Repository logo
 
Publication

O percurso do Desenho Universal para Aprendizagem na produção científica brasileira de 2017 a 2023: da teoria à prática

datacite.subject.sdg04:Educação de Qualidade
datacite.subject.sdg10:Reduzir as Desigualdades
dc.contributor.authorVieira, Leociléa Aparecida
dc.contributor.authorChagas, Gabrielli
dc.contributor.authorBahia, Laryssa
dc.contributor.authorCasagrande, Keli
dc.date.accessioned2025-09-23T12:31:43Z
dc.date.available2025-09-23T12:31:43Z
dc.date.issued2025
dc.description.abstractO Desenho Universal para Aprendizagem constitui uma abordagem que busca tornar o currículo acessível a todos os estudantes, fundamentada em três princípios: engajamento, representação e ação/expressão. Este estudo objetiva identificar práticas educativas, avanços e desafios da aplicação do Desenho Universal para Aprendizagem em salas de aula, analisando a produção científica brasileira entre 2017 e 2023. A investigação foi conduzida por meio de revisão integrativa, orientada pelo protocolo PRISMA. A busca no Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior resultou em 167 publicações, das quais 11 atenderam aos critérios de inclusão. Os resultados indicam que, embora haja crescente discussão teórica sobre o Desenho Universal para Aprendizagem, a implementação prática ainda é restrita e concentrada principalmente no ensino de Matemática, com experiências pontuais em outras áreas. As práticas revelam potencial para ampliar a inclusão e flexibilizar o ensino, mas ainda se limitam a adaptações pontuais e carecem de avaliações sistemáticas de impacto. Conclui-se que a consolidação do Desenho Universal para Aprendizagem no Brasil exige maior integração de seus princípios e produção de evidências consistentes, dialogando com o tema “Inclusão e acessibilidade digital” proposto pela chamada deste número da Revista de Educação a Distância e eLearning.por
dc.description.abstractUniversal Design for Learning (UDL) is an approach that seeks to make the curriculum accessible to all students, based on three principles: engagement, representation, and action/expression. This study aims to identify educational practices, advances, and challenges in the application of UDL in classrooms, analysing Brazilian scientific production between 2017 and 2023. The investigation was conducted through an integrative review, guided by the PRISMA protocol. The search on the CAPES Journal Portal resulted in 167 publications, of which 11 met the inclusion criteria. The results indicate that, although there is growing theoretical discussion about DUA, its practical implementation is still limited and concentrated mainly in mathematics teaching, with isolated experiences in other areas. The practices reveal potential for expanding inclusion and making teaching more flexible, but they are still limited to isolated adaptations and lack systematic impact assessments. It is concluded that the consolidation of DUA in Brazil requires greater integration of its principles and the production of consistent evidence, in dialogue with the theme ‘Inclusion and digital accessibility’ proposed by this issue of the Journal of Distance Education and eLearning-RE@D.eng
dc.identifier.doi10.34627/redvol8iss2e202510
dc.identifier.issn2182-4967
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/20278
dc.language.isopor
dc.peerreviewedyes
dc.publisherUniversidade Aberta. LE@D
dc.relation.hasversionhttps://revistas.rcaap.pt/lead_read/article/view/40553
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/
dc.subjectDesenho universal para aprendizagem
dc.subjectEducação inclusiva
dc.subjectPrática pedagógica inclusiva
dc.subjectRevisão integrativa
dc.subjectUniversal design for learning
dc.subjectInclusive education
dc.subjectInclusive pedagogical practice
dc.subjectIntegrative review
dc.titleO percurso do Desenho Universal para Aprendizagem na produção científica brasileira de 2017 a 2023: da teoria à práticapor
dc.title.alternativeThe path of Universal Design for Learning in Brazilian scientific production from 2017 to 2023: from theory to practiceeng
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.titleRE@D - Revista de Educação a Distância e Elearning
oaire.versionhttp://purl.org/coar/version/c_970fb48d4fbd8a85
person.familyNameVieira
person.familyNameChagas
person.familyNameBahia
person.familyNameCasagrande
person.givenNameLeociléa Aparecida
person.givenNameGabrielli
person.givenNameLaryssa
person.givenNameKeli
person.identifier.orcid0000-0002-3879-4518
person.identifier.orcid0009-0007-8551-2185
person.identifier.orcid0009-0004-8451-1074
person.identifier.orcid0009-0004-9898-8842
relation.isAuthorOfPublication3fc5ac2b-2d3c-4c28-9e9d-35a17ffb8a78
relation.isAuthorOfPublication6d55b7fd-d4b4-4279-8d18-04eb6f0028d1
relation.isAuthorOfPublicationbf418849-4672-458c-928a-66904e49bb7d
relation.isAuthorOfPublication2dabbe4a-38b3-4502-920c-b5e0cd91e5ef
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery3fc5ac2b-2d3c-4c28-9e9d-35a17ffb8a78

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
READ_Vol.8_N2.pdf
Size:
442.74 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
8 B
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: