Repository logo
 
Publication

Validação de serious games voltados para educação na área da saúde

datacite.subject.sdg04:Educação de Qualidadept_PT
dc.contributor.authorFerreira, Suiane Costa
dc.contributor.authorCabral, Mateus Santos da Cunha M.
dc.date.accessioned2024-09-17T11:46:28Z
dc.date.available2024-09-17T11:46:28Z
dc.date.issued2024
dc.description.abstractO objetivo deste trabalho é apresentar a validação de serious games enquanto tecnologias educacionais em saúde. Trata-se de um estudo metodológico de abordagem quantitativa. Foram desenvolvidos três jogos de tabuleiro, sendo eles: Imunizagame; Guerreiros de Saludis: Ataque ao Stress; e ISTAR: Uma batalha pela saúde. Concluído o desenvolvimento, foi iniciada a etapa de validação. Os juízes avaliadores foram membros pesquisadores do grupo de pesquisa pertencentes a áreas distintas de formação. Para realizar a avaliação dos jogos foi utilizado o questionário MEEGA+ (Model for the Evaluation of Educational Games). Nos resultados são abordados a qualidade geral do jogo, sua usabilidade, a experiência do jogador, possíveis áreas de melhoria. Os três jogos foram classificados como excelentes, tendo destaque para atratividade do design, promoção de interatividade entre os jogadores, oferta de desafios adequados e geradores de saberes em suas respectivas áreas de conhecimento.pt_PT
dc.description.abstractThe aim of this study is to present the validation of serious games as educational technologies in healthcare. This is a methodological study with a quantitative approach. Three board games were developed: Imunizagame; Guerreiros de Saludis: Ataque ao Stress; and ISTAR: Uma batalha pela saúde. Once development was complete, the validation stage began. The evaluators were members of the research group belonging to different backgrounds. MEEGA+ (Model for the Evaluation of Educational Games) was used to evaluate the games. The results address the overall quality of the game, its usability, player experience and possible areas for improvement. The three games were rated as excellent, with emphasis on the attractive design, promotion of interactivity between players, appropriate levels of challenge and the generation of knowledge in their respective areas of expertise.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationFerreira, Suiane Costa; Cabral, Mateus Santos da Cunha M. - Validação de serious games voltados para educação na área da saúde. "RE@D – Revista de Educação a Distância e eLearning" [Em linha]. ISSN 2182-4967. Vol. 7, nº 2 (julho-dez. 2024)pt_PT
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.34627/redvol7iss2e202423pt_PT
dc.identifier.issn2184-4097
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/16574
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherUniversidade Aberta. LE@Dpt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://revistas.rcaap.pt/lead_read/article/view/36614pt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.subjectSerious gamespt_PT
dc.subjectJogo de tabuleiropt_PT
dc.subjectEducação em saúdept_PT
dc.subjectTtecnologia educacionalpt_PT
dc.subjectBoard gamespt_PT
dc.subjectHealthcare educationpt_PT
dc.subjectEducational technologypt_PT
dc.titleValidação de serious games voltados para educação na área da saúdept_PT
dc.title.alternativeValidation of serious games for health educationpt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.titleRE@D – Revista de Educação a Distância e eLearningpt_PT
person.familyNameCosta Ferreira
person.givenNameSuiane
person.identifier.orcid0000-0002-9884-5540
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication62d8399f-d52d-4d74-ad37-6ef41941cec2
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery62d8399f-d52d-4d74-ad37-6ef41941cec2

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
36614-Texto do Trabalho-168134-1-10-20240909.pdf
Size:
983.09 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
8 B
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: