Repository logo
 
Publication

As dinâmicas da escola na promoção da inclusão : estudo de caso no agrupamento de escolas do Carregado

dc.contributor.advisorNeves, Cláudia
dc.contributor.authorClamote, Paula Cristina Medeiros
dc.date.accessioned2019-03-06T15:41:55Z
dc.date.available2019-03-06T15:41:55Z
dc.date.issued2018-12-10
dc.date.submitted2019-03-06
dc.description.abstractO objetivo principal deste trabalho é caraterizar, analisar e identificar como o agrupamento de escolas do Carregado dá resposta em termos de inclusão à diversidade escolar de alunos com Necessidade Educativas Especiais (NEE). Como principal base teórica de partida para o enquadramento do estudo faz-se utilização da Declaração de Salamanca e da legislação dedicada a esta área, nomeadamente o decreto-lei 3/2008 de 7 de janeiro. Enquadra-se a problemática das NEE partindo da noção de diversidade, da evolução do conceito de diferenciação pedagógica, bem como de educar para a diferença e para a inclusão e por fim elencar o conceito de escola inclusiva. Inicialmente efetua-se uma análise documental dos normativos do agrupamento, seguida de um enquadramento teórico e posteriormente procede-se a um estudo de caso, utilizando um método de recolha de dados misto, entrevistas e questionários aplicados a vários elementos da comunidade educativa que estão diretamente relacionados com alunos com NEE. Neste estudo de caso pretende-se: caracterizar a população escolar com NEE, identificar quais os recursos de que o agrupamento dispõe para dar resposta em termos de inclusão aos alunos com NEE, caracterizar as atividades e iniciativas tomadas pelo agrupamento para corresponder, em termos de inclusão, aos alunos com NEE, levantar as necessidades sentidas pela comunidade educativa para aprofundar a inclusão dos alunos com NEE, identificar dificuldades e limitações do agrupamento de escolas no que diz respeito à promoção da inclusão dos alunos com NEE. Por fim, pretende-se efetuar uma síntese, elaborando sobre a eventual distância entre as bases teóricas e a realidade concreta do agrupamento, no que à inclusão, diversidade pedagógica e efeitos das lideranças diz respeito, bem como elencar eventual trabalho futuro.pt_PT
dc.description.abstractThe Dynamics of the School in The Promotion of Inclusion – Case study in the Agrupamento de Escolas do Carregado, Lisbon, Portugal The main objective of this work is to characterize, analyze and identify how the Agrupamento de Escolas do Carregado (AEC school) responds in terms of inclusion to the school diversity of students with Special Educational Needs (SENs). As main theoretical background for the study it is made use of the Declaration of Salamanca and the legislation dedicated to this area, namely the decree-law 3/2008 of January 7. It is intended to characterize and analyse the problem of SENs, starting from the notion of diversity, the evolution of the concept of pedagogical differentiation, as well as to educating for the difference and for the inclusion. Finally, it is intended to emphasize the concept of inclusive school. Initially a review of the internal norms and rules of the AEC school is carried out followed by a theoretical review. Then a case study is carried out, using a method of mixed data collection, interviews and questionnaires, applied to several elements of the educational community that are directly related to students with SEN. This case study intends to: characterize the school population with SEN, identify the resources that AEC school has to respond in terms of inclusion to the students with SEN, characterize the activities and initiatives taken by the group to respond in terms of inclusion to the students with SEN, to raise the needs felt by the educational community to deepen the inclusion of the students with SENs, to identify difficulties and limitations of the AEC school with respect to the promotion of the inclusion of the students with SEN.Finally, it is intended to make a synthesis elaborating on the possible distance between the theoretical background and the reality of the AEC school, as far as the inclusion, pedagogical diversity and effects of the leaderships is concerned. This work finishes with a conclusions and listing of future work.pt_PT
dc.identifier.citationClamote, Paula Cristina Medeiros - As dinâmicas da escola na promoção da inclusão [Em linha] : estudo de caso no agrupamento de escolas do Carregado. [S.l.]: [s.n.], [2018]. 184 p.
dc.identifier.tid202231003
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/8012
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectDiversidadept_PT
dc.subjectEducação especialpt_PT
dc.subjectNecessidades educativas especiaispt_PT
dc.subjectDiferenciação pedagógicapt_PT
dc.subjectInclusãopt_PT
dc.subjectAlunospt_PT
dc.subjectAgrupamento de escolaspt_PT
dc.subjectLiderançapt_PT
dc.subjectEstudo de casospt_PT
dc.subjectCarregadopt_PT
dc.subjectDiversitypt_PT
dc.subjectPedagogical differentiationpt_PT
dc.subjectSpecial educational needspt_PT
dc.subjectSpecial educationpt_PT
dc.subjectInclusion Leadershippt_PT
dc.titleAs dinâmicas da escola na promoção da inclusão : estudo de caso no agrupamento de escolas do Carregadopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameDissertação de Mestrado em Administração e Gestão Educacional apresentada à Universidade Abertapt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
TMAGE_PaulaClamote.pdf
Size:
11.28 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.97 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: