Publication
O percurso da gestão de uma escola pública em Portugal no caminho para a autonomia
dc.contributor.author | Pires, Maria José | |
dc.contributor.author | Seabra, Filipa | |
dc.date.accessioned | 2015-02-18T15:53:21Z | |
dc.date.available | 2015-02-18T15:53:21Z | |
dc.date.issued | 2011 | |
dc.description.abstract | Face às mudanças impulsionadas pela sociedade do conhecimento e da globalização, é exigida uma nova postura, uma melhoria no serviço público prestado, através da capacidade de intervenção do órgão de gestão e administração – o director, sujeito não apenas de maior autonomia, mas também de maior responsabilidade individual expressa pelo conceito de prestação de contas ou accountability. Esta autonomia deve corresponder a maior responsabilização, que se exprime na auto-organização da escola, na criação de estruturas operacionais, de coordenação e supervisão pedagógica que funcione em condições de equidade e qualidade. São necessárias pessoas que ponham as ideias em prática, que construam um ideário que se concretize num projecto para a escola, pois entramos numa “nova era” mais exigente que no passado. Perante a diversidade de desafios e tarefas que se prevêem, é de um bom desempenho que a escola necessita (Decreto-Lei n.º 75/2008, pp. 2341-2346). A presente comunicação apresenta parcialmente os resultados de uma dissertação de Mestrado em Administração e Planificação da Educação, em fase de conclusão, sobre o conhecimento da acção dos directores de escolas públicas básicas e secundárias em Portugal, caracterizando a forma como desempenham os seus cargos, identificando as suas formas de dirigir, avaliando os impactos organizacionais daí decorrentes e a influência que esta multiplicidade de factores exerce na relação com os docentes e a comunidade educativa, mas também a forma como utilizam a autonomia de que dispõem. Os resultados agora apresentados decorrem da aplicação de um inquérito por questionário a (n=120) docentes de duas escolas com ensino básico e secundário, com vista a analisar as percepções dos docentes sobre a gestão e autonomia das escolas. O estudo revelou, face ao novo modelo de gestão, administração e autonomia, preconizado pelo Decreto-Lei n.º 75/2008 de 22 de Abril, passados três anos da sua implementação, desacordo por parte dos professores questionados, na medida em que consideram que deu lugar a maior controlo do Ministério da Educação sobre o funcionamento das escolas; maior concentração de poderes no órgão de gestão; mais burocracia administrativa; os professores perderam poderes e dividem-se quanto à existência de inovações para melhor dignas de registo. | por |
dc.identifier.citation | Pires, Maria José; Seabra, Filipa - O percurso da gestão de uma escola pública em Portugal no caminho para a autonomia. In SPCE 2011. Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, 11, Guarda, 2011 - "Livro de atas do XI congresso... " [Em linha]. Coordenado por Carlos Sousa Reis e Fernando Sá Neves. Guarda : Instituto Politécnico da Guarda, 2011. ISBN 978-972-8681-35-7. Vol. 3, p. 49-54 | por |
dc.identifier.isbn | 978-972-8681-35-7 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.2/3674 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
dc.publisher | Insituto Politécnico da Guarda. Escola Superior de Educação Comunicação e Desporto | por |
dc.relation.publisherversion | http://www.ipg.pt/11congresso-spce/ | por |
dc.subject | Autonomia | por |
dc.subject | Diretores | por |
dc.subject | Gestão escolar | por |
dc.title | O percurso da gestão de uma escola pública em Portugal no caminho para a autonomia | por |
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oaire.citation.conferencePlace | Guarda | por |
oaire.citation.endPage | 54 | por |
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oaire.citation.title | Livro de Atas XI Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação. | por |
oaire.citation.volume | III | por |
person.familyName | Seabra | |
person.givenName | Filipa | |
person.identifier | YawJROIAAAAJ&hl=pt-PT | |
person.identifier.ciencia-id | 991A-6004-246D | |
person.identifier.orcid | 0000-0003-1690-9502 | |
person.identifier.scopus-author-id | 57210809988 | |
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