Repository logo
 
Publication

A contribuição do coordenador de departamento para o trabalho colaborativo por parte dos docentes do seu departamento curricular

datacite.subject.sdg04:Educação de Qualidadept_PT
dc.contributor.advisorNeves, ClƔudia
dc.contributor.authorFerreira, Patrícia Alexandra Polónio Soares
dc.date.accessioned2023-06-02T11:24:21Z
dc.date.available2023-06-02T11:24:21Z
dc.date.issued2023-05-19
dc.date.submitted2023-06-02
dc.description.abstractConsiderando que não só a liderança de topo de uma organização, mas também as lideranças intermédias desempenham um papel de extrema importância no dia-a-dia, pretendeu-se com este estudo perceber em que medida é que o coordenador de departamento (CD) pode contribuir para a melhoria e o aumento do trabalho colaborativo por parte dos docentes de um departamento curricular (DC), bem como a utilização do digital na prÔtica pedagógica destes, pretendendo-se ainda que sejam identificados alguns constrangimentos que não permitem que esta melhoria da prÔtica seja atingida na sua plenitude. Para a consecução dos objetivos propostos, foi aplicada a entrevista semiestruturada a todos os CD e um questionÔrio dirigido a todos os docentes do agrupamento de escolas. Da anÔlise dos dados obtidos, foi possível concluir que, no agrupamento de escolas em estudo, o trabalho colaborativo é uma realidade, nomeadamente no formato de colegialidade artificial e de trabalho de grupo, tendo em conta as definições apresentadas por Fullan e Hargreaves (2001), tendo sido elencados os principais constrangimentos e fatores positivos no que ao trabalho colaborativo e à utilização do digital diz respeito. Foi também analisada a utilização da técnica BYOD (Bring Your Own Device), sendo possível aferir que, embora a maioria dos professores não tenha conhecimento sobre este conceito, a utiliza, tendo sido também destacados os principais fatores que influenciam esta utilização. Este estudo permitiu identificar uma grande convergência e sintonia nas respostas dadas pelos vÔrios intervenientes, o que pode levar a acreditar que o trabalho colaborativo e a utilização do digital jÔ fazem parte da cultura de escola, deste agrupamento de escolas específico.pt_PT
dc.description.abstractConsidering that not only the top leadership of an organization, but also the middle leadership plays an extremely important role in day-to-day life, this study aimed to understand to what extent the departmental coordinator (DC) can contribute to the improvement and increase of collaborative work by the teachers of a curricular department (CD), as well as the use of digital technology in their teaching practice. To achieve the proposed objectives, a semi-structured interview was applied to all the DCs and a questionnaire addressed to all the teachers of the school cluster. From the analysis of the data obtained, it was possible to conclude that, in the school cluster under study, collaborative work is a reality, namely in the format of artificial collegiality and group work, taking into account the definitions presented by Fullan and Hargreaves (2001), having listed the main constraints and positive factors regarding collaborative work and the use of digital technology. The use of the BYOD (Bring Your Own Device) technique was also analyzed, and it was possible to assess that, although most teachers do not know about this concept, they use it, and the main factors that influence this use were also highlighted. This study identified a great convergence and harmony in the answers given by the various participants, which may lead to believe that collaborative work and the use of digital devices are already part of the school culture of this specific school cluster.pt_PT
dc.description.sponsorshipA investigação realizada no âmbito desta Dissertação de Mestrado estÔ integrada nas linhas de investigação da Unidade de Investigação e Desenvolvimento - Laboratório de Educação a Distância e eLearning (UID 4372/FCT), da Fundação para a Ciência e Tecnologia do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.pt_PT
dc.identifier.tid203321286
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/13966
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectTrabalho colaborativopt_PT
dc.subjectDigitalpt_PT
dc.subjectBYOD (Bring Your Own Device)pt_PT
dc.subjectLideranƧa intermƩdiapt_PT
dc.subjectCollaborative workpt_PT
dc.subjectDigitalpt_PT
dc.subjectMiddle leadershippt_PT
dc.titleA contribuição do coordenador de departamento para o trabalho colaborativo por parte dos docentes do seu departamento curricularpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameDissertação de Mestrado em Administração e Gestão Educacional, apresentada à Universidade Abertapt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
TMAGE_PatriciaFerreira.pdf
Size:
3 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.97 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: