Repository logo
 
Publication

Imagens literárias do Alentejo em Manuel da Fonseca: Planície, Aldeia Nova e Seara de Vento

datacite.subject.sdg04:Educação de Qualidadept_PT
dc.contributor.advisorGonçalves, Luís Carlos Pimenta
dc.contributor.authorEstêvão, Hugo Manuel Gonçalves
dc.date.accessioned2023-04-17T15:17:20Z
dc.date.available2023-04-17T15:17:20Z
dc.date.issued2023-04-05
dc.date.submitted2023-04-17
dc.description.abstract“Imagens Literárias do Alentejo em Manuel da Fonseca: Planície, Aldeia Nova e Seara de Vento” assume-se como um trabalho de investigação subordinado ao estudo imagológico da região do Alentejo em Manuel da Fonseca. A fim de se constituir um corpus de análise credível e diversificado, foram selecionadas as obras Planície (1941), poesia; Aldeia Nova (1942), contos, e Seara de Vento (1958), romance. Manuel da Fonseca (1911-1993) inscreve-se no movimento literário neorrealista, sendo que as suas obras refletem uma preocupação e um comprometimento social (característica dessa estética literária), sem esquecer, todavia, a estética discursiva. O cenário que privilegia é o Alentejo, região bem familiar ao autor por razões biográficas – nasceu e passou parte da sua infância em Santiago do Cacém – e com a qual manteve sempre laços de afetividade. Assim, impõe-se, também, uma discussão sobre a presença do regionalismo em Fonseca. A representação da região transtagana no corpus estudado, analisada sob a perspetiva da Imagologia, resulta em imagens literárias, exploradas em subcapítulos da presente dissertação: a paisagem, o trabalho, a figura do maltês, o lar alentejano, o cante, a crença e a crendice e o falar alentejano. Metodologicamente, privilegia-se a análise de conteúdo, operando-se o levantamento dos temas, motivos, estereótipos (que, em literatura, assumem a designação de imagotipos). Seguese o estudo da forma como surgem retratados nas três obras, estabelecendo-se uma comparação entre as mesmas e discutindo-se se as imagens literárias construídas no discurso de Fonseca permanecem estáticas ou, pelo contrário, são mutáveis. No atinente à estrutura da dissertação, além dos capítulos relativos à análise das imagens literárias em Fonseca, destacam-se: o enquadramento teórico-metodológico relativo à Imagologia Literária e a contextualização do escritor em estudo, quer biográfica, quer da estética literária em que se insere.pt_PT
dc.description.abstract“Alentejo’s Literary Images in Manuel da Fonseca: Planície, Aldeia Nova and Seara de Vento” is an investigation focused on the imagological study of the Alentejo region in Manuel da Fonseca’s works. To form a trustworthy and diversified body of study, three works were selected: Planície (1941), poetry; Aldeia Nova (1942), short stories, and Seara de Vento (1958), a novel. Manuel da Fonseca (1911-1993) integrates the neorealist literary period; therefore, his works demonstrate a social concern and commitment (a feature of that period), but always concerned with the writing style. The main scenery in his work is the Alentejo region, which is familiar to the author, for biographical reasons – he was born in Santiago do Cacém, where he lived his childhood – and with which he always maintained emotional ties. So, it is also important to discuss the regionalism in his work. The depiction of the Alentejo region in the body of study, explored under the imagological approach, becomes an ensemble of literary images, analyzed in the subchapters of the dissertation: the scenery, the labor, the “maltês” character (a stereotype), the family, the “cante alentejano” (a musical style), the faith and the superstition and the dialect of Alentejo. Regarding the methodology, it is focused on a content analysis, identifying the topics, the motifs, the stereotypes (that in literature are designated by the expression “imagotypes”). Then, it follows the study about the ways they are portrayed in the three works, comparing them, and discussing if the literary images in Manuel da Fonseca’s speech will remain static or, instead, they will change. Concerning the dissertation structure, besides the chapters related to the literary images in Fonseca, we should mention the theoretical and methodological framework connected to the Literary Imagology and the writer’s context: biography and literary period.pt_PT
dc.identifier.citationEstêvão, Hugo Manuel Gonçalves - Imagens literárias do Alentejo em Manuel da Fonseca [Em linha]: Planície, Aldeia Nova e Seara de Vento. [S.l.]: [s.n.], 2023. 137 p.
dc.identifier.tid203288785
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/13612
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_PT
dc.subjectManuel da Fonseca, 1911-1993pt_PT
dc.subjectImagologiapt_PT
dc.subjectImagempt_PT
dc.subjectImagotipopt_PT
dc.subjectNeorrealismopt_PT
dc.subjectAlentejopt_PT
dc.subjectImagologypt_PT
dc.subjectImagept_PT
dc.subjectImagotypespt_PT
dc.subjectNeorealismpt_PT
dc.titleImagens literárias do Alentejo em Manuel da Fonseca: Planície, Aldeia Nova e Seara de Ventopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameDissertação de mestrado em Estudos Portugueses Multidisciplinares apresentada à Universidade Abertapt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
TMEPM_HugoEstevao.pdf
Size:
1002.57 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.97 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: