Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
3.35 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
O Padre Manuel Antunes, sj (1918-1985) foi um dos
mais brilhantes e marcantes pedagogos do século XX
português.
O testemunho dos seus alunos e a sua reflexão escrita
sobre a educação e sobre o projecto de homem a formar
manifestam que Manuel Antunes concebia o processo
pedagógico como intrinsecamente relacional e
dialogal, assente na relação entre o educador e o educando
e entre este consigo mesmo. Postulava um
aperfeiçoamento humano contínuo pela exploração
máxima do que chamava “a capacidade educacional
do homem”. As belas e inovadoras palavras que utilizava
para desenhar um perfil novo de pedagogo e um
novo projecto de educação traduziam-se, de facto, na
sua prática pedagógica. Atento aos dinamismos da cultura internacional (a
Brotéria e a sua riquíssima biblioteca eram uma espécie
de placa giratória de circulação, actualização e
divulgação de saber, basta ter em conta o elevado número
de revistas internacionais assinadas e permutadas
e os livros recebidos e recenseados pelos redactores
deste periódico) e como analista sagaz da evolução
vertiginosa da sociedade, publica reflexões muito
lúcidas e até visionárias que anteciparam tendências
e problemas que, então, ainda mal emergiam em Portugal.
Os textos reunidos neste segundo tomo da Obra
Completa do Padre Manuel Antunes, sj são afinal um
bom pórtico para a compreensão do conjunto da sua
obra: uma obra paedagogica, à qual nada do que seja
humano lhe é estranho, na qual tudo importa compreender
e encontrar um caminho que dê sentido ao
homem enquanto ser em processo de formação permanente,
tendo como meta um ideal de plenitude.
Description
Obra sob a coordenação geral e a coordenação científica de: José Eduardo Franco. Obra completa do Padre Manuel Antunes, SJ; T. 2.
Keywords
Pedagogical Context
Citation
Publisher
Fundação Calouste Gulbenkian