Repository logo
 
Publication

A utilização da plataforma MOODLE na escola básica: realidade ou ficção na inserção das TIC em sala de aula

dc.contributor.authorSantos, José Rui
dc.date.accessioned2019-11-19T14:37:44Z
dc.date.available2019-11-19T14:37:44Z
dc.date.issued2013
dc.description.abstractNuma altura em que já ninguém parece questionar a entrada do computador na escola, ainda persistem muitas dúvidas sobre a forma como é feita a sua utilização em contexto pedagógico, e se esta é, efetivamente, uma realidade. Inquestionável parece ser também a importância que os recursos tecnológicos, cada vez mais presentes no panorama escolar, como é o caso da plataforma Moodle, adquiriram no quotidiano da escola, bem como as vantagens do seu uso na educação em geral e nas práticas letivas em particular. Conhecer a forma como é utilizada a plataforma Moodle, numa escola básica com 2.º e 3.º ciclos e como são aplicadas as tecnologias de informação e comunicação nas práticas pedagógicas foram o mote da investigação realizada em 2009/2010, da qual emerge este artigo. Neste estudo de caso em que o processo de recolha de dados incluiu inquéritos por questionário, entrevistas e observação de aulas, as principais conclusões prendem-se com a falta de formação dos professores na área das TIC e, consequentemente, com o pouco e inadequado proveito delas tirado em particular da plataforma Moodle.pt_PT
dc.description.abstractAt a time when nobody seems to question the computer input in school, there are still many doubts about how it’s used in pedagogical context and if they are in fact used. There also seems to be the importance of technological resources, increasingly present in the school, as is the case with the Moodle, acquired in the daily life of the school, as well as the advantages of its use in education in General and in practice hours in particular. Knowing how Moodle is used, in a secondary school, with the 2nd and 3rd cycle of education and how information and communication technologies are applied in pedagogical practices have been the motto of the research carried out in 2009/2010, from which emerges this article. In this case study in which the data collection process included surveys, interviews and observation of lessons, the main conclusions are related to the lack of teachers formation in ICTs, and consequently, with the little and inadequate benefit taken by them from the ICTs, in particular from the Moodle.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationSantos, José Rui - A utilização da plataforma MOODLE na escola básica: realidade ou ficção na inserção das TIC em sala de aula. In Grave-Resendes, Lídia; Bastos, Glória; Gaspar, Maria Ivone, coord. - "Lideranças e novas dinâmicas educacionais" [Em linha]. Lisboa: Universidade Aberta, 2013. ISBN 978-972-674-736-9. p. 124-134pt_PT
dc.identifier.isbn978-972-674-736-9
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/8777
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherUniversidade Abertapt_PT
dc.subjectPlataforma Moodlept_PT
dc.subjectTICpt_PT
dc.subjectEnsino-aprendizagempt_PT
dc.subjectProfessorespt_PT
dc.subjectAlunospt_PT
dc.subjectMoodlept_PT
dc.subjectICTspt_PT
dc.subjectTeaching-learningpt_PT
dc.subjectTeacherspt_PT
dc.subjectStudentspt_PT
dc.titleA utilização da plataforma MOODLE na escola básica: realidade ou ficção na inserção das TIC em sala de aulapt_PT
dc.typebook part
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage134pt_PT
oaire.citation.startPage124pt_PT
oaire.citation.titleLideranças e novas dinâmicas educacionaispt_PT
person.familyNameSantos
person.givenNameJosé Rui
person.identifierV-8556-2018
person.identifier.ciencia-idD21A-97C9-C219
person.identifier.orcid0000-0001-7571-7012
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typebookPartpt_PT
relation.isAuthorOfPublicationaa325cf1-8072-4230-a0ae-ed6025d87f66
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryaa325cf1-8072-4230-a0ae-ed6025d87f66

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
A utilização da plataforma Moodle.pdf
Size:
2.76 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.97 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: