Repository logo
 
Publication

Novos desafios da educação a distância: programação e uso de Chatbots

dc.contributor.authorGuerreiro, Anibal
dc.contributor.authorBarros, Daniela Melaré Vieira
dc.date.accessioned2019-07-17T09:05:10Z
dc.date.available2019-07-17T09:05:10Z
dc.date.issued2019
dc.description.abstractA evolução tecnológica, particularmente a Inteligência Artificial, tem contribuído significativamente para mu- danças relevantes em quase todas as dimensões da nossa sociedade, nomeadamente na educação e, consequentemente, no ensino a distância. Tais mudanças exigem transformações significativas, especialmente no processo de ensino-aprendizagem, de forma a minimizar a incapacidade de os Tutores Virtuais responderem na totalidade às solicitações de suporte por parte dos alunos e, por isso, a necessidade enorme de potenciar as tecnologias existentes, com o objetivo de minorar essa dificuldade. Este artigo tem como objetivo compreender os novos desafios da educação a distância (EaD) no ensino superior on-line, nomeadamente a programação e o uso de Chatbots, bem como as razões e causas para sua operacionalidade. A metodologia utilizada foi baseada no método dedutivo, resultante do processo de pesquisa bibliográfica e documental, em consonância com a investigação de doutoramento em curso sobre a temática dos tutores virtuais. Como resultado, a literatura especializada tem destacado a enorme vantagem do uso de Chatbots (assistentes virtuais) na EaD no ensino superior on-line, devido aos enormes benefícios para os intervenientes diretos do processo de ensino-aprendizagem, ou seja: a instituição, os tutores e os alunos.pt_PT
dc.description.abstractThe technological evolution has contributed significantly to relevant changes in almost all dimensions of our society, namely in education and, consequently, Distance Learning (EaD). Such changes require significant transformations, particularly in the teaching-learning process, and in order to respond to the inability of Virtual Tutors to respond fully to all requests for support from the students and therefore, there is an enormous need to strengthen technologies in order to minimize this problem. This article aims to understand the new challenges of Distance Education (EaD) in online higher education, namely the programming and use of Chatbots, as well as the reasons and causes for its operation. The methodology used was based on the deductive method, resulting from the bibliographic and documentary research process. As a result, the specialized literature has highlighted the enormous advantage of the use of Chatbots (virtual assistants) in Higher Education in online education, due to the enormous benefits to the direct participants of the teaching-apprentice process, that is: The institution, the students.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.doi10.5335/rep.v26i2.8743
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/8410
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_PT
dc.subjectEaDpt_PT
dc.subjectProgramaçãopt_PT
dc.subjectTutores virtuaispt_PT
dc.subjectInteligência artificialpt_PT
dc.subjectChatbotpt_PT
dc.subjectArtificial Intelligencept_PT
dc.subjectNew challengespt_PT
dc.subjectProgrammingpt_PT
dc.subjectVirtual tutorspt_PT
dc.titleNovos desafios da educação a distância: programação e uso de Chatbotspt_PT
dc.title.alternativeNew challenges in distance learning: programming and use of Chatbotspt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage431pt_PT
oaire.citation.startPage410pt_PT
oaire.citation.volume26, nº 2pt_PT
person.familyNameGuerreiro
person.familyNameBarros
person.givenNameAnibal
person.givenNameDaniela Melaré Vieira
person.identifier.ciencia-id2511-BF94-D07F
person.identifier.orcid0000-0001-6512-6788
person.identifier.orcid0000-0002-1412-2231
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication73d3f7f9-4e3f-4b63-8e6c-f68078222aca
relation.isAuthorOfPublication8412414c-c008-47c0-a225-d40d97c6900c
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery8412414c-c008-47c0-a225-d40d97c6900c

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
8743-Texto do artigo-15295536-1-10-20190510.pdf
Size:
908.65 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.97 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: