Repository logo
 
Publication

Oficinas de formação de professores : uma estratégia formativa para a introdução de ferramentas tecnológicas no ensino da geografia

dc.contributor.authorCurto, João Paulo
dc.contributor.authorMiranda, Branca
dc.date.accessioned2014-10-08T18:12:37Z
dc.date.available2014-10-08T18:12:37Z
dc.date.issued2014
dc.description.abstractÉ hoje evidente que existe um desfasamento entre as exigências criadas pela atual sociedade de informação e comunicação, marcada por uma ampla difusão de ferramentas tecnológicas, e as práticas escolares. Torna-se, assim, imperativo que escola se aproprie destas ferramentas, o que implicará uma revisão do modo como os professores ensinam e os alunos aprendem. Entende-se que esta revisão passará pela adoção de metodologias de orientação construtivista, possibilitando uma maior autonomia e criatividade do aluno. Por outro lado, considera-se que o desenvolvimento do raciocínio espacial é um aspecto fundamental na formação de cidadãos competentes e interessados. Apesar de os WebSIG (sistemas de informação geográfica disponibilizados na internet) possibilitarem a aquisição da literacia geográfica, a sua integração no ensino tarda em chegar. É objetivo deste estudo analisar o contributo das oficinas de formação de professores para a difusão da utilização de WebSIG no ensino da Geografia. A análise permite-nos inferir que os WebSIG são uma ferramenta tecnológica adequada ao ensino; a formação e a informação são essenciais para a apropriação destas ferramentas; a formação de professores realizada de uma forma adequada e intencional demonstra ser eficaz; que persistem algumas condicionantes para a utilização destas ferramentas.por
dc.description.abstractIt appears that there is a gap between the information and communication society, characterized by a massive diffusion of technological tools, and school practices. In fact, the appropriation of technological tools in schools requires a reformulation in teaching and learning methodologies. This conceptual change implies the implementation of constructivist methodologies that enable the development of students’ autonomy and creativity. Furthermore, spatial thinking is a crucial issue to develop active citizenship. Although WebGIS (geographic information systems available on the internet) make the development of geographic literacy possible, their integration in the teaching and learning process is long coming. The aim of this study is to analyse the contribution of teachers’ continuous education to improve the use of WebGIS in schools. The analysis allows us to infer that i) WebGIS are useful tools in education; 2) teachers’ education is tools; 3) teacher education carried out adequately seems to be efficient; and 4) the diffusion of those tools still face some obstacles.
dc.identifier.citationCurto, João Paulo; Miranda, Branca - Oficinas de formação de professores : uma estratégia formativa para a introdução de ferramentas tecnológicas no ensino da geografia. "Revista EDaPECI" [Em linha]. ISSN 2176-171X. Vol. 14, Nº 1 (jan./abr. 2014), p. 77-97
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/3443
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewedyes
dc.publisherRevista EDAPECIpor
dc.relation.publisherversionhttp://www.seer.ufs.br/index.php/edapeci/article/view/1617/pdfpor
dc.subjectFormação de professorespor
dc.subjectEducação geográficapor
dc.subjectSistemas de informação geográficapor
dc.subjectTICpor
dc.subjectTeacher education
dc.subjectGeographic education
dc.subjectGeographic information systems
dc.titleOficinas de formação de professores : uma estratégia formativa para a introdução de ferramentas tecnológicas no ensino da geografiapor
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceBrasilpor
oaire.citation.endPage97por
oaire.citation.startPage77por
oaire.citation.titleRevista EDAPECI - Educação a Distância e Práticas Educativas Comunicacionais e Interculturaispor
oaire.citation.volume14por
person.familyNameMiranda
person.givenNameBranca
person.identifier.orcid0000-0002-2798-5677
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typearticlepor
relation.isAuthorOfPublication56470352-da25-449a-b63e-246ac60229df
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery56470352-da25-449a-b63e-246ac60229df

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
EDAPECI_JCurto e BMiranda.pdf
Size:
803.04 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: