua segurança e bem-estar, leis, uma vida familiar estruturada e respeito mĂștuo. Por ser uma realidade complexa e multidisciplinar conclui-se que a Escola nĂŁo pode resolver por si sĂł este problema mas que lhe compete arranjar estratĂ©gias de organização escolar, de metodologias de ensino/aprendizagem e de articulação com as famĂ­lias e o meio envolvente, na construção de projectos teoricamente bem fundamentados e dirigidos Ă s violĂȘncias reais e Ă s emergentes.por
dc.description.abstractThe voice of the pupils on violence/aggression at home, at school and in the streets within the intercultural context of Chelas is a work based upon my career as a teacher in a multicultural school and in direct contact, over several years, with families and children for whom violence is a so permanent a fact in their lives. This research takes its starting point from hearing children's voice as victims, spectators and authors of violence/aggression at home, at school and in the streets. It is our belief that a child is a human being capable of building a narrative of his/her own and all the evidence is taken from the real data of his/her life, the child being the core element to the investigation process. We tried to discuss what violence, aggression, negligence mean, starting from a theoretical basis duly established, as well as the importance of learning the rules and traditional tales. The complexities of family, culture and acknowledgment of the Other are also part of this study. Data obtained from the several approaches of the phenomena have been processed through triangulation. The particulars of the place and community where these children are taught and live are described in the study. Discussing data, we saw that children say themselves victims, viewers and authors of violent behaviour at home, at school and in the streets and consider adult violence as inevitable and that that is why they wish laws and a structured family life and mutual respect to assure their security and well-being. School being a complex and multidisciplinary reality, we come to the fact that it is not capable of solving this problem by itself; therefore, it must develop strategies that allow it to organize itself, teaching/learning methods and linkage with the families and their environment, in order to put forward working formulae theoretically informed and oriented to the questions of real and emergent violence.por
dc.identifier.citationMoniz, LuĂ­sa LobĂŁo - Vozes de alunos sobre a violĂȘncia/agressividade em casa, na escola e na rua no contexto intercultural de Chelas [Em linha]. Lisboa : [s.n.], 2013. 392 p.por
dc.identifier.tid101244100
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/3283
dc.language.isoporpor
dc.subjectEducação interculturalpor
dc.subjectInfĂąnciapor
dc.subjectPapel da escolapor
dc.subjectCrianças socialmente desfavorecidaspor
dc.subjectCrianças maltratadaspor
dc.subjectViolĂȘnciapor
dc.subjectAgressividadepor
dc.subjectFamĂ­liapor
dc.subjectMétodos pedagógicospor
dc.subjectJogospor
dc.subjectContos de fadaspor
dc.subjectEstudo de casospor
dc.subjectChelaspor
dc.subjectViolencepor
dc.subjectAggressionpor
dc.subjectNegligencepor
dc.subjectChildpor
dc.subjectFamilypor
dc.titleVozes de alunos sobre a violĂȘncia/agressividade em casa, na escola e na rua no contexto intercultural de Chelaspor
dc.typedoctoral thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsrestrictedAccesspor
rcaap.typedoctoralThesispor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
texto.pdf
Size:
3.85 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: