Repository logo
 
Publication

Avaliação alternativa digital: o modelo PrACT aplicado à educação profissional

datacite.subject.sdg04:Educação de Qualidadept_PT
dc.contributor.authorSouza, Elizabeth
dc.contributor.authorAmante, Lúcia
dc.date.accessioned2021-01-07T15:31:28Z
dc.date.available2021-01-07T15:31:28Z
dc.date.issued2019
dc.description.abstractO presente trabalho tem como objetivo apresentar os resultados de pesquisa realizada no contexto de um curso técnico de nível médio ofertado à distância, em uma Instituição de Educação Profissional brasileira, cujo objetivo foi o de verificar os modelos e estratégias avaliativas adotados em cursos de formação profissional técnica a distância e o quanto estas estratégias possibilitam uma experiência de avaliação transparente, consistente, autêntica e sustentável. Para tanto, optou-se por uma metodologia de pesquisa qualitativa, com recurso a um estudo de caso, tendo sido acompanhada a execução de uma turma do curso Técnico em Administração. Foram utilizados como instrumentos para recolha de dados: entrevistas com professores e coordenador pedagógico do curso, observação não-participante e análise de documentos. O referencial teórico no qual está assente essa pesquisa diz respeito à cultura da avaliação de competências e à edumetria, em especial nas dimensões e critérios estabelecidos pelo Modelo PrACT, desenvolvido no âmbito de uma perspetiva de avaliação alternativa digital. Neste trabalho, considerando a complexidade e extensão dos dados recolhidos, optou-se por focar na apresentação e discussão dos resultados de uma das dimensões do Modelo PrACT – a Autenticidade, dada a sua relevância para a educação profissional.pt_PT
dc.description.abstractThis paper aims to present research findings of a study carried out in the context of an online Technical and Vocational Education and Training (TVET) course, medium level, in a Professional Education Institution in Brazil. The main objective of the study was to verify the models and the assessment strategies adopted in online TVET and the extension of these strategies regarding a transparent evaluation experience, consistent, legitimate and sustainable. For this purpose, a qualitative research methodology was adopted, a case study approach, considering a class of a “Business Management Technical course”. Data collection tools, such as interviews with teachers and pedagogical coordinators of the referred course, non-participant observation and document analysis were applied. The theoretical framework is anchored in a culture of competence-based evaluation and training, in particular the dimensions and criteria established by the PrACT Model, designed and developed within a perspective of an alternative, digital assessment system. In this study, the researchers chose to focus on the presentation and discussion of the results of one specific dimension of the PrACT Model, the Authenticity, considering the large extension of the collected data and relevance of this dimension for the professional education.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/submittedVersionpt_PT
dc.identifier.citationSouza, E. B., Amante, L. (2019). Avaliação Alternativa Digital: o Modelo PrACT aplicado à Educação Profissional, In A. J. Osório, M. J. Gomes, A. J. Valente, (Atas da XI Conferência Internacional de Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação – Challenges 2019, pp. 1097-1112. Braga: Universidade do Minhopt_PT
dc.identifier.isbn978-989-97374-8-8
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/10361
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherUniversidade do Minho. Centro de Competênciapt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectElearningpt_PT
dc.subjectAvaliação alternativa digitalpt_PT
dc.subjectModelo PrACTpt_PT
dc.subjectAvaliação de competênciaspt_PT
dc.subjectEducação profissionalpt_PT
dc.subjecte-Learningpt_PT
dc.subjectAlternative digital assessmentpt_PT
dc.subjectPrACT modelpt_PT
dc.subjectCompetence-based assessmentpt_PT
dc.subjectProfessional educationpt_PT
dc.titleAvaliação alternativa digital: o modelo PrACT aplicado à educação profissionalpt_PT
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceBraga, Universidade Minho. Centro de Competênciapt_PT
oaire.citation.endPage1112pt_PT
oaire.citation.startPage1097pt_PT
oaire.citation.titleAtas da XI Conferência Internacional de Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação – Challenges 2019pt_PT
person.familyNameBatista de Souza
person.familyNameAmante
person.givenNameElizabeth
person.givenNameLúcia
person.identifierhttps://scholar.google.pt/citations?user=66NLfKEAAAAJ&hl=pt-PT
person.identifier.ciencia-id2F1F-7C37-99B0
person.identifier.ciencia-id4511-5D40-4988
person.identifier.orcid0000-0003-0723-5729
person.identifier.orcid0000-0003-3210-7980
person.identifier.scopus-author-id56560249400
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typeconferenceObjectpt_PT
relation.isAuthorOfPublicationf56909d5-e3e3-477f-ac21-bf1e898d4304
relation.isAuthorOfPublication13ba6718-93b5-4bb7-973c-7c38ded6b9e7
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery13ba6718-93b5-4bb7-973c-7c38ded6b9e7

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
ebsouza_lamante_atas_Ch19.pdf
Size:
722.81 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
comunicação