Repository logo
 
Publication

Sala de aula invertida em espaços digitais na disciplina de física e química: avaliação do seu impacto no autoconceito dos estudantes

datacite.subject.sdg04:Educação de Qualidadept_PT
dc.contributor.advisorMoreira, J. António
dc.contributor.authorCarneirinho, Ana Luísa Costa
dc.date.accessioned2024-08-12T10:38:37Z
dc.date.available2024-08-12T10:38:37Z
dc.date.issued2024-07-17
dc.date.submitted2024-08-12
dc.description.abstractEste projeto investiga o impacto da metodologia de Sala de Aula Invertida (SAI), enriquecida com a componente digital, no autoconceito académico de alunos do Ensino Básico. Utilizando uma abordagem de investigação-ação, o estudo implementa a metodologia de SAI numa turma de 8º ano e analisa, sob o paradigma qualitativo, dados obtidos por vários instrumentos, como observações, questionários e entrevistas semi-estruturadas, numa perspetiva de triangulação dos vários instrumentos utilizados. Os resultados sugerem que a aplicação da SAI em espaços digitais pode influenciar positivamente o autoconceito dos alunos, promovendo maior envolvimento e responsabilidade no processo de aprendizagem. Este estudo contribui para a literatura educacional ao demonstrar como as tecnologias digitais podem ser integradas efetivamente para potencializar práticas pedagógicas inovadoras em contextos de ensino de ciências.pt_PT
dc.description.abstractThis project investigates the impact of the Flipped Classroom (FC) methodology, enriched with a digital component, on the academic self-concept of elementary school students. Using an action research approach, the study implements the FC methodology in an 8th grade class and analyzes, under a qualitative paradigm, data obtained through various instruments such as observations, surveys, and semi-structured interviews, from a triangulation perspective of the various instruments used. The results suggest that the application of FC in digital spaces can positively influence students' self-concept, promoting greater engagement and responsibility in the learning process. This study contributes to the educational literature by demonstrating how digital technologies can be effectively integrated to enhance innovative pedagogical practices in science education contexts.pt_PT
dc.description.sponsorshipA investigação realizada no âmbito desta Dissertação está integrada nas Áreas de investigação do Centro de Investigação Laboratório de Educação a Distância e eLearning da Universidade Aberta no âmbito da Formação Avançada. É uma ação financiada por Fundos Nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito dos projetos, UIDB/04372/2020.pt_PT
dc.identifier.citationCarneirinho, Ana Luísa Costa - Sala de aula invertida em espaços digitais na disciplina de física e química [Em linha]: avaliação do seu impacto no autoconceito dos estudantes. [S.l.]: [s.n.], 2024. 153 p.
dc.identifier.tid203684923
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/16471
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.subjectSala de aula invertidapt_PT
dc.subjectAutoconceito académicopt_PT
dc.subjectEducação digitalpt_PT
dc.subjectEnsino híbridopt_PT
dc.subjectFísicapt_PT
dc.subjectQuímicapt_PT
dc.subjectFlipped classroompt_PT
dc.subjectAcademic self-conceptpt_PT
dc.subjectDigital educationpt_PT
dc.subjectHybrid teachingpt_PT
dc.subjectPhysicspt_PT
dc.subjectChemistrypt_PT
dc.titleSala de aula invertida em espaços digitais na disciplina de física e química: avaliação do seu impacto no autoconceito dos estudantespt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameTrabalho de Projeto do Mestrado em Pedagogia do Elearning, apresentada à Universidade Abertapt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
TPMPEL_AnaLuísaCarneirinho.pdf
Size:
4.24 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.97 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: