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Guia para a IA generativa na educação e na pesquisa
datacite.subject.sdg | 04:Educação de Qualidade | pt_PT |
datacite.subject.sdg | 17:Parcerias para a Implementação dos Objetivos | pt_PT |
dc.contributor | Cardoso, Teresa Margarida Loureiro | |
dc.contributor | Marques, Viviane Cristina | |
dc.contributor.author | UNESCO | |
dc.contributor.author | Miao, Fengchun | |
dc.contributor.author | Holmes, Wayne | |
dc.contributor.translator | Cardoso, Teresa Margarida Loureiro | |
dc.contributor.translator | Marques, Viviane Cristina | |
dc.date.accessioned | 2024-08-01T13:53:42Z | |
dc.date.available | 2024-08-01T13:53:42Z | |
dc.date.issued | 2024-06-19 | |
dc.description | Prefácio por Stefania Giannini, Diretora-Geral Adjunta de Educação da UNESCO. | pt_PT |
dc.description | Tradução de Teresa Margarida Loureiro Cardoso, Universidade Aberta, LE@D, Rede WEIWER®, Portugal; Viviane Cristina Marques, UNICAMP, Brasil e Rede WEIWER®, LE@D, Universidade Aberta, Portugal. A tradução do Guia para o português contou com a revisão de Luiza Carvalho, do Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação sob os auspícios da UNESCO (Cetic.br), do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br) e Maria Luiza Monteiro Bueno e Silva, da Representação da UNESCO no Brasil. | pt_PT |
dc.description.abstract | As ferramentas de IA generativa (IAGen) disponíveis ao público estão surgindo rapidamente, e o lançamento de versões iterativas supera a adaptação das estruturas regulamentares nacionais. A ausência de regulamentações nacionais sobre a IAGen na maioria dos países deixa desprotegida a privacidade dos dados dos usuários, e as instituições de ensino não estão preparadas para validar essas ferramentas. A primeira orientação global da UNESCO sobre a IAGen na educação tem como bjetivo apoiar os países na implementação de ações imediatas, no planejamento de políticas a longo prazo e no desenvolvimento de capacidades humanas para garantir uma visão centrada no ser humano dessas novas tecnologias. O Guia apresenta uma avaliação dos riscos potenciais que a IAGen pode representar para os valores humanos fundamentais, os quais promovem o agir humano, a inclusão, a equidade, a igualdade de gênero e as diversidades linguísticas e culturais, assim como as opiniões e expressões plurais. Propõe passos fundamentais para que as autoridades governamentais possam regular a utilização das ferramentas de IAGen, incluindo a obrigatoriedade de proteção da privacidade dos dados e a consideração de um limite de idade para a sua utilização. Descreve os requisitos a serem cumpridos pelos fornecedores de IAGen para o uso ético e eficaz na educação. O Guia enfatiza a necessidade de as instituições educacionais validarem os sistemas IAGen quanto à sua adequação ética e pedagógica para a educação. Convida a comunidade internacional a refletir sobre as suas implicações a longo prazo para o conhecimento, o ensino, a aprendizagem e a avaliação. A publicação oferece recomendações concretas aos legisladores e às instituições de ensino sobre como o uso das ferramentas de IAGen pode ser orientado a proteger a agência humana e a beneficiar genuinamente os estudantes, os aprendizes e os pesquisadores. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.isbn | 978-92-3-700028-1 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.2/16350 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) | pt_PT |
dc.relation.publisherversion | https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000390241 | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Inteligência artificial | pt_PT |
dc.subject | IA Generativa | pt_PT |
dc.subject | Educação | pt_PT |
dc.subject | Pesquisa | pt_PT |
dc.subject | Investigação | pt_PT |
dc.subject | Abordagem centrada no ser humano | pt_PT |
dc.subject | Artificial intelligence | pt_PT |
dc.subject | Technological change | pt_PT |
dc.subject | Ethics of technology | pt_PT |
dc.subject | Educational technology | pt_PT |
dc.subject | Educational policy | pt_PT |
dc.title | Guia para a IA generativa na educação e na pesquisa | pt_PT |
dc.title.alternative | Guidance for generative AI in education and research | pt_PT |
dc.type | book | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Paris, França | pt_PT |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | book | pt_PT |