Repository logo
 
Publication

O percurso da gestão de uma escola pública em Portugal no caminho para a autonomia

dc.contributor.authorPires, Maria José
dc.contributor.authorSeabra, Filipa
dc.date.accessioned2015-02-18T15:53:21Z
dc.date.available2015-02-18T15:53:21Z
dc.date.issued2011
dc.description.abstractFace às mudanças impulsionadas pela sociedade do conhecimento e da globalização, é exigida uma nova postura, uma melhoria no serviço público prestado, através da capacidade de intervenção do órgão de gestão e administração – o director, sujeito não apenas de maior autonomia, mas também de maior responsabilidade individual expressa pelo conceito de prestação de contas ou accountability. Esta autonomia deve corresponder a maior responsabilização, que se exprime na auto-organização da escola, na criação de estruturas operacionais, de coordenação e supervisão pedagógica que funcione em condições de equidade e qualidade. São necessárias pessoas que ponham as ideias em prática, que construam um ideário que se concretize num projecto para a escola, pois entramos numa “nova era” mais exigente que no passado. Perante a diversidade de desafios e tarefas que se prevêem, é de um bom desempenho que a escola necessita (Decreto-Lei n.º 75/2008, pp. 2341-2346). A presente comunicação apresenta parcialmente os resultados de uma dissertação de Mestrado em Administração e Planificação da Educação, em fase de conclusão, sobre o conhecimento da acção dos directores de escolas públicas básicas e secundárias em Portugal, caracterizando a forma como desempenham os seus cargos, identificando as suas formas de dirigir, avaliando os impactos organizacionais daí decorrentes e a influência que esta multiplicidade de factores exerce na relação com os docentes e a comunidade educativa, mas também a forma como utilizam a autonomia de que dispõem. Os resultados agora apresentados decorrem da aplicação de um inquérito por questionário a (n=120) docentes de duas escolas com ensino básico e secundário, com vista a analisar as percepções dos docentes sobre a gestão e autonomia das escolas. O estudo revelou, face ao novo modelo de gestão, administração e autonomia, preconizado pelo Decreto-Lei n.º 75/2008 de 22 de Abril, passados três anos da sua implementação, desacordo por parte dos professores questionados, na medida em que consideram que deu lugar a maior controlo do Ministério da Educação sobre o funcionamento das escolas; maior concentração de poderes no órgão de gestão; mais burocracia administrativa; os professores perderam poderes e dividem-se quanto à existência de inovações para melhor dignas de registo.por
dc.identifier.citationPires, Maria José; Seabra, Filipa - O percurso da gestão de uma escola pública em Portugal no caminho para a autonomia. In SPCE 2011. Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, 11, Guarda, 2011 - "Livro de atas do XI congresso... " [Em linha]. Coordenado por Carlos Sousa Reis e Fernando Sá Neves. Guarda : Instituto Politécnico da Guarda, 2011. ISBN 978-972-8681-35-7. Vol. 3, p. 49-54por
dc.identifier.isbn978-972-8681-35-7
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/3674
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewedyespor
dc.publisherInsituto Politécnico da Guarda. Escola Superior de Educação Comunicação e Desportopor
dc.relation.publisherversionhttp://www.ipg.pt/11congresso-spce/por
dc.subjectAutonomiapor
dc.subjectDiretorespor
dc.subjectGestão escolarpor
dc.titleO percurso da gestão de uma escola pública em Portugal no caminho para a autonomiapor
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceGuardapor
oaire.citation.endPage54por
oaire.citation.startPage49por
oaire.citation.titleLivro de Atas XI Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação.por
oaire.citation.volumeIIIpor
person.familyNameSeabra
person.givenNameFilipa
person.identifierYawJROIAAAAJ&hl=pt-PT
person.identifier.ciencia-id991A-6004-246D
person.identifier.orcid0000-0003-1690-9502
person.identifier.scopus-author-id57210809988
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typeconferenceObjectpor
relation.isAuthorOfPublication03e74dcb-cdcf-49c7-b3a6-e83f7bab1cec
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery03e74dcb-cdcf-49c7-b3a6-e83f7bab1cec

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Pires e Seabra2011.pdf
Size:
240.23 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
2.02 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: