Repository logo
 
Publication

Transição para o ensino secundário em Portugal: vozes de estudantes sobre dificuldades académicas

dc.contributor.authorTorres, Ana Cristina
dc.contributor.authorMouraz, Ana
dc.date.accessioned2020-01-31T16:55:35Z
dc.date.available2020-01-31T16:55:35Z
dc.date.issued2019
dc.description.abstractO artigo apresenta e discute perspetivas de estudantes recém-chegados ao ensino secundário sobre as principais dificuldades acadêmicas que referem ter sentido na transição para esta última etapa obrigatória da escolaridade em Portugal, relacionando-as com a organização curricular das modalidades dos seus cursos. De acordo com as perspetivas recolhidas em seis grupos de discussão focalizada, esta transição parece configurar-se de sentimentos mais positivos para estudantes em cursos profissionais do que para estudantes em cursos científico-humanísticos. Os primeiros apenas referem ter de adaptar-se à elevada carga horária dos cursos. Os segundos lutam com a rapidez e exigência do ensino e do trabalho autônomo resultantes da pressão dos programas e exames. Estes resultados suportam a necessidade de se conceder maior flexibilidade e abertura à organização curricular do ensino secundário.pt_PT
dc.description.abstractThis article presents and discusses the perspectives of newcomer upper secondary school students about academic difficulties they mention to have experienced in the transition to this last compulsory stage of schooling in Portugal, relating them with the curriculum structure of their courses’ modalities. According to the perspectives gathered in six focus group discussions, this transition seems to bring more positive feelings to students in vocational courses than to those in general academic courses. The former only state to have to adapt to the busy weekly schedules of their courses. The latter struggle with the teaching speed and high demand for autonomous work as a result from the pressure of syllabuses and exams. These findings support the need to invest in the curricular organization of upper secondary education with greater flexibility and openness.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationTorres, Ana Cristina; Mouraz, Ana - Transição para o ensino secundário em Portugal: vozes de estudantes sobre dificuldades académicas. "Educação & Sociedade" [Em linha]. ISSN 0101-7330 (Print) 1678-4626 (Online). Vol. 40 (2019), 17 p.pt_PT
dc.identifier.doi10.1590/es0101-73302019186268pt_PT
dc.identifier.issn0101-7330 (Print)
dc.identifier.issn1678-4626 (Online)
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/9146
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.subjectTransição de estudantespt_PT
dc.subjectDificuldades académicaspt_PT
dc.subjectVozes de estudantespt_PT
dc.subjectEnsino secundáriopt_PT
dc.subjectStudents’ transitionspt_PT
dc.subjectUpper secondary schoolpt_PT
dc.subjectStudent voicespt_PT
dc.subjectDifficultiespt_PT
dc.titleTransição para o ensino secundário em Portugal: vozes de estudantes sobre dificuldades académicaspt_PT
dc.title.alternativeTransition to upper secondary education in Portugal: students’ voices about academic difficultiespt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.titleEducação & Sociedadept_PT
person.familyNameTorres
person.familyNameMouraz
person.givenNameAna Cristina
person.givenNameAna
person.identifierK-5379-2014
person.identifierK-5236-2014
person.identifier.ciencia-id8516-A4BF-A2E1
person.identifier.ciencia-id451A-5847-2060
person.identifier.orcid0000-0002-9068-1203
person.identifier.orcid0000-0001-7960-5923
person.identifier.scopus-author-idID 55213861200
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication4651ad56-9415-4908-a2c8-af7c48f30694
relation.isAuthorOfPublication7d4ef2e7-55d8-453a-8d57-b0ae7ed9a750
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery7d4ef2e7-55d8-453a-8d57-b0ae7ed9a750

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
torres & Mouraz0186268.pdf
Size:
233.34 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.97 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: