Repository logo
 
Publication

Cenários inovadores em (Blended) eLearning na sociedade digital: o curso de formação para a docência online da Universidade Aberta, Portugal

dc.contributor.authorMoreira, J. António
dc.date.accessioned2023-02-08T10:53:50Z
dc.date.available2023-02-08T10:53:50Z
dc.date.issued2015
dc.description.abstractA introdução das tecnologias em diferentes cenários de atividade humana, entre os quais o pedagógico, tem contribuído para reforçar o desenho de metodologias de trabalho e de aprendizagem baseadas na cooperação entre os seus membros. Foi com esse intuito que a Universidade Aberta (UAb), instituição de ensino superior público, concebeu o Curso de Formação para a Docência Online, especificamente concebido para o ensino superior. Este curso segue o Modelo Pedagógico Virtual da UAb® especificamente concebido para o ensino online, que se baseia nos princípios da interação diversificada, da aprendizagem centrada no estudante, da flexibilidade e da inclusão digital. No presente artigo centramo-nos, pois, na análise do referido curso com o objetivo de apresentar contributos para a discussão da qualidade deste tipo de ofertas formativas.pt_PT
dc.description.abstractThe introduction of technologies in different environments of human activity, among which the educational environment, has helped strengthen the design of work and learning methodologies based on the cooperation among its members. With this in mind, Universidade Aberta (UAb), a public higher education establishment, designed the Online Teacher Training Course, specifically aimed at higher education. This course follows the Virtual Pedagogical Model of UAb® especially designed for virtual education, which is based on the principles of diversified interaction, student-centered learning, flexibility and digital inclusion. In this paper, our focus has been on the analysis of the said course to contribute to the discussion of the quality of this type of training offers.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationMOREIRA, J. António (2015). Cenários Inovadores em (Blended) eLearning na Sociedade Digital: O Curso de Formação para a Docência Online da Universidade Aberta, Portugal. EmRede- Revista de Educação a Distância, 2 (2), 7-16pt_PT
dc.identifier.issn2359- 6082
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/13331
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.relation.publisherversionhttp://www.aunirede.org.br/revista/index.php/emrede/article/view/50pt_PT
dc.subjectEducação onlinept_PT
dc.subjectElearningpt_PT
dc.subjectFormação de professorespt_PT
dc.subjectOnline educationpt_PT
dc.subjectTeacher trainingpt_PT
dc.titleCenários inovadores em (Blended) eLearning na sociedade digital: o curso de formação para a docência online da Universidade Aberta, Portugalpt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceBrasilpt_PT
oaire.citation.endPage16pt_PT
oaire.citation.startPage7pt_PT
oaire.citation.titleEmRede - Revista de Educação a Distânciapt_PT
person.familyNameMoreira
person.givenNameJ. António
person.identifier.ciencia-id2B14-ACE3-6C96
person.identifier.orcid0000-0003-0147-0592
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublicationda2ca531-e45f-48fe-bafe-1151cfa6dd85
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryda2ca531-e45f-48fe-bafe-1151cfa6dd85

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
7.EmRede.pdf
Size:
310.03 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.97 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: