Repository logo
 
Publication

Guia para a IA generativa na educação e na pesquisa

datacite.subject.sdg04:Educação de Qualidadept_PT
datacite.subject.sdg17:Parcerias para a Implementação dos Objetivospt_PT
dc.contributorCardoso, Teresa Margarida Loureiro
dc.contributorMarques, Viviane Cristina
dc.contributor.authorUNESCO
dc.contributor.authorMiao, Fengchun
dc.contributor.authorHolmes, Wayne
dc.contributor.translatorCardoso, Teresa Margarida Loureiro
dc.contributor.translatorMarques, Viviane Cristina
dc.date.accessioned2024-08-01T13:53:42Z
dc.date.available2024-08-01T13:53:42Z
dc.date.issued2024-06-19
dc.descriptionPrefácio por Stefania Giannini, Diretora-Geral Adjunta de Educação da UNESCO.pt_PT
dc.descriptionTradução de Teresa Margarida Loureiro Cardoso, Universidade Aberta, LE@D, Rede WEIWER®, Portugal; Viviane Cristina Marques, UNICAMP, Brasil e Rede WEIWER®, LE@D, Universidade Aberta, Portugal. A tradução do Guia para o português contou com a revisão de Luiza Carvalho, do Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação sob os auspícios da UNESCO (Cetic.br), do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br) e Maria Luiza Monteiro Bueno e Silva, da Representação da UNESCO no Brasil.pt_PT
dc.description.abstractAs ferramentas de IA generativa (IAGen) disponíveis ao público estão surgindo rapidamente, e o lançamento de versões iterativas supera a adaptação das estruturas regulamentares nacionais. A ausência de regulamentações nacionais sobre a IAGen na maioria dos países deixa desprotegida a privacidade dos dados dos usuários, e as instituições de ensino não estão preparadas para validar essas ferramentas. A primeira orientação global da UNESCO sobre a IAGen na educação tem como bjetivo apoiar os países na implementação de ações imediatas, no planejamento de políticas a longo prazo e no desenvolvimento de capacidades humanas para garantir uma visão centrada no ser humano dessas novas tecnologias. O Guia apresenta uma avaliação dos riscos potenciais que a IAGen pode representar para os valores humanos fundamentais, os quais promovem o agir humano, a inclusão, a equidade, a igualdade de gênero e as diversidades linguísticas e culturais, assim como as opiniões e expressões plurais. Propõe passos fundamentais para que as autoridades governamentais possam regular a utilização das ferramentas de IAGen, incluindo a obrigatoriedade de proteção da privacidade dos dados e a consideração de um limite de idade para a sua utilização. Descreve os requisitos a serem cumpridos pelos fornecedores de IAGen para o uso ético e eficaz na educação. O Guia enfatiza a necessidade de as instituições educacionais validarem os sistemas IAGen quanto à sua adequação ética e pedagógica para a educação. Convida a comunidade internacional a refletir sobre as suas implicações a longo prazo para o conhecimento, o ensino, a aprendizagem e a avaliação. A publicação oferece recomendações concretas aos legisladores e às instituições de ensino sobre como o uso das ferramentas de IAGen pode ser orientado a proteger a agência humana e a beneficiar genuinamente os estudantes, os aprendizes e os pesquisadores.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.isbn978-92-3-700028-1
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/16350
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherOrganização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO)pt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000390241pt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/pt_PT
dc.subjectInteligência artificialpt_PT
dc.subjectIA Generativapt_PT
dc.subjectEducaçãopt_PT
dc.subjectPesquisapt_PT
dc.subjectInvestigaçãopt_PT
dc.subjectAbordagem centrada no ser humanopt_PT
dc.subjectArtificial intelligencept_PT
dc.subjectTechnological changept_PT
dc.subjectEthics of technologypt_PT
dc.subjectEducational technologypt_PT
dc.subjectEducational policypt_PT
dc.titleGuia para a IA generativa na educação e na pesquisapt_PT
dc.title.alternativeGuidance for generative AI in education and researchpt_PT
dc.typebook
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceParis, Françapt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typebookpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
390241por.pdf
Size:
1.04 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.97 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: