Repository logo
 
Publication

Análise dos gêneros nas mídias sociais : Facebook e Twitter (num corpus de português do Brasil)

datacite.subject.fosHumanidades:Línguas e Literaturaspt_PT
dc.contributor.advisorSilva, Paulo Nunes da
dc.contributor.authorQuadros, Daiane Tamanaha de
dc.date.accessioned2018-02-28T11:37:52Z
dc.date.available2018-02-28T11:37:52Z
dc.date.issued2018-01-15
dc.date.submitted2018-02-28
dc.description.abstractAs redes sociais são um ambiente rico e dinâmico para o uso de variados gêneros. Este estudo tem como objetivo identificar e caracterizar os principais gêneros atestados em duas redes sociais importantes no Brasil: Facebook e Twitter. Para isso, foi analisada a produção de texto de quatro usuários ativos nas redes sociais no mês de maio de 2016. O corpus, constituído por 1.696 textos, foi perspectivado com base em propostas da Linguística Textual, Interacionismo Sociodiscursivo, Análise do Discurso, Estudos Retóricos do Gênero, Inglês para Fins Acadêmicos e Gênero e Multimodalidade. No período analisado, foram identificados e caracterizados 32 gêneros, sendo o híbrido e o conversa aberta os mais usados, tanto no Facebook como no Twitter. Esta constatação decorre dos propósitos comunicativos dos usuários, como também da intertextualidade atestada entre os gêneros. Foram identificados, ainda, exemplares de gêneros específicos destas redes sociais, nomeadamente tag, ícone e hashtag, e procurou-se explicar como foi feita a adaptação dos respectivos gêneros pré-existentes ao ambiente digital. Este estudo mostra, portanto, que a estrutura das redes sociais tem forte influência na geração, adaptação e utilização dos gêneros nesse meio.pt_PT
dc.description.abstractSocial media are a rich and dynamic environment for textual genres usage. The goal of this study is to identify and characterize the main textual genres on important social media in Brazil: Facebook and Twitter. In order to reach that goal, 1,696 texts, produced by four active Brazilian users of both social media during May 2016, were analyzed. The adopted theoretical framework and methodology include contributions from Textual Linguistics, Sociodiscursive Interactionism, Discourse Analysis, Rhetorical Genre Studies, English for Academic Purposes, and Genre and Multimodality. In this study, 32 genres were identified and characterized. The hybrid genre and the open chat genre are the most popular on both Facebook and Twitter, which may reveal the users’ communicative purposes and also the intertextuality that is inherent in social networks. In addition, many occurrences of specific genres – such as tag, icon, and hashtag – were identified. Also, the study shows the adaptation of the other genres to the digital environment. This research demonstrates the powerful influence of the structure of social media on the generation, adaptation, and usage of genres.pt_PT
dc.identifier.citationQuadros, Daiane Tamanaha de - Análise dos gêneros nas mídias sociais[Em linha] : Facebook e Twitter (num corpus de português do Brasil). [S.l.]: [s.n.], 2017. 115 p.
dc.identifier.tid201877260
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/7189
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectRedes sociais
dc.subjectFacebook
dc.subjectTwitter
dc.subjectAmbientes virtuais
dc.subjectIntertextualidade
dc.subjectComunicações
dc.subjectGéneros (linguística)
dc.subjectBrasil
dc.subjectSocial media
dc.subjectIntertextuality
dc.subjectGenre
dc.titleAnálise dos gêneros nas mídias sociais : Facebook e Twitter (num corpus de português do Brasil)pt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameDissertação de Mestrado em Estudos Portugueses Multidisciplinares apresentada à Universidade Abertapt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
TMEPM_DaianeQuadros.pdf
Size:
58.35 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
2.13 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: