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Desafios invisíveis: impactos do trabalho na saúde e qualidade de vida dos professores de uma universidade pública

dc.contributor.authorCancian, Queli Ghilardi
dc.contributor.authorMalacarne, Vilmar
dc.contributor.authorMoreira, J. António
dc.contributor.authorMesquita, Elza
dc.contributor.authorGonçalves, Vitor
dc.date.accessioned2024-12-30T13:18:50Z
dc.date.available2024-12-30T13:18:50Z
dc.date.issued2024-07-30
dc.description.abstractCompreender a profissão docente, pressupõe compreender, a complexidade do ambiente de trabalho e a qualidade de vida e saúde desses profissionais. Partindo desta concepção, o artigo apresenta como objetivo a identificação e análise da saúde mental e qualidade de vida no desenvolvimento das atividades laborais dos professores estatutários que atuam em uma Universidade pública no Oeste do Paraná. Trata-se de uma pesquisa mista (qualitativa-quantitativa) de caráter exploratório, delineamento descritivo, desenvolvida por meio de uma pesquisa de campo, efetivada a partir da aplicação de um ‘questionário estruturado’, desenvolvido pelos próprios pesquisadores. A pesquisa contou com a participação de 94 professores voluntários de diferentes áreas de atuação. Os resultados evidenciaram a insatisfação dos docentes, manifesta a partir da identificação da excessiva carga de trabalho, da considerável perda de autonomia, e da extensão da jornada de trabalho, com indicativos de precarização e a intensificação do trabalho. No estudo identificou-se a presença de transtornos mentais entre os professores, sendo a ansiedade, e a depressão os transtornos com maior incidência. Sendo o sentimento de cansaço atribuído ao principal fator de influência negativa nas condições de saúde.pt_PT
dc.description.abstractUnderstanding the teaching profession presupposes understanding the complexity of the work environment and the quality of life and health of these professionals. Based on this conception, the article aims to identify and analyze mental health and quality of life in the development of work activities of statutory professors who work at a public University in Western Paraná. This is a mixed (qualitative-quantitative) research of an exploratory nature, descriptive design, developed through field research, carried out through the application of a 'structured questionnaire', developed by the researchers themselves. The research involved the participation of 110 volunteers, 16 of whom hold administrative positions. The results showed that the mental disorders that most affected teachers were anxiety, followed by depression, an order that is confirmed in the perception of administrative teachers. When considering feelings in relation to work, participants pointed to tiredness as the main factor with a negative influence on health conditions. Data analysis demonstrated the dissatisfaction of teachers, which was manifested due to the excessive workload, the considerable loss of autonomy, and the extension of the working day. These factors were identified based on the organization and demands of work, indicating the precariousness and intensification of teachers' work.pt_PT
dc.description.sponsorshipApoio institucional da Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.5281/zenodo.13846027pt_PT
dc.identifier.issn2675-1488
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/17043
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.subjectAdoecimentopt_PT
dc.subjectIntensificaçãopt_PT
dc.subjectPrecarizaçãopt_PT
dc.subjectTrabalho docentept_PT
dc.subjectQualidade de vidapt_PT
dc.subjectIllnesspt_PT
dc.subjectIntensificationpt_PT
dc.subjectPrecariousnesspt_PT
dc.subjectTeaching workpt_PT
dc.titleDesafios invisíveis: impactos do trabalho na saúde e qualidade de vida dos professores de uma universidade públicapt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceBrasilpt_PT
oaire.citation.endPage578pt_PT
oaire.citation.issue55pt_PT
oaire.citation.startPage553pt_PT
oaire.citation.titleBoletim De Conjuntura (BOCA)pt_PT
oaire.citation.volume19pt_PT
person.familyNameGhilardi Cancian
person.familyNameMoreira
person.familyNameGonçalves
person.givenNameQueli
person.givenNameJ. António
person.givenNameVitor
person.identifierG-5274-2012
person.identifier.ciencia-id2B14-ACE3-6C96
person.identifier.ciencia-idA310-FFD6-55A1
person.identifier.orcid0000-0002-6135-1432
person.identifier.orcid0000-0003-0147-0592
person.identifier.orcid0000-0002-0645-6776
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublicationea80563a-9d3e-4df1-96f1-e4974364f225
relation.isAuthorOfPublicationda2ca531-e45f-48fe-bafe-1151cfa6dd85
relation.isAuthorOfPublication560a0dc9-a5a7-4439-9722-75c5599c9fa7
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