Repository logo
 
Publication

Formação aberta e a distância de tutores: modelos e práticas luso-brasileiros

datacite.subject.sdg04:Educação de Qualidadept_PT
datacite.subject.sdg05:Igualdade de Géneropt_PT
datacite.subject.sdg10:Reduzir as Desigualdadespt_PT
dc.contributor.authorCosta, Maria Angélica
dc.contributor.authorMorgado, Lina
dc.date.accessioned2021-12-28T11:13:19Z
dc.date.available2021-12-28T11:13:19Z
dc.date.issued2021
dc.descriptionPós-Doc no Centro de Investigação, LE@D, Universidade Aberta com o Nº UID4372/FCT-FA-PPhD2018-01pt_PT
dc.description.abstractAs tecnologias digitais de informação e comunicação são parte integrante de nossa sociedade e, os modos como as utilizamos são vitais para nós cidadãos do século XXI, pois elas fazem parte de nosso cotidiano de vida, de trabalho, social, cultural, educacional. No cotidiano de trabalho educativo e de formação docente, o uso das tecnologias digitais possibilita a criação e o desenvolvimento de cenários e estratégias pedagógicas, que podem ser convergentes com dispositivos inovadores do ponto de vista da mediação, da comunicação e da avaliação. Neste aspecto, este artigo objetiva dar a conhecer ideias sobre a formação aberta e a distância de tutores, que atuam na Universidade Aberta de Portugal (UAb-PT), na cidade de Lisboa, em Portugal, e na Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca da Fundação Oswaldo Cruz, localizada no Rio de Janeiro, no Brasil. As possibilidades e os limites da formação aberta e a distância de tutores que são concretizadas, por meio de seus modelos e práticas no cotidiano de trabalho das duas instituições, são também apresentados neste trabalho. Em nossa Instituição de Ensino Superior na área da saúde, o tutor é considerado docente enquanto exerce a tutoria em cursos lato sensu de especialização e de qualificação profissional em cursos de atualização, aperfeiçoamento e de formação continuada em saúde. Frente a esta situação, a Coordenação de Desenvolvimento Educacional e Educação a Distância, enfrenta o desafio não apenas de incorporar as tecnologias digitais nos processos ensino-aprendizagem dos cursos ofertados, mas também de reconhecer seu uso cotidiano para elaborar, desenvolver e avaliar práticas pedagógicas que promovam o desenvolvimento de uma disposição crítica e reflexiva sobre a informação, o conhecimento e os usos tecnológicos.pt_PT
dc.description.abstractDigital information and communication technologies are an integral part of our society, and the ways we use them are vital for us citizens of the 21st century, because they are part of our everyday lives, work, social, cultural, educational. In the daily work of educational and teacher training, the use of digital technologies enables the creation and development of scenarios and pedagogical strategies, which can be convergent with innovative devices from the point of view of mediation, communication and evaluation. In this aspect, this communication aims to inform about aspects of initial and continuous training and the distance of teachers, health workers who work in courses of the Coordination of Educational Development and Distance Education, National School of Public Health “ Sergio Arouca “from the Oswaldo Cruz Foundation - Rio de Janeiro / Brazil. In our Institution of Higher Education in the area of health, the tutor is considered a teacher while he / she exercises tutoring in lato sensu courses of specialization and professional qualification in refresher courses, continuing education and in health. Facing this situation, the Coordination of Educational Development and Distance Education, faces the challenge not only of incorporating digital technologies in the teaching-learning processes of the offered courses, but also of recognizing the daily use of these digital technologies to elaborate, develop and evaluate pedagogical practices that promote the development of a critical and reflective disposition about information, knowledge and technological usespt_PT
dc.description.sponsorshipLE@D, Universidade Abertapt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationCosta, M. A., Morgado, L. (2021).Formação Aberta e a Distância de Tutores: Modelos e Práticas Luso-brasileiros, Cardoso, T. (Org).Educação e ensino na era da informação II, pp. 84-97, Ed. Artemis, doi: 10.37572/EdArt_1912214848pt_PT
dc.identifier.doi10.37572/EdArt_1912214848pt_PT
dc.identifier.isbn978-65-87396-48-4
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/11556
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherArtemispt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_PT
dc.subjectFormação tutorpt_PT
dc.subjectEducação a distânciapt_PT
dc.subjectTecnologias digitaispt_PT
dc.subjectTutor trainingpt_PT
dc.subjectDistance educationpt_PT
dc.subjectDigital technologiespt_PT
dc.titleFormação aberta e a distância de tutores: modelos e práticas luso-brasileirospt_PT
dc.typebook part
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceCuritiba, Brasilpt_PT
oaire.citation.endPage97pt_PT
oaire.citation.startPage84pt_PT
oaire.citation.titleEducação e ensino na era da informaçãopt_PT
person.familyNameCosta
person.familyNameMorgado
person.givenNameMaria Angélica
person.givenNameLina
person.identifier.ciencia-idDA1C-8D7A-8A82
person.identifier.orcid0000-0003-1280-9002
person.identifier.orcid0000-0002-4973-6727
person.identifier.ridD-3122-2012
person.identifier.scopus-author-id55980016200
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typebookPartpt_PT
relation.isAuthorOfPublication0a1e9d44-d008-4fca-a9af-03f9c8296fd9
relation.isAuthorOfPublication176c0efa-4887-4890-adb3-24429d7f89cc
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery176c0efa-4887-4890-adb3-24429d7f89cc

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
angelicacosta_linamorgado2021.pdf
Size:
2.3 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
capítulo