Repository logo
 
Publication

Transição para o ensino remoto de emergência no ensino superior em Portugal: um estudo exploratório

datacite.subject.sdg04:Educação de Qualidadept_PT
dc.contributor.authorSeabra, Filipa
dc.contributor.authorAires, Luísa
dc.contributor.authorTeixeira, António
dc.date.accessioned2021-01-05T18:04:35Z
dc.date.available2021-01-05T18:04:35Z
dc.date.issued2020-12
dc.description.abstractA pandemia de Covid-19 teve impactos profundos no ensino superior. Em Portugal, afetou cerca de 350000 estudantes, envolvidos num processo de transição de emergência para práticas de ensino remoto. Consideramos fundamental identificar práticas adotadas pelas instituições de ensino superior nesse contexto, assim como a forma como têm sido reajustadas ao longo do tempo, e como o processo foi percecionado, quer por professores, quer por estudantes. Paratal, foi aplicado um questionário online dirigido a professores e estudantes do ensino superior presencial entre os dias 22 de abril e 12 de maio de 2020. Os resultados apontam para a adoção de uma pluralidade de estratégias de ensino, com destaque para práticas síncronas, e revistas ao longo do processo. Apesar de aspetos sensíveis como a avaliação, o envolvimento dos estudantes, as atividades práticas ou a gestão do tempo, são reconhecidas potencialidades e limitações ao processo.pt_PT
dc.description.abstractThe Covid-19 pandemic had profound impacts on higher education. In Portugal, it affected around 350000 students, involved in an emergency transition to remote teaching practices. We consider it essential to identify practices adopted by higher education institutions in this context, as well as how they have been readjusted over time, and how the process was perceived, both by teachers and students. To this end, an online questionnaire was applied to teachers and students of on-campus higher education between April 22 and May 12, 2020. The results point to the adoption of a plurality of teaching strategies, with emphasis on synchronous practices, which have been revised throughout the process. Despite sensitive aspects such as evaluation, student involvement, practical activities or time management, potential and limitations to the process are recognized.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationSeabra, F., Aires, L. & Teixeira, A. (2020). Transição para o ensino remoto de emergência no ensino superior em Portugal – um estudo exploratório. Dialogia, 36, 316-334. Dossier temático: O (Re)Inventar a educação em tempos de pandemia. ISSN: 1983-9294 DOI: 10.5585/dialogia.n36.18545pt_PT
dc.identifier.doi10.5585/dialogia.n36.18545pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/10337
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherUNINOVEpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_PT
dc.subjectCOVID-19pt_PT
dc.subjectEnsino remoto de emergênciapt_PT
dc.subjectEnsino superiorpt_PT
dc.subjectEmergency remote teachingpt_PT
dc.subjectHigher educationpt_PT
dc.titleTransição para o ensino remoto de emergência no ensino superior em Portugal: um estudo exploratóriopt_PT
dc.title.alternativeTransition to emergency remote teaching in higher education in Portugal: an exploratory studypt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceBrasilpt_PT
oaire.citation.endPage334pt_PT
oaire.citation.issue36pt_PT
oaire.citation.startPage316pt_PT
oaire.citation.titleDialogiapt_PT
person.familyNameSeabra
person.familyNameAires
person.familyNameTeixeira
person.givenNameFilipa
person.givenNameLuísa
person.givenNameAntónio
person.identifierYawJROIAAAAJ&hl=pt-PT
person.identifier.ciencia-id991A-6004-246D
person.identifier.ciencia-idF612-FFC3-1A2B
person.identifier.ciencia-id7810-ACD0-18B2
person.identifier.orcid0000-0003-1690-9502
person.identifier.orcid0000-0001-5649-276X
person.identifier.orcid0000-0002-1339-6548
person.identifier.ridAAJ-7408-2020
person.identifier.scopus-author-id57210809988
person.identifier.scopus-author-id56578173600
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication03e74dcb-cdcf-49c7-b3a6-e83f7bab1cec
relation.isAuthorOfPublication6952a68c-cc5c-4fbc-b40b-1e019e08830b
relation.isAuthorOfPublicatione6474cc5-0c39-4eb5-ba27-a3f19964333f
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery6952a68c-cc5c-4fbc-b40b-1e019e08830b

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Texto publicado correto.pdf
Size:
608.16 KB
Format:
Adobe Portable Document Format