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Observatórios de educação em Portugal: definições e contributos para o desenvolvimento da qualidade
dc.contributor.author | Seabra, Filipa | |
dc.contributor.author | Pedras, Sandra | |
dc.contributor.author | Silva, Paula | |
dc.contributor.author | Carlos, Ana Paula | |
dc.date.accessioned | 2017-07-28T11:15:43Z | |
dc.date.available | 2017-07-28T11:15:43Z | |
dc.date.issued | 2017 | |
dc.description.abstract | Nos últimos anos, os observatórios em educação têm-se assumido como instituições de relevo no contexto educativo (Lopes, 2010). Pese embora essa presença importante no panorama da prática e da investigação em educação, são ainda raras as análises do conceito de observatório em si, e de observatório no campo educacional em particular, no contexto português. No sentido de fundamentar empiricamente a análise da forma como os observatórios em educação têm sido percecionados e definidos, desenvolvemos uma análise dos sites de diversos observatórios com atividade centrada (total ou parcialmente) em questões educacionais, ainda que sem pretensão de exaustividade, com vista a estabelecer: i) as definições de observatório assumidas pelos próprios observatórios; ii) a natureza dos objetivos a que esses coletivos se propõem; iii) a natureza das instituições que os integram e coordenam. Desenvolveu-se assim uma análise documental, que permite apontar, de forma exploratória, a omissão da definição de observatório, que se subentende mais do que se explicita nos sites analisados; a existência de objetivos de diferente natureza e que integram dimensões de produção e disseminação de conhecimento, mas também de mobilização de recursos e influência sobre a realidade; e o papel preponderante desempenhado por universidades na sua coordenação, a par de outras instituições como as próprias escolas (tomadas como parceiras), ou instituições ligadas ao poder local. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Seabra, Filipa; [et al.] - Observatórios de educação em Portugal: definições e contributos para o desenvolvimento da qualidade. "Revista de Estudos Curriculares" [Em linha]. ISSN 2183-8755. Vol. 8, nº 1 (2017), p. 69-86 | pt_PT |
dc.identifier.issn | 2183-8755 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.2/6616 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.relation.publisherversion | https://www.nonio.uminho.pt/rec/index.php/rec/article/view/30 | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Observatórios | pt_PT |
dc.subject | Educação | pt_PT |
dc.subject | Qualidade | pt_PT |
dc.title | Observatórios de educação em Portugal: definições e contributos para o desenvolvimento da qualidade | pt_PT |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.endPage | 86 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 69 | pt_PT |
oaire.citation.title | Revista de Estudos Curriculares | pt_PT |
person.familyName | Seabra | |
person.givenName | Filipa | |
person.identifier | YawJROIAAAAJ&hl=pt-PT | |
person.identifier.ciencia-id | 991A-6004-246D | |
person.identifier.orcid | 0000-0003-1690-9502 | |
person.identifier.scopus-author-id | 57210809988 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | article | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | 03e74dcb-cdcf-49c7-b3a6-e83f7bab1cec | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 03e74dcb-cdcf-49c7-b3a6-e83f7bab1cec |